Código: | TMTA1206 | Sigla: | GAGRÁ | |
Área Científica: | Gestão e Administração |
Área de Ensino: | Gestão e Marketing e Economia e Desenvolvimento (GMED) |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TMTA | 20 | Despacho n.º 9079/2021 de 13/09 | 2º | 5 | 60 | 140 |
Teórico-Práticas: | 36,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Pretende-se que os alunos:
- Tenham um conhecimento do sector agrícola do nosso País e seu enquadramento na EU, considerando as incidências geográficas, políticas, produtivas, estruturais e comerciais dos produtos agropecuários.
- Compreendam o formato, estrutura e conjuntura das entidades ligadas ao sector agrícola do nosso País.
- Compreendam a importância da gestão e suas variáveis como ferramenta de suporte às decisões de produção e suas implicações no funcionamento das empresas agrárias.
- Possam determinar os resultados de cada uma das atividades produtivas, os resultados globais da empresa e acompanhar a gestão conjunta da tesouraria.
- Fiquem capacitados com saberes e competências que permitam exercer ações de gestão de empresas agrárias.
- Caracterização do sector agrícola em Portugal e na União Europeia: Principais sistemas de produção agrícola. Instituições ligadas ao sector primário e fontes de informação. Visão geral da produção agrícola na União Europeia e resto do mundo.
- Introdução à Gestão da Empresa: Funções e objetivos da gestão. Conceitos fundamentais. Tipologia e especificidades das empresas agrícolas.
- Estrutura da Empresa agrícola: Capital da empresa e trabalho: definição e classificação, custos associados à utilização do capital, casos específicos - equipamento, terra e animais. Custos associados à utilização do trabalho. Empresário: definição e relações com a gestão; principais etapas de decisão do gestor.
- Os Resultados da Empresa: O saldo de tesouraria. Os resultados económicos.
- Apuramentos de resultados e elaboração de orçamentos. Orçamentos parciais de atividades. Orçamento global de exploração.
- Planeamento da Empresa no Curto Prazo com base nos orçamentos.
A formulação dos objetivos gerais da unidade curricular teve em consideração os dados e informações a transmitir pelos conteúdos programáticos, assim como o seu grau de importância e a sua relevância, perante contextos cada vez mais exigentes para quem tem de proceder à planificação e execução das atividades a praticar no âmbito de uma empresa agrária.
Assim sendo, privilegiou-se um conteúdo que respeita a análise do processo, desde a atual gestão e sua justificação, até à demonstração das alternativas que melhores resultados económicos podem apresentar.
E porque a gestão da empresa agrária não se esgota nos modelos e análises existentes, também se faz referência a outras variáveis, como as actuais ferramentas de gestão e do empresário que melhorem a eficiência da empresa agrária.
A metodologia de ensino congrega os métodos afirmativo (expositivo e demonstrativo), interrogativo e ativo, assentes nos domínios cognitivos, afetivos e, por necessidade de processos executivos em simulação real, o psico-motor ou manipulativo.
A avaliação está dividida em duas componentes: dois testes escritos individuais (com um peso de 50%). Estarão subjacentes critérios de qualidade, de quantidade, de tempo e de precisão na sua avaliação. É preciso obter uma classificação mínima de 8 (oito) valores, em cada uma das provas , e no conjunto das provas de avaliação , a classificação média de 10 (dez) valores, para dispensa de exame.
As questões relacionadas com a gestão de empresa impõe hoje uma abordagem muito equilibrada entre os diferentes saberes que julgamos ser preciso dominar ou ter algum conhecimento para se poder, por um lado, instruir com ciência, mas por outro, deixar aberta a porta, de se saber executar com eficiência e rigor as funções da gestão. Para a primeira abordagem descrita, o método afirmativo expositivo torna-se base, pois permite a apresentação de determinados temas, como os conceitos e as questões legais. Quanto ao método afirmativo demonstrativo promove a demonstração e explicação de acções e/ou aplicações muito relevantes para a percepção e incentivo para os problemas.
O método interrogativo revela-se proeminente para a descoberta de resultados, desejados ou a esperar, enquadrando os conhecimentos que entretanto já foram adquiridos, facilitando a assimilação de conhecimentos. Este permite a construção de quadros conceptuais e de cenários de forma incremental, onde cada resultado é facilmente justificado e muito aplicado para os condicionalismos empresariais existentes e a intervir.
Já o método activo reveste-se de culminar importância, uma vez que está assente num consciente interesse para se vivenciarem, sempre que possível, situações o mais próximo possível da realidade e prever os distintos comportamentos de todas as variáveis envolvidas. Este método impõe grande capacidade de criatividade e iniciativa, de motivação e de autonomia, de todos, em contexto de ensino, aumentando o grau de socialização e de domínio dos conhecimentos.
Avillez, F. et al (2005): Formação Global em Gestão Agrícola. FZ AgroGestão. Lisboa.
Barros, H.; Estácio, F. (1972): Economia da Empresa Agrícola. Universidade de Luanda.
Brown, Maxwell (1979): Farm Budgets from Farm Income Analysis to Agricultural Project Analysis. The World Bank, USA.
GPP/MAFDR/CPLP/FAO (2019): A Memória e os Tempos. Lisboa
GPP (2011): Evolução da Tipologia Comunitária das Explorações Agrícolas. Lisboa.
GPPAA (2003): Portugal Rural: territórios e dinâmicas. Lisboa.
GPPAA (2003): Atlas Rural. Lisboa.