Código: | TGN15 | Sigla: | EA | |
Área Científica: | Gestão e Administração |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
TGN | 20 | Despacho n.º 7160/2021, de 19 de julho | 2º | 5 | 52,5 | 125 |
Teórico-Práticas: | 56,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
O1. Apreender os conceitos de estratégia e de planeamento, como se relacionam, que papel desempenham e qual o seu enquadramento na estrutura de funções da organização;
O2. Conhecer e aplicar instrumentos para análise do contexto (externo e interno) da organização;
O3. Caracterizar a natureza (conteúdo) das estratégias;
O4. Identificar os mecanismos de formação das estratégias na organização;
O5. Enquadrar o processo de planeamento na formulação/gestão estratégica, identificando os seus principais níveis, áreas, tipologias e técnicas de elaboração e monitorização.
P1. Conceitos
P2. Análise Estratégica: Análise do Ambiente Externo; Análise do Ambiente Interno
P3. Formulação da Estratégia: Visão e Missão; Estratégia do Negócio e Estratégia da Organização; Estratégias de Internacionalização e Cooperação;
P4. Implementação da Estratégia: Avaliação e Controlo da Estratégia.
O P1 permite alcançar o O1, o P2 permite alcançar o O2, o P3 e P4 permitem alcançar o O3, O4 e O5.
A metodologia de ensino adotada para esta unidade curricular, reside, por um lado, na ênfase atribuída ao método de "aprendizagem fazendo" e que consiste na introdução de Case Study, cabendo aos estudantes, a tarefa de efetuar o estudo do caso, enfrentar o problema de gestão, estudá-lo, analisá-lo e redigir um relatório. Por outro lado, serão expostos pelo docente, os conceitos principais subjacentes à temática da gestão numa abordagem ampla.
Avaliação:
Mini testes: 60%
Trabalho de grupo: 35%
Participação nas aulas: 5%
A aprovação no período de Avaliação Contínua requer a nota mínima de 7,0 valores em cada uma das componentes.
Os mini testes, o trabalho de grupo e a participação nas aulas permitem testar a aquisição de conhecimentos de todos os objetivos de aprendizagem da UC.
FREIRE, A. (2020). Estratégia: Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Bertrand Editora.
JOHNSON, G., WHITTINGTON, R., REGNER, P., SCHOLES, K.; ANGWIN, D.; (2017). Exploring Stratgy, Text and Cases, 12nd Ed., Pearson.
PEREIRA, L., ANTÓNIO, N. & COSTA, R. (2021). Estratégia Organizacional: do estado da arte à implementação prática. Actual Editora.
SERRA, F.; FERREIRA, M.; TORRES, M.; TORRES, A. (2010). Gestão Estratégica - Conceitos e Prática. LIDEL.
TEIXEIRA, S. (2020). Gestão Estratégica. 2ª Ed.. Escolar Editora.