• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TESPSF014
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Psicologia, Liderança e Gestão de Grupos no Surfing

Código: TESPSF014    Sigla: PLGGS
Área Científica: Psicologia

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Curso Técnico Superior Profissional em Surfing no Treino e na Animação Turística

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPSF 19 Despacho n.º 7367/18, alterado pelo n.º 8902/21 6 60 150

Horas Efetivamente Lecionadas

STAT-2-T1

Teórico-Práticas: 0,00

STAT-2-T1-ERI

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   1,84
Carlos Oliveira Silvério - ESD   0,64
Carlos Manuel Marques da Silva - ESD   0,27
Diana Alexandra Martinho da Silva Torres   1,50
Nuno Rafael Pedro do Couto - ESD   1,60

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carlos Manuel Marques da Silva - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Psicologia do Desporto; Fatores psicológicos e psicossociais da prestação desportiva; A motivação e o processo de treino; Relação treinador- atleta -pais.

2. Psicologia aplicada às atividades de outdoor; Princípios da Psicologia e conceitos de zona de conforto, saúde física e mental; Educação social e impacto ambiental.

3. Liderança e gestão de grupos; Interação humana; Conceito de tomada de decisão e perceção do risco às atividades de surfing; Boas práticas na liderança de atividades de surfing;

4. Organização e enquadramento em dinâmica de grupos;

5. Organização e enquadramento em TeamBuilding;

6. Métodos de observação dos grupos.

7. Questões éticas: valores e ética em atividades de surfing

Conteúdos programáticos

I. Psicologia do Desporto
1. Psicologia do Desporto; Fatores psicológicos e psicossociais da prestação desportiva;A motivação e o processo de treino; Relação treinador- atleta.
2. Psicologia aplicada às atividades de outdoor; Princípios da Psicologia e conceitos de zona de conforto, saúde física e mental; Princípios da psicologia aplicada e Zona de conforto, perceção do risco às atividades de surfing; Psicofisiologia aplicada; Educação social e impacto ambiental.
II. 3. Liderança e gestão de grupos; Interação humana; Conceito de tomada de decisão
4. Gestão de grupos; Dinâmica de grupos; Boas práticas na liderança de atividades de surfing; Questões éticas: valores e ética na liderança em atividades de surfing

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos apresentam-se numa sequência lógica e privilegiam uma abordagem de conceitos (T) inerentes à Psicologia e às dinâmicas de grupo, associados ao desenvolvimento dos mesmos em diferentes contextos de aplicação. Todos os conteúdos programáticos confluem para os objetivos definidos, permitindo interpretação, conhecimento e reflexão sobre a dinâmica de grupo, desenvolvendo formatos de reflexão diferenciados, no sentido de encontrar respostas adequadas à complexidade das situações profissionais inseridas num determinado grupo

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Privilegiar a relação Professor/Aluno, realizando aulas dinâmicas e positivas, em que os alunos têm um papel ativo no seu processo de aprendizagem. Colocar os alunos em contacto com a prática. O programa e sumários são disponibilizados na página da unidade curricular, antes de cada aula. Esta estratégia visa a preparação dos alunos para as aulas de modo a que a o seu papel seja ativo. As aulas teóricas terão um carácter mais expositivo enquanto nas aulas teóricas-práticas se privilegia experienciar, resolução de fichas e apresentações orais, criar atividades, jogos, estudos de situações reiais que permitam a participação dos alunos a partir da sua situação. 


Avaliação

Avaliação. Continua: Regime de frequência 2/3 de presenças, exceto os alunos em situação especial.

Os elementos de avaliação são os seguintes: 

4 Fichas de Trabalho a realizar durante as aulas (20%) + 1 Trabalho em grupo cujo tema será apresentado pelo professor (20%) + 1 Trabalho em grupo de aplicação em contexto de dinâmicas de grupo (20%) + 1 Teste Escrito (40%). 
Nenhum dos elementos poderá ter uma classificação inferior a 7,5 valores. 
Nota Final = Média ponderada dos 4 elementos de avaliação.

Exame Final: 1 Teste (50%) + 1 Projeto de Team Building (50%). 
Nenhum dos elementos poderá ter uma classificação inferior a 7,5 valores. 
Nota Final: Média aritmética dos 2 elementos 

Regime específico para alunos em situação especial:
É elaborado de forma individual após solicitação por parte dos alunos, conforme regulamento de avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos apresentam-se numa sequência lógica e privilegiam uma abordagem de conceitos (T) inerentes à Psicologia e às dinâmicas de grupo, associados ao desenvolvimento dos mesmos em diferentes contextos de aplicação. 

Todos os conteúdos programáticos confluem para os objetivos definidos, permitindo interpretação, conhecimento e reflexão sobre a dinâmica de grupo, desenvolvendo formatos de reflexão diferenciados, no sentido de encontrar respostas adequadas à complexidade das situações profissionais inseridas num determinado grupo

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bausmeisteir, R.&Leary, M.(1995).The Need to Belong. Desire for Interpersona Attachments s a Fundamental Human Motivation, Psychological Bulletin, 117, 497-529 
Borrego, C., Palmi, J.&Silva, C.(2012).Programa de Intervención psicológica para la optimización del concepto de equipo (team building) en jóvenes deportista. Revista de Psicología del Deporte, 21(1)49-58;
Carron, A.& Hausenblas, H.(1998). Group Dynamics in Sport. Morgantown: Fitness Information Technology;
Carron, A., Hausenblas, H.&Eys M.(2005). Group Dynamics in Sport. 3rd Eds. Morgantown
Fachada, M.(2003). Psicologia das Relações Interpessoais, Eds Rumo, 1º2ºVol
Jowett, S.&Lavalle, D. (2007.) Social Psychology in Sport, HKinetics Eds
Midura, D. W. & Glover D. R. (2005). Essentials of Team Building. Principles and Practices. Human Kinetics.
O'Connell, T. & Cuthbertson, B. (2009). Group Dynamics in Recreation and Leisure. Creating Conscious Groups Through an Experiential Approach. Human Kinetics.