Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Planear e organizar, sob o ponto de vista do treino e da animação turística, atividades de Skate, Body Surf, Surf, Longboard e Bodyboard tendo em conta o tipo de grupos, os objetivos, dificuldade técnica e a exigência física.
2. Enquadrar grupos de clientes, garantindo a comunicação, a segurança, as boas práticas e a liderança do grupo durante a atividade; Realizar atividades de Skate, Body Surf, Surf e Bodyboard, aplicando os conhecimentos requeridos de hidrologia, meteorologia;
3. Interpretar os locais de prática, utilizando informação turística relevante sobre a paisagem, o património, a cultura e os produtos locais;
4. Aplicar e comunicar as metodologias e técnicas específicas da atividade.
5. Desenvolver a capacidade de intervenção técnica e pedagógica às diferentes populações, durante o acompanhamento e enquadramento das atividades;
6. Promover a aquisição de conhecimentos de organização em diferentes atividades, considerando a especificidade dos locais, materiais e normas de segurança.
7. Providenciar técnicas de Shaping, manutenção e reparação de equipamentos de surfing.
Conteúdos programáticos
1. Enquadramento histórico; 2. Arbitragem; 3. Material técnico; 4. Segurança ; 5. Didática específic; 6. Prática especifica; 7. Oficinas de surfing; 8. Especificidade dos materiais e equipamentos; 9. Tipologia dos shapes; 10. Shapear a prancha, Rails. 11. Acabamento.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos estão divididos por temas que se articulam com os diferentes objetivos. Foram considerados conteúdos de natureza teórica e prática, que deverão incluir numa primeira fase a experimentação e adaptação às diferentes modalidades (na perspetiva do praticante), e posteriormente numa perspetiva de intervenção profissional, quer seja a nível técnico, de equipamentos e de ensino da modalidade
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Exposição teórica dos conteúdos; Atividades de discussão organizada; Aulas práticas em contexto real ; Prática simulada de atividades.
Avaliação
Em Época Normal o aluno deve cumprir 75% de presenças às aulas. O aluno deverá, até ao decorrer da 4ª aula, informar por escrito qual a avaliação que irá integrar. Caso não informe na forma escrita a sua escolha, ou se cumprir uma tarefa de avaliação, considera-se que o aluno se encontra em Avaliação Contínua. Acesso exclusivo a Exame Final dos alunos que não tenham integrado a avaliação contínua ou que tenham optado por este processo.
2. Exame Final (nas épocas normal e recurso) -Teste escrito (35%), prova prática (35%) e prova oral (30%).
Em ambos os regimes e em cada parâmetro de avaliação, mínimo de 10 valores para obter aprovação na UC.
Alunos em situação especial De acordo com o Regulamento de Avaliação da ESDRM em vigor.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A exposição teórica de conteúdos, articulada com momentos de discussão e reflexão, posteriormente articulados com prática em contexto real, deverão contribuir para o cumprimento dos objetivos de uma forma evolutiva. A prática simulada de intervenção profissional, deverá concorrer para a obtenção de competências de ensino e enquadramento destas modalidades.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Surfing. Salamander Books Ltd.Marcus, B. (2008). Extreme Surf. PavilionMoreira, M. (2007).Moreira, M. (2009). Surf: Da Ciência à Prática. Edições da Faculdade de Motricidade Humana ¿ Universidade Técnica de Lisboa.Nathanson, A., Haynes, P., & Galanis, D. (2002). Surfing injuries. [doi: DOI: 10.1053/ajem.2002.32650]. The American Journal of Emergency Medicine, 20(3), 155-160.Rocha, J. (2008). História do Surf em Portugal. Quimera Editores.Warshaw, M. (2003) The encyclopedia of surfing. Orlando: Hartcourt, Inc.Warshaw, M. (2010) The history of surfing. Califórnia: Chronicle Bocks LLC. Teotónio, T. (2022). Manual Teórico - Introdução ao Surf 2022. Escola Superior de Desporto de Rio Maior - Instituto Politécnico de Santarém. Teotónio, T. (2022). Livro de Fichas Técnicas - Surfing 2022. Escola Superior de Desporto de Rio Maior - Instituto Politécnico de Santarém.