Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Integração e aplicação dos conhecimentos, aptidões e atitudes adquiridos na formação geral e científica e na formação
técnica. Aquisição de novas competências em contexto de trabalho.
Conteúdos programáticos
Adaptação à organização da empresa/entidade, integração na equipa de trabalho bem como às diferentes técnicas relacionadas com o seu perfil profissional. Realização e concretização do plano de estágio. Execução das tarefas com autonomia e demonstração da capacidade de integração prática dos conhecimentos adquiridos durante o processo de adaptação ao contexto de trabalho.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Escolha da entidade de acolhimento: uma que já tenha protocolo de colaboração com o IPSantarém para a formação em contexto de trabalho do curso (Mod.215.R01-13-06-2019), ou uma nova, proposta pelo estudante ao responsável pela UC Estágio. Este tomará as providências necessárias para a assinatura de novo protocolo. Assinatura do protocolo de estágio (Mod.265.R00-26-11-2019) pelo diretor da ESAS, por representante da entidade de acolhimento e pelo estudante. Exige assinatura prévia de protocolo acima referido. Planificação do estágio, pelo estudante e orientadores interno e externo, segundo o formulário (Mod.263.R00-26-11-2019). Realização da parte prática do estágio, de acordo com a planificação e confirmada pelo registo de presenças (Mod.264.R00-26-11-2019) e pela Ficha de avaliação externa (Mod.261.R00-26-11-2019). Elaboração do relatório de estágio. Apresentação e discussão do relatório de estágio. Classificação final, registada na Ficha de avaliação global (Mod.262.R00-26-11-2019).
Avaliação
A avaliação consta de uma apresentação oral com discussão do relatório elaborado.
A classificação final é obtida com a seguinte fórmula: (nota do orientador externo * 0,5 + nota da apresentação oral * 0,5).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bibliografia específica de cada estágio, conforme recomendações dos orientadores e pesquisa orientada do estudante.