Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A unidade curricular tem por objetivo familiarizar os alunos com a temática do marketing sensibilizando-os para a crescente importância desta ferramenta nas organizações do setor agrícola e alimentar. Serão analisados mercados e abordadas políticas de preço, produto, distribuição e comunicação, dotando os alunos das competências necessárias à tomada de decisão face a problemas reais que poderão surgir no seu contexto profissional. Pretende-se que o aluno: compreenda e integre o papel do marketing no modelo de gestão da organização; percecione as características/comportamento dos consumidores atuais e potenciais, compreenda as tendências do mercado integrando as análises da concorrência e da envolvente; defina a abordagem às variáveis de marketing e o impacto das suas políticas na estratégia da empresa; esteja capacitado para preparar planos de marketing no agronegócio e que potencie a sua atividade empreendedora.
Conteúdos programáticos
Introdução ao estudo do marketing. O conceito de marketing e a sua evolução. A análise do mercado. Perceções e comportamento do consumidor. Introdução aos estudos de mercado. A Previsão em Marketing. O processo de segmentação e diferenciação. Seleção de mercados e posicionamento. Estratégias de marketing. As Políticas do marketing: a gestão do produto, as decisões de preço, o mix de comunicação e a política de distribuição. Estratégia, planeamento e controlo de marketing, integração na gestão da organização. O marketing interno. O marketing de serviços. Novas tendências em marketing.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia utilizada segue o regime presencial onde se procura interligar o método expositivo, com foco no diálogo e na participação dos estudantes, incentivando a discussão crítica de exemplos de estratégias e ações de marketing. Na plataforma de ensino a distância é disponibilizada informação relevante para o desenvolvimento dos trabalhos.
Avaliação
Dispensa de exame final:
Para efeitos de avaliação contínua é obrigatória a presença em 75% das sessões
- 1 prova escrita (com um peso de 60% na avaliação final) + 1 trabalho* (com um peso de 40% na avaliação final) - A dispensa carece de obtenção de classificação positiva no trabalho e um mínimo de oito valores na prova escrita Exame final: 1 prova escrita Classificação de exame final: - exame final (com um peso de 60% na avaliação final) + classificação do trabalho* realizado no semestre (com um peso de 40% na avaliação final); ou - exame final (100%). *O trabalho realizado em equipa de dois/três elementos e obrigatoriamente objeto de relatório escrito e apresentação oral, com classificação final positiva.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
de Baynast, A.; ...; Dionísio, P. & Rodrigues, V. (2018). Mercator 25 anos: O Marketing na era digital (17ª ed.). Dom Quixote.