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Segurança e Gestão de Risco II

Código: TESPSF011    Sigla: SGR II
Área Científica: Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Curso Técnico Superior Profissional em Surfing no Treino e na Animação Turística

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPSF 28 Despacho n.º 7367/18, alterado pelo n.º 8902/21 4 45 105

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Alexandre Manuel Tadeia Mesquita - ESD   2,87
Henrique Manuel Pereira de Oliveira Frazão - ESD   0,13

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Henrique Manuel Pereira de Oliveira Frazão - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Desenvolver capacidades para a realização de salvamento em meio aquático, tendo como referência a especificidade do meio, pessoas e equipamentos.
2. Aquisição de conhecimentos e competências no sentido de identificar as lesões causadas pelas referidas situações de risco, nomeadamente por uso excessivo e impróprio;
3. Identificar técnicas de primeiros socorros adequadas às lesões previamente diagnosticadas;
4. Atuar nas situações em que os primeiros socorros sejam necessários em decorrência da prática; dominar a nomenclatura específica.

Conteúdos programáticos

1. Resgate no meio aquático;
2. Princípios de resgate;
3. categorias de náufragos;
4. Algoritmo de resgate aquático;
5. Suporte Básico de Vida;
6. Resgate na piscina e no mar;
7. Aparelhos salva-vidas;
8. Evacuação do náufrago e Sinalização;
9. Traumatologia - A perspectiva preventiva de lesões esportivas:
10. O conceito de lesão esportiva
11. Avaliação dos fatores de risco para lesões esportivas:
12. Processos fisiopatológicos e terapêuticos de lesões esportivas:
13. O gesto esportivo como agente causal das lesões:
14. Traumatologia e primeiros socorros;
15. Outras patologias que levam a problemas associados à atividade física:
16. Primeiros socorros:
17. Alterações hemodinâmicas e respiratórias; Resultante de sangramento; Crise asmática;
18. Feridas:
19. História e Organizações Nacionais e Internacionais;

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular


Definem-se metodologias de ensino que são essencialmente situações de aplicação e aspectos práticos, procurando sempre a autonomia do aluno e que permitem assimilar os conteúdos programáticos definidos e atingir os objetivos da unidade curricular. Assim, de forma a atingir todos os objetivos pretendidos, todas as metodologias de ensino acima descritas serão utilizadas em cada um deles.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Ensino Presencial
Método de exposição pelo professor e aluno
Método de trabalho independente
Método de elaboração conjunta.-Exposição teórica dos conteúdos;
Atividades de discussão organizada;
Prática especifica em piscina e sala de aula.


Avaliação

Avaliação:
-Época Normal o aluno deve cumprir 75% de presenças. Deverá, até à 4ª aula, informar por escrito a avaliação a integrar. Caso não informe, considera-se que o aluno se encontra em Regime de Avaliação Contínua.
1) Época Normal:
1.1. Avaliação contínua
- 1 Avaliação prática (40%): avaliação prática de conteúdos específicos;
- 1 Testes escritos individuais (30%): 1 teste;
- Participação e disponibilidade (30%): Qualidade da participação e intervenção do aluno, aspetos de disponibilidade e relacionamento.
1.2. Exame final
- 1 Teste escrito individual (35%), 1 avaliação prática (35%) e 1 prova oral (30%)
Em ambos os regimes e parâmetro de avaliação, terá de ter o mínimo de 10 valores.
2) Época de Recurso:
- 1 Teste escrito (35%), 1 avaliação prática (35%) e 1 prova oral (30%)
3) Alunos em situação especial
Os alunos em situação especial devem dirigir-se ao regente, de acordo com o regulametno da ESDRM em vigor

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Definem-se metodologias de ensino que são essencialmente situações de aplicação e aspectos práticos, procurando sempre a autonomia do aluno e que permitem assimilar os conteúdos programáticos definidos e atingir os objetivos da unidade curricular. Assim, de forma a atingir todos os objetivos pretendidos, todas as metodologias de ensino acima descritas serão utilizadas em cada um deles.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Autoridade Marítima Nacional ¿ ISN (2014). Manual Técnico do Nadador-Salvador, Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra. Comité do PHTLS da National Association of Emergency Medical Technicians (NAEMT) em cooperação como Comité de Trauma do Colégio Americano de Cirurgiões (2004). Atendimento Pré-Hospitalar ao traumatizado ¿ Básico e Avançado. Traduzido do original. Elsevier Editora Lta., Rio de Janeiro. Cruz Vermelha Portuguesa ¿ Escola de Socorrismo (2006). Manual de Socorrismo. Editorial do Ministério da Educação, Lisboa. Dorling Kindersley (1998), Primeiros Socorros. Texto Editora, Lisboa European Resuscitation Council (1998), Manual de Suporte Básico de Vida. Edição do Conselho Português de Ressuscitação. Flegel, M.J. (1997). Sport first aid. (updated ed.) Human Kinetics Publishers, Inc. USA. Freiwald, J. (1994). Prevención y rehabilitación en ele deporte. Hispano Europea, Barcelona Hinrichs, H-U. (1999). Lesiones deportivas. Hispano Europea, Barcelona. Horta, L. (2000). Prevenção de lesões no desporto. 2ª Ed., Caminho, Lisboa. Josya Sijmonsma - ¿Taping Neuro Muscular - Manual¿ ¿ edição brasileira.