• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TZOO1202
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Reprodução

Código: TZOO1202    Sigla: REP
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TZOO 22 Despacho n.º 8233/2018 de 21/08 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TZOO_2_A

Teórico-Práticas: 12,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Helena Isabel Canejo Lalanda Ribeiro - ESA   2,40
José Ricardo Dias Bexiga - ESAS   1,60

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Isabel Canejo Lalanda Ribeiro - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Integração e desenvolvimento prático dos conhecimentos e competências necessários para o maneio reprodutivo nas espécies animais de interesse zootécnico.

Conteúdos programáticos

1. Ciclo éstrico nas espécies bovina, ovina, caprina, suína, cunícola e equina. 2.Reprodução bovina: 2.1 detecção de cios. 2.2 controlo farmacológico do ciclo éstrico.2.3 Diagnóstico de gestação. 3. Reprodução ovina e caprina: 3.1 sazonalidade. 3.2 método natural e métodos hormonais de indução e sincronização do cio e ovulação. 4. Reprodução suína: 4.1 detecção de cios. 4.2 métodos naturais e hormonais de indução e sincronização do cio e ovulação. 4.3 diagnóstico de gestação. 5. Reprodução cunícola: 5.1 actividade sexual. 5.2 métodos naturais e método hormonal de indução do cio e da ovulação. 6. Reprodução equina: 6.1 sazonalidade. 6.2 detecção de cios. 6.3 cobrição natural e inseminação artificial. 6.4 Indução e sincronização do estro e da ovulação. 6.5 Transferência de embriões. 6.6 diagnóstico de gestação. 7. Atividades práticas: diagnósticos de gestação na vaca, ovelha e porca; inseminação artificial de vacas e porcas. 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objectivos da UC Reprodução implicam a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências sobre as técnicas de maneio reprodutivo nas espécies de interesse zootécnico. Tendo em conta os referidos objectivos, os conteúdos programáticos irão permitir que os alunos adquiram conhecimentos teóricos sobre os principais aspectos relacionados com os ciclos reprodutivos, através da exposição dos temas abordados, A componente teórico - prática irá permitir a execução de tarefas no âmbito da aplicação de técnicas reprodutivas.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Ensino Teórico - Prático - Método expositivo e método colaborativo com ênfase em várias modalidades de trabalho de grupo e reverse classroom. Ensino Prático com ênfase em actividades realizadas pelos alunos após demonstração pelo docente. 


Avaliação

Avaliação contínua: realização de uma prova escrita intermédia e de um trabalho final individual com resolução de problema reprodutivo, apresentado na 15ª semana lectiva.
Admissão a exame : Estar inscrito na UC.
Condições de dispensa a exame final:
1 - Presença a 75% das aulas de contacto;
2 - Classificação em cada um dos elementos de avaliação maior ou igual a 10 valores.
A classificação final corresponde à média aritmética dos resultados dos elementos de avaliação e deverá ser maior ou igual a 10 valores. Com dispensa parcial.
Exame final : uma prova escrita. Aprovação com classificação maior ou igual a 10 valores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nas sessões de carácter mais teórico utilizar-se-ão o método colaborativo e o método expositivo. Com essas sessões pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos teóricos sobre os principais aspectos relacionados com as características dos ciclos e técnicas reprodutivas, através da exposição dos temas abordados. Os elementos de avaliação visam avaliar, preferencialmente, esses conhecimentos. As actividades práticas realizadas fora da sala de aula (exploração pecuária e laboratório de tecnologia do sémen) irão promover a aquisição de competências por parte dos alunos para executar tarefas no âmbito da aplicação de técnicas de controlo reprodutivo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Ball, P.J.H., Peters, A.R. (2004) - Ball, P.J.H., Peters, A.R. (2004) - Reproduction in cattle. Blackwell Publishing.242 pp.
Davies Morel,M.C.G. (2003) -  Equine Reproductive Physiology, Breeding and Stud ;Management. Cabi Publishing.374 pp.
Massimiliano Elli (2005) - Manual de reproducción en ganado vacuno. Servet Editorial.178 pp.
Noakes, D.E., Parkinson, T.J., England, G.C.W. (2005) -  Arthur's Veterinary Reproduction and Obstetrics.Saunders.868 pp.
Youngquist, R.S., Threlfall, W.R. (2007) -  Large Animal Theriogenology. Saunders.1032 pp.

Observações