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Introdução à Biomecânica e Desenvolvimento Motor no Surfing

Código: TESPSF009    Sigla: IBDMS
Área Científica: Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Curso Técnico Superior Profissional em Surfing no Treino e na Animação Turística

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPSF 25 Despacho n.º 7367/18, alterado pelo n.º 8902/21 4 45 105

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
João Diogo Rodrigues Freitas - ESD   1,10
Telmo Filipe dos Santos Teotónio - ESD   0,40
Vitor Manuel Alves Milheiro - ESD   1,90

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vitor Manuel Alves Milheiro - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Definir a Biomecânica e enquadrá-la epistemologicamente. - Identificar o objeto de estudo e desenvolver competências de relação entre os diferentes objetivos da Biomecânica do Desporto - Identificar e descrever os tipos de movimento, as leis do movimento e os princípios biomecânicos subjacentes. - Adquirir conhecimentos e desenvolver competências ao nível da biomecânica dos ossos, músculos e articulações. - Adquirir conhecimentos e desenvolver competências de análise cinemática, cinética, equilíbrio e estabilidade no rendimento nas técnicas de surfing. - Descrever os conceitos: maturação, crescimento e aprendizagem, como entidades relacionadas, mas distintas; - Distinguir as diferentes fases de desenvolvimento e identificar os critérios de corte entre fases; - Identificar e descrever as fases de aquisição, retenção e transfer; - Determinar e identificar curvas de aprendizagem; - Identificar e descrever os fatores envolvidos na aprendizagem e respetivas interações.

Conteúdos programáticos

Biomecânica: conceitos, princípios e terminologia; objeto e áreas de estudo em Biomecânica. - Aspetos biomecânicos da estrutura óssea, articulações e função muscular; Fatores mecânicos que afetam a força muscular. - Fundamentos de cinemática; cinemática do movimento do projétil. Cinética: comportamento mecânico de corpos em contato - Centro de gravidade. - Mecânica dos Fluidos. Eletromiografia. Termografia. - Técnicas de recolha e análise de variáveis biomecânicas Aprendizagem e desenvolvimento motor. - Aprendizagem e desenvolvimento humano. - Desenvolvimento, amadurecimento, crescimento e aprendizado. - Dimensão de análise do desenvolvimento humano. - Principais fases do desenvolvimento humano. - Caracterização geral das fases da infância, adolescência, idade adulta e senescência. - A Pirâmide do Desenvolvimento Motor. - Períodos sensíveis e períodos críticos de desenvolvimento. - O que é aprender.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos foram definidos, tendo em conta os objetivos da unidade curricular, de modo a garantir que no final da unidade curricular alunos são capazes de Identificar o objeto de estudo e desenvolver competências de análise cinética e cinemática, descrever os conceitos de maturação, crescimento e aprendizagem e identificar e descrever os fatores envolvidos na aprendizagem e respetivas interações.





Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Ensino presencial, através da exposição e discussão de conteúdos programáticos e realização de fichas práticas. Nas aulas teóricas são expostos os temas relativos aos conteúdos programáticos da unidade curricular com recurso a diapositivos e vídeos. Nas aulas teórico-práticas os alunos realizam fichas práticas sobre temas lecionados nas aulas teóricas. 


Avaliação

Para fazer avaliação contínua o estudante tem que estar presente em 75% das horas de contacto lecionadas em cada módulo de formação. A avaliação contínua é obtida através de um trabalho de grupo e um teste escrito. Avaliação contínua = (trabalho de grupo x 0,4) + (teste escrito x 0,6). Avaliação final = (teste escrito x 0,5) + (prova oral x 0,5). Avaliação exame = (exame escrito x 0,5) + (exame oral x 0,5). Os alunos em situação especial devem contactar o regente da Unidade Curricular no início do semestre para definirem alternativas ao processo ensino-aprendizagem e avaliação.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias foram definidas em relação aos recursos existentes, tendo em conta os objetivos da unidade curricular, permitindo aos alunos adquirir conhecimentos e desenvolver competências teóricas e teórico-práticas relativamente aos conteúdos abordados.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bartlett, R. (2003, Introduction to sports biomechanics, Spon Press, London, New York Carr, G. (1997), Mechanics of Sports - a practitionars guide, Human Kinetics, USA . McGinnis, Peter M. (1999), Biomechanics of Sport and Exercise, Human kinetics, USA Hall, S. J. (2013). Biomecânica Básica (6.ª ed.). New York, NY: Nova Guanabara. Robertson, D. G. E., Caldwell, G. E., Hamill, J., Kamen, G., & Whittlesey, S. N. (2014). Research methods in biomechanics (Second edition. ed.). Bartlett, R. (2007). Introduction to sports biomechanics : analysing human movement patterns. Milton Park, Abingdon, Oxon ; New York, NY: Routledge. Watkins, J. (2010). Structure and function of the musculoskeletal system (2nd ed.). Champaign, IL: Human Kinetics. Klingner, F.; Klingner F.P.; Elferink-Gemser, M.T. (2021) Riding to the top ¿ A systematic review on multidimensional performance indicators in surfing, International Journal of Sports Science &Coaching 17(3)

Observações

Em situações excecionais, quando não for possível realizar aulas presenciais, estas serão substituídas por aulas à distância (online) via Colibri-Zoom, sem alterações no modelo de avaliação.