Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Fornecer os conhecimentos gerais sobre o funcionamento dos solos e do sistema climático. Desenvolver aptidões e atitudes que permitam aos estudantes compreender os efeitos do solo e dos elementos meteorológicos no desenvolvimento e crescimento da vegetação. Criar competências para analisar e avaliar as condições edafoclimáticas na perspetiva das operações culturais, desenvolvimento das culturas e utilização racional dos recursos.
Conteúdos programáticos
Considerações gerais sobre formação e constituição do solo. O perfil do solo; horizontes e interesse do seu conhecimento. Frações minerais e sua influência nas práticas agrícolas. Textura. Matéria orgânica do solo. Influência da argila e da matéria orgânica na capacidade do solo para reter e fornecer nutrientes e água. Acidez e alcalinidade dos solos e seu envolvimento na disponibilidade de nutrientes e outros elementos. Características físicas dos solos e sua relação com a fertilidade. Os solos do "Bairro", "Campo" e "Charneca"; principais características e visita de estudo.
Importância do estudo do clima na agricultura. Aquecimento global e implicações para a agricultura. Principais climas do mundo. O clima mediterrânico. Atmosfera terrestre: composição e características. Elementos do clima e sua determinação. Ciclo hidrológico. Balanço hídrico: métodos usados e importância. Geada; métodos de luta. Influência de alguns elementos do clima sobre a vegetação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O programa foi estruturado de forma a permitir que os estudantes adquiram conhecimentos gerais nos domínios da climatologia agrícola e da avaliação dos vários tipos de solos e das suas características agronómicas e posterior integração destes conhecimentos nas restantes disciplinas do domínio da fitotecnia. Os conteúdos são abordados numa dinâmica baseada na transmissão de conhecimentos teóricos e na sua aplicação em contexto prático. Pretende-se desta forma tornar os alunos capazes de procurar as soluções mais sustentáveis, adequadas a cada uma das situações que encontrarão em contexto profissional. Pretende-se valorizar a formação que visa o exercício de uma atividade de carácter profissional, assegurando aos estudantes uma componente de aplicação dos conhecimentos adquiridos às atividades do respetivo perfil profissional.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O ensino teórico é feito através de sessões expositivas, complementadas com sessões práticas, onde os estudantes serão estimulados a testar e validar ideias, coligir e interpretar informação de forma autónoma.
Avaliação
Condições para admissão a exame final: são admitidos todos os estudantes inscritos na unidade curricular.
Dispensa de exame: (1) Assistência a pelo menos 75% das sessões de contacto; (2) Realização de duas provas escritas (PE); (3) Realização de fichas praticas durante as aulas (FP). Para nota final consideram-se as classificações das duas melhores fichas em cada módulo.
Modalidades de dispensa:
Dispensa total - Classificação igual ou superior a 10 valores nos dois módulos;
Dispensa parcial - Classificação igual ou superior a 10 valores em apenas um módulo
Sendo: Nota final de cada módulo: 80% da PE + 20% da média das 2 (melhores) FP
Nota final da UC: 50% nota final de Solos + 50% nota final de Clima
Exame final: Uma prova escrita.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular. A metodologia expositiva associada aos trabalhos e exercícios realizados durante as aulas práticas permitirá ao aluno adquirir metodologias de trabalho e de conhecimentos de forma autónoma, sendo estes orientados para a resolução de problemas reais. O sistema de avaliação está, por isso, organizado para que sejam fomentados trabalhos práticos, onde se reforçam as competências específicas e a aprendizagem, com vista à resolução futura de problemas reais.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Costa, J. Botelho. 1979. Caracterização e Constituição do Solo. 2ª ed. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa. Portugal.
Brady, N.C. & Weil, R.R. 2008. The Nature and Properties of Soil (14th edition revised). Pearson International Edition. Pearson Education, Inc., Upper Saddle River, New Jersey.
Castillo, F.E. & Sentis, F. C. 2001. Agrometeorología. 2ª ed. Mundi-Prensa. España
Miranda, P.M.A. 2001. Meteorologia e Ambiente. Universidade Aberta. Lisboa.