Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências relativas aos sistemas de produção animal tendo em vista a compreensão da sua multifuncionalidade. Desenvolvimento de capacidades de observação e manipulação de animais; execução das tarefas de maneio das principais produções pecuárias; integração em equipas de trabalho em explorações pecuárias.
Conteúdos programáticos
Ensino teórico-prático: 1. Breve caracterização da evolução do sector pecuário: a produção animal enquadrada na produção agrícola, a Política Agrária Comum (PAC), as Organizações Comuns de Mercado (OCM's) e a União Europeia (UE).
2. A agricultura no Ribatejo e Oeste. 3. Perspectiva da produção animal para o séc. XXI. 4. Estrutura e funcionamento dos principais tipos de unidades pecuárias: bovinicultura, ovinicultura, caprinicultura, equinicultura, suinicultura e avicultura.
Trabalho de Campo: Execução das diversas tarefas inerentes ao funcionamento da exploração pecuária das principais espécies de interesse zootécnico.
Orientação Tutória: 1. Coordenação e apoio às actividades inerentes ao funcionamento de exploração pecuária.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Abordagem integradora do funcionamento dos principais sistemas de produção animal das principais espécies de interesse zootécnico.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Sessões presenciais: sessões teórico-práticas com apresentação dos diversos sistemas de produção animal e respectivo funcionamento. Trabalho independente: pesquisa bibliográfica para elaboração de relatório de temática(s) abordada((s) com descrição do sistema de produção, análise crítica e apresentação de soluções alternativas.
Avaliação
- Assiduidade: é exigida o registo de presença em 75% das sessões de contacto; - Prova escrita (PE) - 2; - Admissão a exame final: Inscrição na unidade curricular. - Dispensa de exame final: Cumprimento da assiduidade e de (PE1+PE2)/2 >=10; PE1 e PE2 >=8; - Exame final: prova escrita - 1
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas sessões teóricas e práticas apresentam-se os conceitos fundamentais dos sistemas tradicionais de exploração das principais espécies de interesse zootécnico, visando o desenvolvimento de competências para a compreensão de procedimentos inerentes à exploração pecuária, em situações reais e no tecido empresarial.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
- Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) (2007). Recomendações de Bem-Estar Animal. - Carbó C.B. Zootecnia - Porcinicultura Intensiva e Extensiva, Producciones Cunicola e Avícolas Alternativas - Gomes, AL. (2005) - Textos sobre Bovinicultura. Policopiado, ESAS. - Gomes A.L. (2001). - Textos sobre Ovinos e Caprinos Policopiado, ESAS. - Pardal, P. (2016) Documentação diversa a disponibilizar pelo docente (diapositivos projectados); - H. Steinfeld, P. Garber, T. Wassenaar, V. Castel, M. Rosales e C. de Haan. Livestock's long shadow - Environmental Issues and Options. FAO. Roma 2006. - Trindade, C. (2006) A agricultura no Ribatejo e Oeste. Escola Superior Agrária de Santarém, 4 pp (não publicado); - Thomas Fields & Robert Taylor. An Introduction to Animal Science Scientific. Farm Animal Production. 2008. - www.agroportal.pt - www.ovinosecaprinos.com/