Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aprendizagem de conceitos básicos de microbiologia, parasitologia, imunologia, toxicologia e higiene que permitam o desenvolvimento e aplicação à prática de técnicas de maneio para incremento do bem-estar, das produções e da saúde dos animais.
Conteúdos programáticos
1. Microbiologia. Bactérias, fungos, vírus e priões. Resistência a antibióticos. Papel em biotecnologia. 2. Parasitologia. Morfologia e biologia dos parasitas com importância em Saúde Pública e produção animal. Helmintes, protozoários e ectoparasitas. Colheita, armazenamento e envio de diferentes amostras ao laboratório. Análises hematológicas e coprológicas. Material e técnicas laboratoriais em parasitologia. 3. Imunologia. O sistema retículo-endotelial. Imunidade humoral e celular. Os anticorpos e a reação antigénio-anticorpo. A imunidade das superfícies e dos recém-nascidos. Mecanismos imunitários contra bactérias, vírus, fungos e parasitas. Imunoprofilaxia. Testes imunológicos. 4. Identificação e registo de animais. 5. Transmissão de doenças. 6. Noções de endemia, epidemia e pandemia. 7. Profilaxia médica e sanitária. 8. Animal são e animal doente. 9. Uso de medicamentos e de substâncias proibidas. 10. Poluição. Contaminação química e radiactiva. 12. Defesa do ambiente.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O conteúdo programático dá instrumentos para os estudantes perceberem a base teórica de uma série de técnicas de prevenção de doenças e de aumento das produções, bem como a aplicação dessas mesmas técnicas na prática, em diferentes situações.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Os estudantes têm aulas práticas, teórico-práticas e de laboratório
de microbiologia e de parasitologia, onde se familiarizam e se
sensibilizam para a existência e o papel destes organismos. Observação
dos diferentes grupos de parasitas. Classificação e observação das
espécies de parasitas mais importantes em Saúde Pública e produção
animal. Em aulas práticas de campo têm oportunidade de desparasitar e
vacinar animais. Os filmes apresentados e os power points transmitem
conhecimentos e são ponto de partida para discussões e o estudo da
solução de problemas.
Avaliação
A avaliação consiste em duas provas escritas, teórico-práticas, contribuindo cada com 50% da classificação final.
Admissão a exame final: São admitidos a exame final os estudantes inscritos. O exame consiste numa prova escrita, teórico-prática. Dispensa de exame final: Assistência a pelo menos 75% das sessões letivas. Média de dez valores nas provas escritas, com um mínimo de 9,5 valores em cada prova.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias aplicadas estimulam o interesse dos estudantes, promovem o debate, debruçam-se sobre study cases e permitem ao estudante praticar as técnicas de profilaxia médica e sanitária, com uma forte base teórica.
Estas técnicas de maneio e de profilaxia promovem o incremento do bem-estar, das produções e da saúde dos animais.
MERCK & CO., INC. (2016): The Merck Veterinary Manual, eleventh edition, MERCK & CO., INC., USA, 2945 pp MERIAL (2004): CD de Imunologia. PEREIRA, A.S. (1992): Higiene e Saúde Animal, Publicações Europa-América, Mem-Martins, 233 pp PEREIRA, A.S. (2022): Notas de Microbiologia e Imunologia, ESAS, Trabalho mimeografado, 37 pp TIZARD, I. R. (2017): Veterinary Immunology, tenth edition, W. B. Saunders Company, 482 pp