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Gestão de Pessoas

Código: TZOO1205    Sigla: GP
Área Científica: Metalurgia e Metalomecânica

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Gestão e Marketing e Economia e Desenvolvimento (GMED)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TZOO 25 Despacho n.º 8233/2018 de 21/08 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TZOO_2_A

Teórico-Práticas: 40,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Maria Adelaide Mota Oliveira - ESA   2,67
Maria Paula de Sousa Ferreira da Silva Marinho Pinto - ESA   1,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Adelaide Mota Oliveira - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O objetivo desta unidade curricular é promover a criação de competências que permitam aos estudantes resolver alguns dos problemas relacionados com a gestão de pessoas com que se depararão no desenvolvimento da sua atividade profissional. Para tal, pretende-se que o estudante compreenda o comportamento dos indivíduos e grupos em contexto organizacional, se familiarize com as atividades da função recursos humanos, compreenda o impacte da gestão de pessoas no desempenho individual e da organização e compreenda a importância da inteligência emocional no âmbito da gestão de pessoas.

Conteúdos programáticos

A importância das pessoas na organização.
Motivação: principais teorias, implicações na satisfação e desempenho.
Liderança: estilos de liderança e suas implicações na satisfação e desempenho.
Grupos e equipas: principais fatores e práticas que influenciam a satisfação e desempenho dos grupos,
Comunicação: formal e informal, funções, tipos de comunicação, barreiras à comunicação, comunicação organizacional, ética na comunicação.
Inteligência emocional: emoções negativas e positivas, as emoções negativas como indicadores do nosso estado interior e das mudanças necessárias, equilibrar emoções, o "contágio" emocional no local de trabalho, a importância dos objetivos pessoais. Modelo SMART para definição de objetivos.
Recrutamento, seleção, contratação e acolhimento: técnicas de recrutamento e de seleção (CV, entrevistas, ...), contrato de trabalho, prestação de serviços.
Avaliação de desempenho: função, técnicas e sua interligação com a remuneração e as necessidades de formação.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Ensino-aprendizagem: As sessões da unidade curricular têm carácter teórico-prático. A metodologia de ensino é essencialmente expositiva, maioritariamente de carácter informal para facilitar a participação dos estudantes, sendo estes solicitados e encorajados a participar ativamente.


Avaliação

Avaliação contínua: 2 testes escritos (C1, C2) e 1 trabalho de grupo (C3) realizado ao longo de 3 ou 4 aulas.
Condições de admissão a exame: estar inscrito na unidade curricular.
Condições de dispensa de exame:
- participação em 75% das sessões de contacto
- dispensa total: 0,45C1+0,45C2+0,1C3 >= 10; C1 e C2 >= 8 e C3 >= 10
- dispensa parcial: 0,45C1+0,45C2+0,1C3 < 10; C1 >= 10 ou C2 >= 10 ou C3 >= 10
Exame final: teste escrito.
Classificação mínima para aprovação: 10

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Câmara, P.B., Guerra, P.B. e Rodrigues, J.V. (2013). Humanator XXI - RH e Sucesso Empresarial (6ª ed.). Publicações Dom Quixote.
Chiavenato, I. (2005). Comportamento Organizacional - A Dinâmica do Sucesso das Organizações (2ª ed.). Elsevier.
Rego, A.; Cunha, M. P.; Gomes, J.; Cunha, R.C.; Cabral-Cardoso, C. & Marques, C. (2015). Manual de gestão de pessoas e do capital humano (3ª ed.). Edições Sílabo, Lda.
Cunha, M. P.; Rego, A.; Cunha, R.C., Cabral-Cardoso, C. & Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. (8ª ed). Editora RH.
Donnelly, J., Gibson, J. e Ivancevich, J. (2000). Administração: princípios de gestão empresarial (10ª ed.). McGraw-Hill de Portugal.
Locke, E. & Latham, G. (2004). What should we do about motivation Theory? Six recommendations for the twenty-first century. Academy of Management Review, 29(3), 388-403.
Robbins, S. e Coulter, M. (2014). Management (12th ed.). Pearson Education Limited.