Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Identificar os direitos e deveres do cidadão numa perspetiva de cidadania ativa Reconhecer os princípios organizacionais dos serviços sociais e de saúde em Portugal Identificar os recursos comunitários de âmbito regional e nacional
Conteúdos programáticos
Cidadania ativa Direitos e deveres do cidadão Mecanismos legislativos de proteção da pessoa na sociedade Perspetiva organizacional dos contextos de saúde e social Recursos comunitários Relações interinstitucionais e parcerias
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A saúde como um direito universal e o exercício de uma cidadania ativa constituem-se nos pontos de partida para a compreensão dos princípios subjacentes aos serviços de saúde e sociais, a forma como se organizam e a identificação dos diversos níveis de prestação de cuidados de saúde e sociais.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Estratégia de abordagem centrada na aprendizagem dos estudantes, recorrendo à metodologia expositiva-interativa promotora da capacidade de reflexão e análise, com recurso a apresentações em powerpoint, visita a sites de referência e visualização de documentários. Privilegiar-se-á ainda a leitura e análise de documentos. A pesquisa, leitura e análise de documentos complementares preconizam-se enquanto estratégias relevantes no âmbito do trabalho autónomo do estudante.
Avaliação
A avaliação da unidade curricular, de processo e resultados, é operacionalizada pelo desenvolvimento de um trabalho em grupo apresentado em PowerPoint num seminário e um teste escrito, com a seguinte ponderação: - 85% trabalhos produzidos (60 % - trabalho de grupo; 40% - teste individual escrito); - 15 % - participação individual.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Com o método expositivo-interativo pretende-se que os estudantes assimilem os conteúdos estruturantes da unidade curricular, os quais, a par com os resultados das pesquisas, leitura e análise de documentos referência, se constituirão como fundamentos para o desenvolvimento das competências necessárias. Participando ativamente e responsabilizando-se pelo seu processo de aprendizagem, os estudantes desenvolverão capacidades de análise e síntese bem como, pelo confronto de ideias no âmbito dos trabalhos em grupo, o desenvolvimento de habilidades interpessoais. Os momentos de orientação tutória permitirão a monitorização das aprendizagens dos estudantes.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Legislação relativa à organização dos serviços de saúde e sociais em Portugal. Serapioni, M. (2014). Os desafios da participação e da cidadania nos sistemas de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 19(12), 4829-4839. https://doi.org/10.1590/1413-812320141912.02292013 Albuquerque, C., & Luz, H. A. (Coords.). (2016). Políticas Sociais em Tempos de Crise. Perspetivas, Tendências e Questões Críticas. PACTOR - Edições Sociais, Forenses e da Educação. Entidade Reguladora da Saúde (2021). Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. https://ers.pt/media/qtslzm4r/direitos-e-deveres-dos-utentes-dos-servi%C3%A7os-de-sa%C3%BAde.pdf OECD/European Observatory on Health Systems and Policies. (2023). Portugal: Perfil de Saúde do País 2023. https://www.oecd.org/pt/publications/portugal-perfil-de-saude-do-pais-2023_6be7d83c-pt.html