Código: | TGN04 | Sigla: | TEC | |
Área Científica: | Língua e Literatura Materna |
Área de Ensino: | Ciências Sociais e Humanas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TGN | 21 | Despacho n.º 7160/2021, de 19 de julho | 1º | 4,5 | 45 | 112,5 |
Teórico-Práticas: | 33,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Refletir sobre a importância, funções, contextos e condicionantes dos processos comunicacionais.
Refletir sobre as especificidades da comunicação escrita, oral e não verbal.
Compreender os processos de comunicação organizacional.
Refletir sobre as implicações da comunicação intercultural em contexto de trabalho.
Refletir sobre a comunicação eletrónica.
1.O processo de comunicação e sua importância.
2. Funções, contextos e condicionantes da comunicação.
3. Comunicação e expressão escrita. Os diversos contextos de comunicação escrita.
4. Comunicação e expressão oral. Os diversos contextos de comunicação oral.
5. Comunicação e expressão não verbal. Os diversos contextos de comunicação não verbal.
6. Comunicação organizacional.
7. Comunicação intercultural.
8. Comunicação eletrónica.
A metodologia de ensino será orientada para a aquisição de competências instrumentais, interpessoais e sistémicas, apoiada em:
a)Aulas interativas, onde o docente assume o papel de catalisador e mediador de aprendizagens, por recurso a técnicas de aprendizagem expositiva e participativa;
b)Realização de trabalhos escritos, individuais e em grupo, com ou sem apresentação oral.
A avaliação será composta por:
- Um teste escrito (25%)
- A elaboração e apresentação de trabalhos individuais e em grupo (75%)
Os estudantes deverão obter uma nota mínima de 7 valores (em 20), no teste escrito, para dispensarem de exame.
As metodologias de ensino seguidas nesta unidade curricular permitem que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados progressivamente. Assim, parte-se das bases fundamentais dos processos comunicacionais, para uma progressiva focalização nas diversas formas de comunicação. Através das aulas práticas e interativas, dos diversos trabalhos práticos e do teste escrito, os alunos consolidam as suas aprendizagens e reforçam as suas competências comunicacionais.
- Estrela, Edite, Leitão, Maria José e Soares, Maria Almira (2012). Saber escrever, saber falar. Lisboa: Dom Quixote.
· Maestro, Gregório Garcia (2010). Como falar em público. Lisboa: Editorial Estampa.
· Pease, A. e Pease, B. (2012). A Linguagem Corporal no Trabalho. Lisboa: Editorial Bizâncio.
· Rego, Arménio (2022). Comunicação Pessoal e Organizacional - Teoria e Prática (5ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.