Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Psicologia do Desporto; Fatores psicológicos e psicossociais da prestação desportiva; A motivação e o processo de treino; Relação treinador- atleta -pais.
2. Psicologia aplicada às atividades de outdoor; Princípios da Psicologia e conceitos de zona de conforto, saúde física e mental; Educação social e impacto ambiental.
3. Liderança e gestão de grupos; Interação humana; Conceito de tomada de decisão e perceção do risco às atividades de surfing; Boas práticas na liderança de atividades de surfing;
4. Organização e enquadramento em dinâmica de grupos;
5. Organização e enquadramento em TeamBuilding;
6. Métodos de observação dos grupos.
7. Questões éticas: valores e ética em atividades de surfing
Conteúdos programáticos
I. Psicologia do Desporto 1. Psicologia do Desporto; Fatores psicológicos e psicossociais da prestação desportiva;A motivação e o processo de treino; Relação treinador- atleta. 2. Psicologia aplicada às atividades de outdoor; Princípios da Psicologia e conceitos de zona de conforto, saúde física e mental; Princípios da psicologia aplicada e Zona de conforto, perceção do risco às atividades de surfing; Psicofisiologia aplicada; Educação social e impacto ambiental. II. 3. Liderança e gestão de grupos; Interação humana; Conceito de tomada de decisão 4. Gestão de grupos; Dinâmica de grupos; Boas práticas na liderança de atividades de surfing; Questões éticas: valores e ética na liderança em atividades de surfing
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos apresentam-se numa sequência lógica e privilegiam uma abordagem de conceitos (T) inerentes à Psicologia e às dinâmicas de grupo, associados ao desenvolvimento dos mesmos em diferentes contextos de aplicação. Todos os conteúdos programáticos confluem para os objetivos definidos, permitindo interpretação, conhecimento e reflexão sobre a dinâmica de grupo, desenvolvendo formatos de reflexão diferenciados, no sentido de encontrar respostas adequadas à complexidade das situações profissionais inseridas num determinado grupo
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Privilegiar a relação Professor/Aluno, realizando aulas dinâmicas e positivas, em que os alunos têm um papel ativo no seu processo de aprendizagem. Colocar os alunos em contacto com a prática. O programa e sumários são disponibilizados na página da unidade curricular, antes de cada aula. Esta estratégia visa a preparação dos alunos para as aulas de modo a que a o seu papel seja ativo. As aulas teóricas terão um carácter mais expositivo enquanto nas aulas teóricas-práticas se privilegia experienciar, resolução de fichas e apresentações orais, criar atividades, jogos, estudos de situações reiais que permitam a participação dos alunos a partir da sua situação.
Avaliação
Avaliação. Continua: Regime de frequência 2/3 de presenças, exceto os alunos em situação especial.
Os elementos de avaliação são os seguintes:
4 Fichas de Trabalho a realizar durante as aulas (20%) + 1 Trabalho em grupo cujo tema será apresentado pelo professor (20%) + 1 Trabalho em grupo de aplicação em contexto de dinâmicas de grupo (20%) + 1 Teste Escrito (40%).
Nenhum dos elementos poderá ter uma classificação inferior a 7,5 valores.
Nota Final = Média ponderada dos 4 elementos de avaliação.
Exame Final: 1 Teste (50%) + 1 Projeto de Team Building (50%).
Nenhum dos elementos poderá ter uma classificação inferior a 7,5 valores.
Nota Final: Média aritmética dos 2 elementos
Regime específico para alunos em situação especial:
É elaborado de forma individual após solicitação por parte dos alunos, conforme regulamento de avaliação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos apresentam-se numa sequência lógica e privilegiam uma abordagem de conceitos (T) inerentes à Psicologia e às dinâmicas de grupo, associados ao desenvolvimento dos mesmos em diferentes contextos de aplicação.
Todos os conteúdos programáticos confluem para os objetivos definidos, permitindo interpretação, conhecimento e reflexão sobre a dinâmica de grupo, desenvolvendo formatos de reflexão diferenciados, no sentido de encontrar respostas adequadas à complexidade das situações profissionais inseridas num determinado grupo
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bausmeisteir, R.&Leary, M.(1995).The Need to Belong. Desire for Interpersona Attachments s a Fundamental Human Motivation, Psychological Bulletin, 117, 497-529
Borrego, C., Palmi, J.&Silva, C.(2012).Programa de Intervención psicológica para la optimización del concepto de equipo (team building) en jóvenes deportista. Revista de Psicología del Deporte, 21(1)49-58; Carron, A.& Hausenblas, H.(1998). Group Dynamics in Sport. Morgantown: Fitness Information Technology; Carron, A., Hausenblas, H.&Eys M.(2005). Group Dynamics in Sport. 3rd Eds. Morgantown Fachada, M.(2003). Psicologia das Relações Interpessoais, Eds Rumo, 1º2ºVol Jowett, S.&Lavalle, D. (2007.) Social Psychology in Sport, HKinetics Eds Midura, D. W. & Glover D. R. (2005). Essentials of Team Building. Principles and Practices. Human Kinetics. O'Connell, T. & Cuthbertson, B. (2009). Group Dynamics in Recreation and Leisure. Creating Conscious Groups Through an Experiential Approach. Human Kinetics.