Código: | TESPSF004 | Sigla: | NAMAO | |
Área Científica: | Desporto |
Área de Ensino: | Curso Técnico Superior Profissional em Surfing no Treino e na Animação Turística |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TESPSF | 27 | Despacho n.º 7367/18, alterado pelo n.º 8902/21 | 1º | 4 | 45 | 105 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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1. Transmitir conhecimentos que aumentem as suas opções de intervenção na orientação multilateral da sua área de especialização.
2. Natação, adaptação ao meio aquático e às ondas são atividades de elevado destaque e que servirão de complemento à especialização na área Surfing no contexto do treino e da animação turística.
1. Jogos didáticos aplicados à vertente recreativa da atividade.
2. Adaptação ao Meio Aquático (AMA) em piscina:
2.1. Noções Básicas de Aprendizagem Motora;
2.2. A Modificação da Estrutura Perceptivo-cinética na AMA;
2.3. A Modificação da Estrutura Morfológica na AMA;
2.4. A Modificação da Estrutura de Suporte na AMA;
2.5. Noções Básicas de Hidrostática e Hidrodinâmica;
2.6. As Diversas Etapas do Processo de AMA.
3. As técnicas de natação pura desportiva:
3.1. Crol; Costas; Bruços; Mariposa.
4. A prática no mar:
4.1 Adaptação às ondas;
4.2. Relação com a prancha;
4.3. Flutuabilidade e hidrodinâmica;
5. Em águas paradas (deslize com diferentes pranchas);
6. Deitado; De pé (Skimboard e SUP).
7. Relação com as ondas:
7.1 Deslize sem prancha;
7.2 Deslize com prancha;
8. Relação com prancha e com as ondas;
8.1. Técnicas/Manobras e suas relações.
9. AMA e às ondas como fator de integração.
Os conteúdos presentes foram divididos por áreas de conhecimento e numa perspetiva de evolução do conhecimento. Inicia-se com aspetos base de adaptação ao meio aquático, posteriormente com o contacto tecnicas de nado e outras modalidade que englobam a natação e espaços aquaticos. Os conteúdos incluem aspetos de natureza teórica e metodologias de trabalho, assim como, sessões práticas que visam a compreensão das metodologias de adaptação ao meio aquático.
Exposição teórica dos conteúdos;
Realização de sessões práticas na praia e na piscina;
Atividades de discussão organizada e com moderação do docente.
Avaliação:
O aluno deve cumprir 75% de presenças às aulas. O aluno deverá, até ao decorrer da 4ª aula, informar por escrito qual a avaliação que irá integrar. Caso não informe na forma escrita, considera-se que o aluno se encontra em Avaliação Contínua. Só têm acesso a Exame Final os alunos que não tenham integrado a avaliação contínua ou que tenham optado por este processo de avaliação.
1) Época Normal:
1.1. Avaliação contínua
Conhecimentos - Prova escrita (30%)
Competências - Avaliação Prática (60%)
Atitudes - Avaliação Global do Empenho (10%)
1.2. Exame final
- 1 Teste escrito (35%), 1 trabalho (35%) e 1 prova oral (30%)
Em ambos os regimes e em cada parâmetro de avaliação, o aluno terá de ter o mínimo de 10 valores para obter aprovação na UC.
2) Época de Recurso:
- 1 Teste escrito individual (35%), 1 trabalho (35%) e 1 prova oral (30%).
As metodologias de ensino consideram abordagens teóricas numa fase inicial, posteriormente articuladas com sessões práticas que visam a obtenção de competências de ensino e aplicação de técnicas de adaptação ao meio aquático e às ondas. A adaptação ao mar e às ondas, numa perspetiva prática, visam melhorar as competências, no sentido em que facilitarão a sua intervenção no contexto real de trabalho, sobretudo com públicos alvo mais jovens.
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Hannula, D. (1995). Coaching Swimming Sucessfully. Champaign Illinois: Human Kinetics.
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Sarmento, P. (2000). A experiência motora no meio aquático: Omniserviços.
Teotónio, T. & Carvalhinho, L. (2022, Março 24 - 25). Projeto surfar: O papel do surf na literacia marítima. [Comunicação Poster]. International Sports Meeting. Escola Superior de Desporto e Lazer, Melgaço.
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