Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aplicação do raciocínio matemático às operações financeiras, com apreensão do sentido e implicações do valor temporal do dinheiro e desenvolvimento dos conceitos de juro e taxa de juro, regimes de capitalização, valor atual, rendas financeiras e empréstimos.
Conteúdos programáticos
(1) Conceitos-base: tempo, capital e juro; valores atual e acumulado de um capital;
(2) Regimes de capitalização: capitalização, desconto e equivalência nos regimes de juro simples e de juro composto;
(3) Equivalência de valores e taxas de juro: equação de valor; equivalência de taxas (taxas de juro efetivas e taxas de juro nominais); o efeito fiscal sobre as taxas de juro;
(4) Rendas financeiras: noção e classificação; tipologia das rendas financeiras;
(5) Aplicações do cálculo financeiro: inflação e taxas de juro nominais versus reais; operações a desconto; valor atual e avaliação de investimentos; regimes de amortização de empréstimos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Este ramo da matemática aplicada tem por objetivo a introdução do raciocínio matemático no estudo de operações financeiras a curto, médio e longo prazo e, é indispensável na prática profissional do gestor, quer a sua atividade se situe ao nível micro económico, com especial referência à gestão empresarial, quer a sua ação se desenvolva ao nível macroeconómico de âmbito sectorial ou nacional.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Na presente unidade curricular as matérias são introduzidas de forma expositiva, sendo os conhecimentos e aptidões apreendidos através da realização de exercícios práticos.
Avaliação
A avaliação contínua é realizada através de 2 testes escritos em conformidade com o Regulamento de Avaliação do Desempenho Académico dos Estudantes da ESGTS (ponderação: 1.º teste = 35%; 2.º teste = 65%. Serão dispensados de exame os alunos que obtenham na avaliação contínua uma nota não inferior 10 valores. Todas as avaliações terão que ter uma classificação igual ou superior a 7 (sete) valores. Na disciplina não são realizadas provas orais em exame final.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Na preparação matemática do gestor assume posição relevante o estudo do cálculo financeiro. O cálculo financeiro é um conjunto de modelos e ferramentas matemáticas que permitem entender a lógica das operações financeiras a curto, médio e longo prazo, desta forma, torna-se indispensável no dia-a-dia de um gestor público. De facto, as decisões que se tomam com base em critérios económicos apoiam-se frequentemente em modelos matemáticos dinâmicos cuja construção e manuseamento exigem, em certos casos, a utilização do cálculo financeiro
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
O docente disponibilizará, via plataforma digital, os textos, diapositivos, exercícios e demais recursos pedagógicos utilizados nas aulas e para avaliação. Da bibliografia farão parte, nomeadamente:
(1) CADILHE, M. (1993), "Matemática Financeira Aplicada", Edições Asa (Lisboa);
(2) RODRIGUES, A. e NICOLAU, I. (1983), "Elementos de Cálculo Financeiro", Edições Rei dos Livros (Lisboa);
(3) MATEUS, J.M.A. (1999), "Cálculo Financeiro" e "Exercícios de Cálculo Financeiro", 5ª Ed., Edições Sílabo