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Natação, Adaptação ao Meio Aquático e às Ondas

Código: TESPSF004    Sigla: NAMAO
Área Científica: Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Curso Técnico Superior Profissional em Surfing no Treino e na Animação Turística

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPSF 27 Despacho n.º 7367/18, alterado pelo n.º 8902/21 4 45 105

Horas Efetivamente Lecionadas

STAT-1-T1

Teórico-Práticas: 0,00

STAT-1-T1-ERI

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Alexandre Manuel Tadeia Mesquita - ESD   2,33
César Pedro Vitorino Neves de Oliveira - ESD   0,60
Telmo Filipe dos Santos Teotónio - ESD   0,07

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Telmo Filipe dos Santos Teotónio - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Transmitir conhecimentos que aumentem as suas opções de intervenção na orientação multilateral da sua área de especialização.

2. Natação, adaptação ao meio aquático e às ondas são atividades de elevado destaque e que servirão de complemento à especialização na área Surfing no contexto do treino e da animação turística. 

Conteúdos programáticos

1. Jogos didáticos aplicados à vertente recreativa da atividade.

2. Adaptação ao Meio Aquático (AMA) em piscina:

2.1. Noções Básicas de Aprendizagem Motora;

2.2. A Modificação da Estrutura Perceptivo-cinética na AMA;

2.3. A Modificação da Estrutura Morfológica na AMA;

2.4. A Modificação da Estrutura de Suporte na AMA;

2.5. Noções Básicas de Hidrostática e Hidrodinâmica;

2.6. As Diversas Etapas do Processo de AMA.

3. As técnicas de natação pura desportiva:

3.1. Crol; Costas; Bruços; Mariposa.

4. A prática no mar:

4.1 Adaptação às ondas;

4.2. Relação com a prancha;

4.3. Flutuabilidade e hidrodinâmica;

5. Em águas paradas (deslize com diferentes pranchas);

6. Deitado; De pé (Skimboard e SUP).

7. Relação com as ondas:

7.1 Deslize sem prancha;

7.2 Deslize com prancha;

8. Relação com prancha e com as ondas;

8.1. Técnicas/Manobras e suas relações.

9. AMA e às ondas como fator de integração.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos presentes foram divididos por áreas de conhecimento e numa perspetiva de evolução do conhecimento. Inicia-se com aspetos base de adaptação ao meio aquático, posteriormente com o contacto tecnicas de nado e outras modalidade que englobam a natação e espaços aquaticos. Os conteúdos incluem aspetos de natureza teórica e metodologias de trabalho, assim como, sessões práticas que visam a compreensão das metodologias de adaptação ao meio aquático.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Exposição teórica dos conteúdos;

Realização de sessões práticas na praia e na piscina;

Atividades de discussão organizada e com moderação do docente.


Avaliação

Avaliação:

O aluno deve cumprir 75% de presenças às aulas. O aluno deverá, até ao decorrer da 4ª aula, informar por escrito qual a avaliação que irá integrar. Caso não informe na forma escrita, considera-se que o aluno se encontra em Avaliação Contínua. Só têm acesso a Exame Final os alunos que não tenham integrado a avaliação contínua ou que tenham optado por este processo de avaliação.


1) Época Normal:

1.1. Avaliação contínua

Conhecimentos - Prova escrita (30%)

Competências - Avaliação Prática (60%)

Atitudes - Avaliação Global do Empenho (10%)


1.2. Exame final

- 1 Teste escrito (35%), 1 trabalho (35%) e 1 prova oral (30%)


Em ambos os regimes e em cada parâmetro de avaliação, o aluno terá de ter o mínimo de 10 valores para obter aprovação na UC. 


2) Época de Recurso:

- 1 Teste escrito individual (35%), 1 trabalho (35%) e 1 prova oral (30%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino consideram abordagens teóricas numa fase inicial, posteriormente articuladas com sessões práticas que visam a obtenção de competências de ensino e aplicação de técnicas de adaptação ao meio aquático e às ondas. A adaptação ao mar e às ondas, numa perspetiva prática, visam melhorar as competências, no sentido em que facilitarão a sua intervenção no contexto real de trabalho, sobretudo com públicos alvo mais jovens.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Catteau, R., & Garoff, G. (1990). O ensino da Natação. São Paulo: Editora Manole. 

Chollet, D. (2003). Natación Deportiva. Enfoque científico. Barcelona: INDE. 

Hannula, D. (1995). Coaching Swimming Sucessfully. Champaign Illinois: Human Kinetics.

Langendorfer, S., & Bruya, L. (1995). Aquatic Readiness: Developing Water Competence in Young Children. USA: Human Kinetics. 

Moreno, J. A. (2001). Juegos acuáticos educativos. Barcelona: INDE.

Reischle, K. (1993). Biomecânica de la natacion: Gymnos editorial.

Sarmento, P. (2000). A experiência motora no meio aquático: Omniserviços.

Teotónio, T. & Carvalhinho, L. (2022, Março 24 - 25). Projeto surfar: O papel do surf na literacia marítima. [Comunicação Poster]. International Sports Meeting. Escola Superior de Desporto e Lazer, Melgaço.

Hannula, D. (1995). Coaching Swimming Sucessfully. Champaign Illinois: Human Kinetics.

Maglisho, E. (1994). Swimming Even Faster. USA Mayfield.

Observações