Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
·Compreender a mudança social e a organização
do desporto·Fundamentar metodologias de definição política e estratégia
das organizações desportivas·Conhecer o conceito de Desporto e Sectores da Prática
Desportiva·Conhecer a orgânica do Sistema Desportivo Português ·Identificar as características da organização do Desporto (Europa e UE) ·Conhecer os Recursos Humanos do Desporto·Conhecer a Procura Desportiva em Portugal ·Identificar e caracterizar o Parque de Instalações
Desportivas em Portugal ·Conhecer o TPTD e vias de acesso para a sua obtenção,
identificar graus de formação e suas competências ·Conhecer a organização da legislação do Turismo em Portugal ·Reconhecer as diferentes formas de Procura Turística e suas
características·Identificar fatores determinantes da Procura Turística·
Conhecer a organização institucional do turismo ·Identificar instituições do surf de nível mundial e o seu
âmbito de atuação·Descrever funções da FPS e de outras instituições do surf em
Portugal.
Conteúdos programáticos
I Enquadramento do setor do desporto 1. Introdução à Organização do Desporto2. Organização do desporto em Portugal3. Legislação do Desporto: Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto e regulamentação.4. O Desporto na Organização Europeia5. Nível Desportivo e Situação Desportiva6. Política Desportiva e Desenvolvimento do Desporto.7. A profissão do Treinador de Desporto II. Enquadramento do setor do turismo 1. História do turismo em Portugal e no mundo2. Enquadramento legal do turismo3. A importância socioeconómica do turismo4. Perspetivas de evolução do turismo a nível mundial e nacional5. Conceitos do turismo6. Organização Internacional do turismo: OMT e Associações profissionais/setoriais7. Organização Nacional do turismo8. Organização setorial III. Organização e regulamentação das modalidades de surfing 1. As instituições do surf2. Regulamentação das escolas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Considerando os objetivos de aprofundamento dos conhecimentos adquiridos com vista à habilitação do aluno para o exercício da atividade profissional, foram definidos os conteúdos, organizados em fases, que visam o desenvolvimento destas competências e autonomia na realização das tarefas específicas da profissão.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Foram definidas metodologias de ensino que constituem essencialmente situações de aplicação e cariz prático
Avaliação
Em Época Normal o aluno deve cumprir 75% de presenças. O aluno deverá, até ao decorrer da 4ª aula, informar a avaliação que fará. Caso não informe, ou se cumprir uma tarefa de avaliação, considera-se que se encontra em Regime de Avaliação Contínua.
Época Normal: Avaliação contínua- 3 Trabalhos em grupo (45%): 1 trabalho correspondente a cada bloco de conteúdos.Ponderação de 15% correspondente a cada trabalho;- 3 Testes escritos individuais (45%): 1 teste correspondente a cada bloco de conteúdos (I, II e III). Ponderação de 15% correspondente a cada trabalho;- Participação e disponibilidade (10%): Exame final- 1 Teste escrito individual (35%), 1 trabalho de pesquisa individual (35%) e 1 prova oral (30%) Em ambos os regimes o aluno terá de ter o mínimo de 10 valores para obter aprovação na UC. Época de Recurso: Teste escrito (35%), trabalho de pesquisa (35%) e prova oral (30%)
Os alunos em situação especial, são avaliados de acordo com o Regulamento de Avaliação da ESDRM em vigor.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Foram definidas metodologias de ensino que constituem essencialmente situações de aplicação e cariz prático, buscando sempre a autonomia do aluno e que permitam assimilar os conteúdos programáticos definidos e alcançar os objetivos da unidade curricular. Assim, para alcançar todos os objetivos pretendidos, serão em cada um deles, utilizadas todas as metodologias de ensino descritas anteriormente.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Cunha, L. Miguel (1997), O Espaço, o Desporto e o Desenvolvimento, Ed. Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa.
Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto ¿ Lei n.º5/2007, de 16 de Janeiro.
Matias, A. (2007). Economia do Turismo: Teorica e Prática. Lisboa: Intituto Piaget.
Moreira, M. (2009). Surf: Da Ciência à Prática. Edições da Faculdade de Motricidade Humana ¿ Universidade Técnica de Lisboa
Turismo de Portugal (2015). Turismo 2020- Cinco Princípios para uma Ambição.
Turismo de Portugal.Turismo de Portugal (2013). Animação Turística- Guia para empresários e empreendedores. Turismo de Portugal
Observações
Os alunos em situação especial, são avaliados de acordo com o Regulamento de Avaliação da ESDRM em vigor.