Código: | TESPSF010 | Sigla: | TMTF | |
Área Científica: | Desporto |
Área de Ensino: | Curso Técnico Superior Profissional em Surfing no Treino e na Animação Turística |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TESPSF | 25 | Despacho n.º 7367/18, alterado pelo n.º 8902/21 | 1º | 4 | 45 | 105 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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1. Desenvolver um conhecimento geral das aplicações da Fisiologia do Esforço às atividades físicas; 2. Desenvolver um conhecimento geral das aplicações da avaliação da aptidão física; 3. Conhecer protocolos de avaliação da aptidão física; 4. Desenvolver conhecimentos de prescrição das atividades físicas; 5. Conhecer metodologias de investigação em avaliação e prescrição das atividades físicas; 6. Conhecer especificidades de resposta à atividade física em grupos especiais.
1. Benefícios e riscos associados à atividade física; 2. Estratificação do Risco e despiste de problemas de saúde; 3. Avaliação da Aptidão Física (AF); 4. Testes de avaliação da AF e interpretação de resultados; 5. Interpretação dos resultados dos testes; 6. Prescrição da Atividade Física; 7. Estudo de caso; 8. O corpo humano em contexto outdoor: Efeitos do ambiente nos participantes: envolvimento psicológico dos clientes; medos; vertigem; motivação. 9. Conceitos-chave sobre o metabolismo e regulação térmica: Desidratação; hipotermia; exaustão; lesões e stress 10. Teoria e Metodologia do Treino Desportivo (Modalidades Individuais) 11. Carga de treino e processos adaptativos 11.1. Modelo simplificado da supercompensação 11.2. Noções básicas da organização do treino desportivo 11.3. O exercício de treino 12. O treino desportivo como um sistema integrado 12.1. A competição desportiva 12.2. Os fatores do treino desportivo e sua integração 12.3. Treino técnico 13. Treino físico 13.1. As qualidades físicas: definição e inter-relação 13.2. Treino tático 13.3. Periodização - noções básicas 14. O treino das qualidades físicas 14.1. Resistência 14.2. Força 14.3. Velocidade 14.4. Flexibilidade 14.5. Equilíbrio 14.6. Agilidade 14.7. Coordenação 15. A sessão de treino 15.1. Plano da sessão de treino 15.2. Estrutura da sessão de treino 15.3. Tipos de sessão de treino 15.4. Gestão do esforço e da fadiga 16. Teoria e Metodologia do Treino Desportivo (Modalidades Coletivas) 16.1. Rendimento desportivo 16.2. Conceitos e modelos estruturais 16.3. Unidade do processo treino/competição (diagnóstico, planificação, aplicação e controlo) 16.4. Exercício de treino como elemento integrador dos diferentes componentes do treino 16.5. O treino e a melhoria do rendimento desportivo 16.6. Princípios do treino 17. Planeamento da formação desportiva 18. Sessão de treino 18.1. Estrutura da sessão de treino 18.2. Planeamento da sessão de treino 18.3. Tipos de sessão de treino 19. Fundamentos da luta contra a dopagem 19.1. Objetivos da luta contra a dopagem 19.2. Controlos de dopagem: em competição e fora de competição 19.3. Educação e informação 20. Treino complementar 20.1. Fundamentos 20.2. Caracterização dos equipamentos 20.3. Plataformas (step, caixas saltos, plintos) 20.4. Superfícies instáveis (bolas, pranchas, rolos) 20.5. Sistemas de suspensão 20.6. Resistências (pesos, bandas, elásticos) 21. Treino técnico 21.1. Posição base (planos inclinados e superfícies instáveis) 21.2. Take¿off (com resistências e superfícies instáveis) 21.3. Rotações (com resistências e superfícies instáveis)
Os vários conteúdos abordados, no seu conjunto, constituem a base do conhecimento teórico e técnico necessários para a avaliação e prescrição da atividade física e planeamento do treino previstos nos objetivos.
Exposição teórica dos conteúdos, através de diapositivos e suporte informático; -Atividades de discussão organizada e com moderação do docente em sala de aula; -Aulas práticas em contexto real de prática;
Conhecimentos - Prova escrita (30%)
Competências - Avaliação Prática (60%)
Atitudes - Avaliação do Empenho (10%)
A articulação entre a componente teórica e a sua aplicação em contexto prática (e.g. ginásio) fornecem a aquisição das competências necessárias para atingir os objetivos propostos.
American College of Sports Medicine (2013). ACSMs Guidelines for exercise testing and prescription (9th ed). Philadelphia: Lippincott Williams e Wilkins. Córdova, A., Martínez, G. (2001) Fisiología Especial. Gymnos Editorial Deportiva, Madrid. Baltimore, Wiiliams & Williams. American College of Sports Medicine (ACSM) (2005). Sport Physiology for Coaches. Ed. Human Kinetics, Champagne Chicharro, J. L. et al (2006). Actualizaciones en Fisologia del Ejercicio 2006. AFS, Madrid. 199 p. Foss, F., Keteyian, S. (2000). Bases Fisiológicas do Exercício e do Esporte. Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Whipp, B. J., Rossiter,H. B. (2005). The kinetics of oxygen uptake. In: Jones, A., Poole, D. (Eds.), Oxygen Uptake Kinetics. Routledge. Oxon. Ruivo, R. (2015). Manual de Avaliação e Prescrição de Exercício. Self ¿ Desenvolvimento Pessoal, 2ª edição. Teotónio, T. (2022). Manual Teórico - Introdução ao Surf 2022. Escola Superior de Desporto de Rio Maior - Instituto Politécnico de Santarém.