Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecimento sobre o funcionamento dos diferentes sistemas orgânicos das
espécies pecuárias de interesse zootécnico, de forma a percepcionar quaisquer
alterações de carácter fisiológico.
Conteúdos programáticos
1. Introdução. Inter-relação dos vários sistemas e aparelhos. 2. Homeostasia e sistemas tampão. 3.Termorregulação e stress térmico. 4. Endocrinologia. 5. Sangue e sistema cardiovascular. 6. Colheita de sangue e seu processamento laboratorial. 7. Osso. 8. Músculo. 9. Aparelho digestivo de animais não ruminantes e de animais ruminantes. 10. Sistema nervoso. 11. Aparelho urinário. 12. Aparelho reprodutor nos mamíferos e nas aves. 13. Gestação e parto. 14. Glândula mamária e lactação.15. Palpação transretal em vacas leiteiras: objectivos práticos. 16. Diagnóstico de gestação por ecografia.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objectivos da UC Fisiologia da Produção implicam a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências sobre o funcionamento do organismo animal. Tendo em conta os referidos objectivos, os conteúdos programáticos irão permitir que os alunos adquiram conhecimentos teóricos sobre os principais aspectos relacionados com a fisiologia dos principais sistemas orgânicos, através da exposição dos temas abordados, A componente teórico - prática irá permitir a execução de tarefas no âmbito da fisiologia animal tais como: colheitas de sangue e seu processamento laboratorial e realização de ecografias e de palpações transretais.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Ensino teórico-prático: Método expositivo,interrogativo e demonstrativo.
Avaliação
Avaliação contínua: Presença a 75% das aulas de contacto e provas escritas: duas
Condições de dispensa, parcial ou total, a exame final: Presença a 75% das aulas de contacto e obter um mínimo de 10 valores em cada uma das provas escritas.
Admissão a exame final: todos os estudantes inscritos na UC estão admitidos a exame final.
Exame final: uma prova escrita.
Em caso de não aprovação à UC, aplica-se o referido no ponto 7. do Artigo 16 do RAAL.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas sessões de carácter mais teórico utilizar-se-á, preferencialmente, o método expositivo. Com essas sessões pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos teóricos sobre os principais aspectos da fisiologia animal através da exposição dos temas abordados. Os testes escritos visam avaliar, preferencialmente, esses conhecimentos. As actividades teórico - práticas, realizadas fora da sala de aula (exploração pecuária) assentarão, preferencialmente, no método demonstrativo com o objectivo que os alunos adquiram competências para executar tarefas no âmbito da fisiologia dos animais de produção.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Frandson, R. D., Wilke, W, L., Fails, A. D. (2003) Anatomy and Physiology of Farm Animals. 6th ed..Blackwel Publishing, 481pp.
Reece, O. W. (2010) Functional Anatomy and Physiology of domestic animals. 4th ed.. Wiley-Blackwell, 577pp.