Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Identificar as caraterísticas dos diferentes sistemas meteorológicos; Interpretar os fenómenos atmosféricos e a informação meteorológica disponível; Saber consultar mapas e modelos meteorológicos e Interpretar Cartas de Prognóstico; Efetuar previsões meteorológicas no terreno, baseada na interpretação dos fenómenos atmosféricos; Efetuar previsões meteorológicas com base na observação de sinais no terreno; Desenvolver capacidades para prevenir e gerir o risco, tendo por referência as condições meteorológicas; Descrever o processo de formação da ondulação, distinguir os diferentes tipos de ondas e as suas condicionantes; Diferenciar as praias relativamente à ondulação preferencial e prevalente; Interpretar os dados relativos aos modelos de previsão e à informação espectral.
Conteúdos programáticos
I. Meteorologia: Introdução histórica; Conceitos de Meteorologia, Tempo e Clima; Funções e estrutura da atmosfera: A energia e a água; Interação atmosfera- oceano; Interação atmosfera ¿ relevo; Elementos meteorológicos: Temperatura, Humidade, Pressão, Vento, Precipitação, Nuvens; Tipos de radiação; Relações entre o sol, a terra e as estações do ano; Fatores de variação da radiação; Escalas de temperaturas; Pressão atmosférica; Carta de superfícies; Precipitação; Nuvens; Boletins meteorológicos; Previsões meteorológicas: Procedimentos e Fontes de informação
II. As ondas e as praias: As ondas: Formação da ondulação: Propagação da ondulação; Direção da ondulação. Rebentação: Tipos de ondas; Estrutura da onda; Estrutura da costa; Correntes; Marés; As praias: Principais praias portuguesas, Estrutura da costa; Direção da ondulação prevalente e preferencial; Direção do vento prevalente e preferencial; Previsão das condições da ondulação e do vento; Os modelos de previsão (globais, regionais e de alta resolução). Informação espectral; Ferramentas de previsão.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Exposição teórica dos conteúdos, através da utilização de diapositivos e suporte informático; Atividades de discussão organizada e com moderação do docente em sala de aula; Realização de trabalhos individuais e em grupo em sala de aula utilizando softwares, websites ou ferramentas online de previsão meteorológica.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Exposição teórica dos conteúdos; Atividades de discussão organizada; Realização de trabalhos individuais e em grupo.
Avaliação
O aluno deve cumprir 75% de presenças às aulas e deverá informar, por escrito, qual a avaliação que irá integrar.Caso não informe na forma escrita a sua escolha, ou se cumprir uma tarefa de avaliação, considera-se que o aluno se encontra em Regime de Avaliação Contínua. Só têm acesso a Exame Final os alunos que não tenham integrado a avaliação contínua ou que tenham optado por este processo de avaliação.
Época Normal - Avaliação contínua: Teste Escrito (60%); Trabalho de Grupo ou Relatório (30%);Participação (10%)
Época de Recurso: Teste Escrito (60%); Trabalho ou Relatório individual (40%)
Em ambos os regimes e em cada parâmetro de avaliação, o aluno terá de ter o mínimo de 10 valores para obter aprovação na UC.
Alunos em situação especial: De acordo com o Regulamento de Avaliação da ESDRM em vigor.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Considerando os objetivos definidos nesta disciplina, as metodologias a utilizar visam facilitar o processo de aprendizagem dos alunos quer em termos conceptuais quer em termos operacionais, na medida em que, as ferramentas e os meios tecnológicos utilizados serão ajustadas ao nível de ensino a que se reportam.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Miranda,P. (2001). Meteorologia e Ambiente-Fundamentos de meteorologia, clima e ambiente atmosférico. Universidade Aberta, Portugal. T. Butt, Russel, P. Grigg, R. (2002). Surf Science: An Introduction to Waves for Surfing. University of Hawaii, Honolulu. Alison Hodge.Strahler, A. (1986). Geografia Física. Ediciones Omega, S.A., Barcelona.
Internet:
http://www.hidrografico.pt/surf-portugal.php
https://www.ipma.pt/pt/maritima/costeira/index.jsp?selLocal=36&idLocal=36
https://www.windguru.cz/1528
http://surftotal.com/guia-de-praias/item/3113-peniche-baleal
https://www.meteoblue.com/pt/tempo/previsao/semana/peniche_portugal_2264923
https://www.ready.noaa.gov/READYcmet.php