Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Identificar e descrever conceitos básicos sobre anatomia humana e fisiologia relacionados com o movimento, o esforço, a recuperação funcional e a prevenção de lesões;
2. Desenvolver o conhecimento da estrutura e fisiologia do sistema músculo-esquelético em articulação com os sistemas de coordenação e controlo e reguladores da vida orgânica interna;
3. Transmitir e desenvolver o conhecimento dos aparelhos e sistemas fundamentais na manutenção de funções vitais em homeostasia, em associação com a atividade física.
4. Descrever e interpretar os princípios básicos da fisiologia, anatomia aplicados à preparação, execução e adaptação de uma atividade de surfing.
5. Conhecer as necessidades alimentares do organismo, nomeadamente no fornecimento energético antes, durante e após a atividade física;
6. Conhecer a importância da nutrição no bem-estar do indivíduo e do atleta e a sua influência do atleta quer em treino quer em competição;
7. A dieta de um atleta no treino e na competição.
Conteúdos programáticos
1. O corpo humano em movimento;
2. Sistemas de Integração, Coordenação e Controlo do Movimento;
3. Coordenação e controlo da atividade músculo-esquelética;
4. Sistemas de Regulação e Manutenção do Meio;
5. Aparelho Cardiovascular;
6. Aparelho Respiratório.
7. Aparelho Digestivo.
8. Aparelho Urinário;
9. Introdução ao Estudo da Nutrição.
9.1. Bioquímica da Nutrição.
9.2. Principais classes de nutrientes - Estrutura e função no equilíbrio do organismo.
9.3. Glícidos. Prótidos. Lípidos. Vitaminas e sais minerais.
9.4. A dieta de um atleta no treino e na competição. 9.5. Metabolismo dos nutrientes energéticos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Considerando os objetivos de aprofundamento dos conhecimentos adquiridos com vista à habilitação do aluno para o exercício da atividade profissional, foram definidos os conteúdos, organizados em fases, que visam o desenvolvimento destas competências e autonomia na realização das tarefas específicas da profissão.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
* A maioria das aulas será teóricas e algumas aulas serão práticas. Todas as aulas serão presenciais. Algumas aulas serão de enquadramento teórico e conceptualização e outras de aplicação prática dos conteúdos tanto na forma da realização de fichas de trabalho como estudo em grupos de trabalho.
Avaliação
Modelo de Avaliação:
1) Época Normal:
1.1. Avaliação contínua: 3 fichas escritas numa escala de avaliação de 20 valores: Classificação Final = [(1ª Ficha escrita x 1) + (2ª Ficha escrita x 1) + (3ª Ficha escrita x 2) / 4] .
2) Época de Recurso: A avaliação em Época de Recurso incide sobre toda a matéria lecionada na UC e é constituída por 2 partes:- Uma prova escrita (exame escrito);- Uma prova oral (exame oral) para os alunos com avaliação final na prova escrita igual ou superior a 7,5 valores. Caso o aluno tenha acima de 7,5 valores na Prova Escrita a nota final do aluno resultará da seguinte fórmula: Classificação Final = [(Prova escrita) + (Prova Oral) / 2]
3). Alunos em situação especial: de acordo com o RACC da ESDRM em vigor. Os alunos em situação especial devem dirigir-se ao regente de modo a formalizar um modelo de avaliação ajustado às suas condições específicas, garantindo a avaliação dos conhecimentos e competências.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A UC de Anatomofisiologia e Nutrição no Surfing vai desenvolver-se no 1º semestre do ano letivo através da lecionação de e teórico-práticas (2 aulas de 120`por semana). Pretende-se que a UC tenha uma forte componente teórico-prática. As aulas teórico-práticas têm a sua base de trabalho nas metodologias de formação-aplicação no que diz respeito ao trabalho de intervenção, nomeadamente no que se refere aos conteúdos de anatomia e fisiologia e sua aplicação no nas modalidades de Surfing. Têm ainda como finalidade a transmissão e consolidação de alguns conteúdos de natureza teórica e também a abordagem dos conteúdos através de formas práticas de aprendizagem.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
- Casa, Armstrong , Hillman, Montain, Reiff, Rich, Roberts, Stone. Position Statement: Fluid Replacement for Athletes Journal of Athletic Training. 2000;n35(2):212¿224.
- Correia, P.; Espanha, M. (2010). Aparelho Locomotor ¿ Volume 1. Anatomofisiologia dos sistemas nervoso, osteoarticular e muscular. Lisboa FMH.
- Correia, P.; Espanha, M. (2012). Aparelho Locomotor ¿ Volume 2. Funções neuromusculares e adaptações à atividade física. Lisboa FMH.
- Correia, P.; Espanha, M.; Oliveira, R; Pascoal, A.; Freitas, S. (2011). Aparelho Locomotor. Exercícios e Estudos Práticos. Lisboa FMH.
- Espanha, M.; Correia, P.; Pascoal, A. Silva, P.; Oliveira, R.. Anatomofisiologia ¿ Tomo III ¿ Funções da vida orgânica interna. Edições FMH. Lisboa.
- Rosenbloom CA, Coleman EJ (editors) (2012).Sports Nutrition a Practice Manual for Professionals 5th Edition. Academy of Nutrition and Dietetics.
- Seely, R. (2005). Anatomia e fisiologia, Lisboa: Lusodidacta.