• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TZOO1102
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Anatomia

Código: TZOO1102    Sigla: ANAT
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TZOO 46 Despacho n.º 8233/2018 de 21/08 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TZOO_1_A

Teórico-Práticas: 32,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
António José Faria Raimundo - ESA   1,33
Sofia Varela Van Harten - ESA   0,80
Verónica Maria Piedade Duarte Ribeiro - ESA   1,87

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António José Faria Raimundo - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Ao concluir a unidade curricular, o estudante deve demonstrar: 

Conhecimentos abrangentes da anatomia interna e externa, macroscópica e microscópica, dos animais domésticos.
Conhecimentos especializados da anatomia dos sistemas cardiorrespiratório, músculo-esquelético, digestivo e reprodutor.
Conhecimento e compreensão de aplicações práticas da anatomia nas áreas da saúde e bem-estar, nutrição e alimentação, reprodução e tecnologia da carne.
Capacidade de identificar as regiões e acidentes do exterior dos animais e utilizá-los como referência para localizar estruturas anatómicas internas.
Capacidade de relacionar a morfologia e o hábito externo dos animais com aptidões funcionais, estado hígido e estado fisiológico, para efeitos de avaliação e maneio.
Capacidade de identificar órgãos e peças de talho, e os componentes anatómicos das mesmas peças, das principais espécies pecuárias.

Conteúdos programáticos

1. Anatomia: Definição.1.1. Inter-relação dos vários sistemas e aparelhos. 1.2. Planos anatómicos e sua aplicação às estruturas do animal. 1.3 Regiões exteriores e respetivas bases anatómicas. 2. Sistema ósseo 3. Sistema esquelético 4. Sistema muscular.  5. Sistema nervoso. 6. Sistema urinário. 7. Sistema cardiovascular. 8. Sistema respiratório. 9. Sistema digestivo dos ruminantes e dos não ruminantes. 10. Sistema reprodutor do macho e da fêmea. 11. Glândula mamária. 12. Sistema endócrino.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos irão permitir que os estudantes adquiram conhecimentos sobre os principais sistemas e aparelhos do organismo de espécies de interesse zootécnico, através da exposição das diferentes temáticas e da aplicação prática em esqueletos/ ossos e em modelos anatómicos de ave, bovino, suíno e equino, na observação de órgãos e de aparelhos reprodutores.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Ensino-aprendizagem: Aulas teórico-práticas, com exposição e demonstração.


Avaliação

Avaliação contínua: duas provas escritas (C1 e C2) sobre a totalidade dos conteúdos programáticos.
Condições para admissão a exame: inscrição na UC e presença em 75% das sessões de contacto.
Condições de dispensa, parcial ou total, a exame final: presença em 75% das aulas de contacto e obter um mínimo de 10 valores em cada uma das provas escritas.
Exame final: prova escrita, sobre a totalidade dos conteúdos programáticos, ou metade (dispensa parcial), aprovação: igual ou superior a 10 valores.

Nesta uc é aplicado, até ao máximo de 2 anos, o que consta no REGULAMENTO ACADÉMICO DAS ATIVIDADES LETIVAS E DE AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES DA ESAS: "Artigo 23.º, Avaliação final - Exames 7. Um estudante inscrito numa UC, mas não aprovado pode manter os resultados nas componentes definidas na FUC, até dois anos letivos consecutivos após a sua obtenção, nos moldes especificados no regime de avaliação da UC, devendo, para o efeito, informar o responsável da UC da sua opção, até 15 dias após o início do respetivo semestre."

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nas sessões de carácter teórico utilizar-se-á, preferencialmente, o método expositivo. Com essas sessões pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos teóricos sobre os principais constituintes e funcionamento do organismo animal através da exposição dos temas abordados. As atividades práticas, realizadas dentro e fora da sala de aula (modelos anatómicos; órgãos; esqueletos; exploração pecuária) assentarão, preferencialmente, no método demonstrativo, com o objetivo de que os alunos adquiram competências para o conhecimento do animal. Os testes escritos visam avaliar os conhecimentos. O trabalho visa avaliar as capacidades de aplicação dos conhecimentos, de recolha de informação e de comunicação.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Frandson, R.D.,Lee Wilke,W, Anna Dee Fails; Anatomy and Physiology of Farm Animals, Wiley-Blackwell, 2009. ISBN: ISBN-13: 978-0-8138-1394-3

Sisson, S.;The anatomy of the domestic animals, 2ª edição, W. B. Saunders Company, 1914 (reimpressão 1930) (Segunda edição de um clássico da Anatomia veterinária, do qual continuam a sair novas edições. Inserimos esta edição na bibliografia porque está disponível gratuitamente na internet, em https://archive.org/details/anatomyofdomesti00siss)

Observações