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Marketing

Código: TMTA1152    Sigla: MARK
Área Científica: Marketing e Publicidade

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Gestão e Marketing e Economia e Desenvolvimento (GMED)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TMTA 14 Despacho n.º 9079/2021 de 13/09 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TMTA_1_A

Teórico-Práticas: 32,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Marta Isabel Gigante Barradas - ESA   1,60
Paula Lúcia da Mata Silvério Ruivo - ESA   2,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paula Lúcia da Mata Silvério Ruivo - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular tem por objetivo familiarizar os alunos com a temática do marketing sensibilizando-os para a crescente importância desta ferramenta nas organizações do setor agrícola e alimentar. Serão analisados mercados e abordadas políticas de preço, produto, distribuição e comunicação, dotando os alunos das competências necessárias à tomada de decisão face a problemas reais que poderão surgir no seu contexto profissional.
Pretende-se que o aluno: compreenda e integre o papel do marketing no modelo de gestão da organização; percecione as características/comportamento dos consumidores atuais e potenciais, compreenda as tendências do mercado integrando as análises da concorrência e da envolvente; defina a abordagem às variáveis de marketing e o impacto das suas políticas na estratégia da empresa; esteja capacitado para preparar planos de marketing no agronegócio e que potencie a sua atividade empreendedora.

Conteúdos programáticos

Introdução ao estudo do marketing. O conceito de marketing e a sua evolução. A análise do mercado. Perceções e comportamento do consumidor. Introdução aos estudos de mercado. A Previsão em Marketing. O processo de segmentação e diferenciação. Seleção de mercados e posicionamento. Estratégias de marketing. As Políticas do marketing: a gestão do produto, as decisões de preço, o mix de comunicação e a política de distribuição. Estratégia, planeamento e controlo de marketing, integração na gestão da organização. O marketing interno. O marketing de serviços. Novas tendências em marketing.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia utilizada segue o regime presencial onde se procura interligar o método expositivo, com foco no diálogo e na participação dos estudantes, incentivando a discussão crítica de exemplos de estratégias e ações de marketing. Na plataforma de ensino a distância é disponibilizada informação relevante para o desenvolvimento dos trabalhos.


Avaliação

Dispensa de exame final:

Para efeitos de avaliação contínua é obrigatória a presença em 75% das sessões 
- 1 prova escrita (com um peso de 60% na avaliação final) + 1 trabalho* (com um peso de 40% na avaliação final) - A dispensa carece de obtenção de classificação positiva no trabalho e um mínimo de oito valores na prova escrita 
Exame final: 1 prova escrita
Classificação de exame final:
- exame final (com um peso de 60% na avaliação final) + classificação do trabalho* realizado no semestre (com um peso de 40% na avaliação final); ou
- exame final (100%).
*O trabalho realizado em equipa de dois/três elementos e obrigatoriamente objeto de relatório escrito e apresentação oral, com classificação final positiva.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

de Baynast, A.; ...; Dionísio, P. & Rodrigues, V. (2018). Mercator 25 anos: O Marketing na era digital (17ª ed.). Dom Quixote.

Observações