• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TZOO1204
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Avicultura

Código: TZOO1204    Sigla: AVI
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TZOO 22 Despacho n.º 8233/2018 de 21/08 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TZOO_2_A

Teórico-Práticas: 24,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Fabiano Dahlke - ESA   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fabiano Dahlke - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Entender a evolução do sector avícola e dos principais aspectos que definem a situação actual
Conhecer a situação actual do sector (produção e consumo) e sua possível evolução a curto prazo.
Acompanhamento e execução de tarefas de maneio e gestão técnica de explorações avícolas, nas funções de reprodução, higiene e sanidade, alimentação, conforto e bem-estar animal.

Conteúdos programáticos

Importância da produção avícola
Esquema global da produção
Princípios básicos da exploração avícola
Instalações e alojamentos avícolas
Reprodutoras (i) fase de cría e recria (ii) fase de postura
Incubacão do ovo fértil
Produção de broilers
Produção de ovos de consumo. Ovo de consumo. Estrutura. Composicão e qualidade


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Abordagem integradora do funcionamento dos principais sistemas de produção de aves e ovos com a qualidade dos diversos produtos que se obtêm e o seu impacto ambiental.

Há uma dupla focagem: na exploração, para a compreensão da estrutura e funcionamento do conjunto, e nas tarefas práticas, para habilitar à sua execução.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Sessões presenciais: sessões teóricas, teórico-práticas e visitas de estudo com apresentação dos diversos sistemas de produção avícola e respetivo funcionamento.
Trabalho independente: elaboração de relatório de acompanhamento do maneio do bando com análise crítica dos resultados técnicos ou análise de artigos técnicos.
Avaliação:
Avaliação contínua - obrigatoriedade de presença em 75% das sessões de contacto
Provas escritas - 2
Relatório (trabalho escrito com apresentação oral) - 1;
- Dispensa de exame final: Obtenção de um mínimo de 10 valores nos parâmetros definidos na fórmula de dispensa de exame;
Fórmula de dispensa de exame: : 0,6 (PE) + 0,4 (relatório e apresentação).
A classificação de cada uma destas avaliações deverá ser - 10.
- Exame final -qualquer aluno está admitido a exame final.
prova escrita - 1


Avaliação

Avaliação:
Avaliação contínua - obrigatoriedade de presença em 75% das sessões de contacto
Provas escritas - 2
Relatório (trabalho escrito com apresentação oral) - 1;
- Dispensa de exame final: Obtenção de um mínimo de 10 valores nos parâmetros definidos na fórmula de dispensa de exame;
Fórmula de dispensa de exame: : 0,6 (PE) + 0,4 (relatório e apresentação).
A classificação de cada uma destas avaliações deverá ser - 10.
- Exame final -qualquer aluno está admitido a exame final.
prova escrita - 1

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nas sessões teóricas apresentam-se os conceitos fundamentais dos sistemas tradicionais das explorações avícolas. As sessões teorico-práticas e visitas de estudo visam o desenvolvimento de competências para a compreensão de procedimentos inerentes à exploração pecuária, em situações reais e no tecido empresarial. O trabalho independente, permitirá a consolidação de conhecimentos das matérias leccionadas, bem como a preparação do estudante para a apresentação e discussão do trabalho.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Llobet; A. Castello (2009) Bioseguridade en Avicultura. Real Escuela de Avicultura
Llobet; A. Castello (2010) Producción de Huevos. Real Escuela de Avicultura
Llobet; A. Castello; Benet, R.C. (2002) Produccion de carne de pollo . Real Escuela de Avicultura
Abad, J.C.;Llobet, J.A. Castello (2003) Reproduccion e Incubaccion en Avicultura. Real Escuela de Avicultura.
Mar, Maria del; Suñé, B.; Valls, J. B. (2006) Higiene y Patologia Aviar. Real Escuela de Avicultura
Carbó, C.B. (1984) El pollo de carne . Ed. Mundi-Prensa
Jornadas profesionales de Avicultura Cordoba 2009 : Producción de huevos; Producción de carne; Patologia
Revista Selecciones Avícolas (Mensal)
Revista Aves e Ovos -  FEPASA (Bimestral)

Observações