Código: | TESPSF013 | Sigla: | IT | |
Área Científica: | Línguas e Literaturas Estrangeiras |
Área de Ensino: | Curso Técnico Superior Profissional em Surfing no Treino e na Animação Turística |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TESPSF | 27 | Despacho n.º 7367/18, alterado pelo n.º 8902/21 | 1º | 4 | 45 | 100 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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1. Atingir o nível A2 do QECR para as Línguas (utilizador proficiente);
2. Compreender textos orais, audiovisuais e escritos, de natureza diversa (notícias, relatos, textos, textos literários);
3. Desenvolver a comunicação em língua estrangeira, nas componentes linguística, sociocultural e pragmática;
4. Exprimir-se espontânea e fluentemente (social e profissionalmente);
5. Produzir um discurso oral e escrito coerente, pormenorizado, sobre assuntos pessoais e profissionais, justificando;
6. Exprimir-se oralmente com poucos erros e participar em conversas e debates;
7. Elaborar textos estruturados, sobre assuntos variados, mostrando domínio dos meios de organização, articulação e coesão do discurso;
8. Desenvolver e defender pontos de vista, de forma relativamente extensa, acrescentando informações, razões e exemplos;
9. Manter um nível elevado de correção gramatical constante, com erros raros;
1. A língua inglesa no quotidiano socioprofissional do técnico de surfing. 2. Domínio da comunicação em língua-cultura estrangeira. 3. Escrita: produção de textos diversos. 4. Gramática: consolidação e desenvolvimento dos conhecimentos funcionais, lexicais e morfossintáticos. 5. Vocabulário técnico específico das situações de surfing: acolhimento do cliente, prestação de informações, realização do briefing das atividades, explicação da técnica de execução, explicação do funcionamento dos equipamentos, acompanhamentos das situações de emergência e execução de técnicas básicas de socorrismo.
As aulas partem de uma forte componente teórica para uma componente de especificação de linguagem técnica e posteriormente de aplicação. Esta metodologia deverá permitir a aquisição de conhecimentos de uma forma gradual preparando os alunos para a fase final da unidade curricular, nomeadamente a intervenção em contexto real.
Collins Cobuild English Dictionary for Advanced Learners, 6th edition. Cotton, D. et al., (2010), Language Leader, Advanced, Pearson Longman. Hewings, M. (2005), English Vocabulary in Use, Advanced, Cambridge University Press. Longman Advanced Dictionary of Contemporary English, 4th edition. Murphy, R., (2007), Essential Grammar in Use, Cambridge University Press. Oxford Advanced Learner¿ s Dictionary, 8th edition.
Alunos em situação especial de acordo com o Regulamento de Avaliação da ESDRM em vigor.