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Inglês Técnico

Código: TESPSF013    Sigla: IT
Área Científica: Línguas e Literaturas Estrangeiras

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Curso Técnico Superior Profissional em Surfing no Treino e na Animação Turística

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPSF 27 Despacho n.º 7367/18, alterado pelo n.º 8902/21 4 45 100

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Claudia Delgado Paulo   2,60
Teresa Paula Domingues da Cunha Bento - ESD   0,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Teresa Paula Domingues da Cunha Bento - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Atingir o nível A2 do QECR para as Línguas (utilizador proficiente);
2. Compreender textos orais, audiovisuais e escritos, de natureza diversa (notícias, relatos, textos, textos literários);
3. Desenvolver a comunicação em língua estrangeira, nas componentes linguística, sociocultural e pragmática;
4. Exprimir-se espontânea e fluentemente (social e profissionalmente);
5. Produzir um discurso oral e escrito coerente, pormenorizado, sobre assuntos pessoais e profissionais, justificando;
6. Exprimir-se oralmente com poucos erros e participar em conversas e debates;
7. Elaborar textos estruturados, sobre assuntos variados, mostrando domínio dos meios de organização, articulação e coesão do discurso;
8. Desenvolver e defender pontos de vista, de forma relativamente extensa, acrescentando informações, razões e exemplos;
9. Manter um nível elevado de correção gramatical constante, com erros raros;

10.Desenvolver as competências que conduzem à autonomia na aprendizagem.


Conteúdos programáticos

1. A língua inglesa no quotidiano socioprofissional do técnico de surfing. 2. Domínio da comunicação em língua-cultura estrangeira. 3. Escrita: produção de textos diversos. 4. Gramática: consolidação e desenvolvimento dos conhecimentos funcionais, lexicais e morfossintáticos. 5. Vocabulário técnico específico das situações de surfing: acolhimento do cliente, prestação de informações, realização do briefing das atividades, explicação da técnica de execução, explicação do funcionamento dos equipamentos, acompanhamentos das situações de emergência e execução de técnicas básicas de socorrismo.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos foram determinados de forma evolutiva, nomeadamente: comunicação, escrita e gramática. Esta base de conteúdos deverá contribuir para todos os objetivos definidos. Posteriormente, é abordada a linguagem técnica e a aplicação em contexto real dos conhecimentos o que deverá contribuir para objetivos relacionados com a utilização da língua no contexto profissional do surfing.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

-Exposição teórica dos conteúdos; Atividades de discussão organizada e com moderação do docente; Realização de trabalhos individuais e em grupo; Prática de monitorização de grupos em língua inglesa
 


Avaliação

-Em Época Normal o aluno deve cumprir 75% de presenças às aulas. O aluno deve, até ao decorrer da 4ª aula, informar por escrito qual a avaliação que irá integrar. Caso não informe considera-se que o aluno se encontra em Avaliação Contínua.

1) Época Normal:  Avaliação contínua:  Componente Teórica- Teste (30%); Componente Prática- Trabalho Individual (20%) + Projeto Final (50%) 

2)Exame final (Épocas normal e recurso) - Teste (40%), trabalho de pesquisa individual (20%) e prova oral (40%)

Em ambos os regimes e em cada parâmetro de avaliação, o aluno terá de ter o mínimo de 10 valores para obter aprovação.

3) Alunos em situação especial de acordo com o Regulamento de Avaliação da ESDRM em vigor. 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As aulas partem de uma forte componente teórica para uma componente de especificação de linguagem técnica e posteriormente de aplicação. Esta metodologia deverá permitir a aquisição de conhecimentos de uma forma gradual preparando os alunos para a fase final da unidade curricular, nomeadamente a intervenção em contexto real.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Collins Cobuild English Dictionary for Advanced Learners, 6th edition. Cotton, D. et al., (2010), Language Leader, Advanced, Pearson Longman. Hewings, M. (2005), English Vocabulary in Use, Advanced, Cambridge University Press. Longman Advanced Dictionary of Contemporary English, 4th edition. Murphy, R., (2007), Essential Grammar in Use, Cambridge University Press. Oxford Advanced Learner¿ s Dictionary, 8th edition.

Observações

Alunos em situação especial de acordo com o Regulamento de Avaliação da ESDRM em vigor.