Código: | TESPSF009 | Sigla: | IBDMS | |
Área Científica: | Desporto |
Área de Ensino: | Curso Técnico Superior Profissional em Surfing no Treino e na Animação Turística |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TESPSF | 25 | Despacho n.º 7367/18, alterado pelo n.º 8902/21 | 1º | 4 | 45 | 105 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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- Definir a Biomecânica e enquadrá-la epistemologicamente. - Identificar o objeto de estudo e desenvolver competências de relação entre os diferentes objetivos da Biomecânica do Desporto - Identificar e descrever os tipos de movimento, as leis do movimento e os princípios biomecânicos subjacentes. - Adquirir conhecimentos e desenvolver competências ao nível da biomecânica dos ossos, músculos e articulações. - Adquirir conhecimentos e desenvolver competências de análise cinemática, cinética, equilíbrio e estabilidade no rendimento nas técnicas de surfing. - Descrever os conceitos: maturação, crescimento e aprendizagem, como entidades relacionadas, mas distintas; - Distinguir as diferentes fases de desenvolvimento e identificar os critérios de corte entre fases; - Identificar e descrever as fases de aquisição, retenção e transfer; - Determinar e identificar curvas de aprendizagem; - Identificar e descrever os fatores envolvidos na aprendizagem e respetivas interações.
Biomecânica: conceitos, princípios e terminologia; objeto e áreas de estudo em Biomecânica. - Aspetos biomecânicos da estrutura óssea, articulações e função muscular; Fatores mecânicos que afetam a força muscular. - Fundamentos de cinemática; cinemática do movimento do projétil. Cinética: comportamento mecânico de corpos em contato - Centro de gravidade. - Mecânica dos Fluidos. Eletromiografia. Termografia. - Técnicas de recolha e análise de variáveis biomecânicas Aprendizagem e desenvolvimento motor. - Aprendizagem e desenvolvimento humano. - Desenvolvimento, amadurecimento, crescimento e aprendizado. - Dimensão de análise do desenvolvimento humano. - Principais fases do desenvolvimento humano. - Caracterização geral das fases da infância, adolescência, idade adulta e senescência. - A Pirâmide do Desenvolvimento Motor. - Períodos sensíveis e períodos críticos de desenvolvimento. - O que é aprender.
Os conteúdos foram definidos, tendo em conta os objetivos da unidade curricular, de modo a garantir que no final da unidade curricular alunos são capazes de Identificar o objeto de estudo e desenvolver competências de análise cinética e cinemática, descrever os conceitos de maturação, crescimento e aprendizagem e identificar e descrever os fatores envolvidos na aprendizagem e respetivas interações.
Ensino presencial, através da exposição e discussão de conteúdos programáticos e realização de fichas práticas. Nas aulas teóricas são expostos os temas relativos aos conteúdos programáticos da unidade curricular com recurso a diapositivos e vídeos. Nas aulas teórico-práticas os alunos realizam fichas práticas sobre temas lecionados nas aulas teóricas.
As metodologias foram definidas em relação aos recursos existentes, tendo em conta os objetivos da unidade curricular, permitindo aos alunos adquirir conhecimentos e desenvolver competências teóricas e teórico-práticas relativamente aos conteúdos abordados.
Em situações excecionais, quando não for possível realizar aulas presenciais, estas serão substituídas por aulas à distância (online) via Colibri-Zoom, sem alterações no modelo de avaliação.