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Nutrição Animal

Código: TZOO1201    Sigla: NA
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TZOO 28 Despacho n.º 8233/2018 de 21/08 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TZOO_2_A

Teórico-Práticas: 36,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Carla Giselly de Souza - ESA   2,13
Fabiano Dahlke - ESA   1,33
Maria Inês Carvalho Martins Pimentel Carolino - ESAS   0,54

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fabiano Dahlke - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição, integração de conhecimentos e o desenvolvimento de competências sobre a avaliação dos alimentos para animais, a seleção dos mais adequados a cada espécie animal e a cada função zootécnica; avaliação das necessidades nutricionais dos animais.

Conteúdos programáticos

Ensino teórico-prático- TP: 1. Introdução. 2. Alimentos e Nutrientes. 2.1. Classificações e funções dos nutrientes. 2.2 Tipos de Alimentos. 3. Avaliação dos alimentos. 3.1. Análise laboratorial. 3.1.1. Colheita de amostras. 3.1.2 ¿ Esquema analítico Weende. 3.1.3. Esquema analítico van Soest. 3.2. Digestibilidade. 3.3. Energia. 4. Matérias-primas para alimentação animal. 5. Tabelas de valor nutritivo. 5.1. Necessidades nutricionais. 6. Ingestão voluntária e a sua previsão.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os principais objetivos são a aquisição, integração de conhecimentos e o desenvolvimento de competências sobre avaliação dos alimentos; necessidades nutricionais dos animais. Focam-se características biológicas e bioquímicas dos alimentos, relacionando-as com a avaliação laboratorial. O estudante deve saber o que pretende do laboratório e como utilizar os resultados; em seguida abordam-se outras metodologias de avaliação, estudam-se as necessidades nutricionais e a ingestão voluntária dos alimentos. Pretende-se que o estudante possa, assim, rentabilizar a utilização do laboratório, tabelas e equações de previsão, de modo a poder fazer a seleção mais adequada a cada espécie animal e a cada função zootécnica.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Ensino teórico-prático: métodos expositivo, ilustrativo, demonstrativo e interrogativo. Avaliação: Provas escritas - duas. Apresentação de seminário - uma. Fórmula de classificação: 0,8 x média das provas escritas + 0,2 x seminário. Condições de dispensa parcial ou total, de exame final: obter um mínimo de 10 valores em cada uma das provas escritas. Exame final: prova escrita - uma.


Avaliação

Avaliação: Provas escritas - duas. Apresentação de seminário - uma. Fórmula de classificação: 0,8 x média das provas escritas + 0,2 x seminário. Condições de dispensa parcial ou total, de exame final: obter um mínimo de 10 valores em cada uma das provas escritas. Exame final: prova escrita - uma.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nas sessões teórico-práticas expõem-se os temas com apoio em apresentações PowerPoint, ilustrando a exposição com exemplos de aplicação prática e interrogando o estudante; o estudante realiza fichas de questões e/ou de exercícios de aplicação dos conhecimentos, tais como interpretação e tratamento de resultados analíticos, artigos científicos, consulta de tabelas de composição química e valor nutricional e de tabelas de necessidades nutricionais, aplicação de equações de previsão da digestibilidade, de energia, de necessidades, de ingestão, entre outras.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Kellems, O. R.; Church, D. C. (2010) Livestock feeds & feeding, 6th ed., Prentice-Hall Inc., USA.
McDonald, P.; Edwards, R. A.; Greenhalgh, J. F. D.; Morgan C. A. (2011) Animal Nutrition, 7th ed., Pearson Education Limited / Prentice Hall, UK, 665pp.
Moughan, P. J.; Hendriks, W. H. (2018) Feed avaluation science, Wageningen:Academic Publishers, The Netherlands.
Pond, W. G.; Church, D. C.; Pond, K. R.; Schoknecht, P. A. (2005) Basic Animal Nutrition and Feeding, 5th ed., USA.
Webgrafia:
http://www.allaboutfeed.net
http://www.etsia.upm.es/fedna
http://www.feedipedia.org

Observações