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Fundamentos de Comunicação em Saúde

Código: TeSPS-002    Sigla: TeSPS-FC
Área Científica: Saúde

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TeSPSS 11 TeSP em Secretariado em Saúde 3

Horas Efetivamente Lecionadas

3ºTESPSS

Ensino Teórico: 25,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Elisabete Maria Cordeiro Vitorino Dias Fragoso   0,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Elisabete Maria Cordeiro Vitorino Dias Fragoso Responsável
Maria Clara Martins Cunha André - ESSAUDE Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver conhecimentos que permitam estabelecer uma comunicação adequada com as pessoas em diferentes situações.
Adquirir conhecimentos conducentes ao estabelecimento de relação interpessoal eficaz.
Reconhecer a importância da comunicação nas interações sociais.

Conteúdos programáticos

Elementos básicos da comunicação.
Funções da comunicação.
Comportamentos comunicacionais.
Tipos de comunicação.
Comunicação em saúde.
A importância da comunicação no estabelecimento de relação interpessoal.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os aspetos mais gerais da comunicação e a sua importância para o estabelecimento de uma relação interpessoal adequada e eficaz são fundamentais para o estabelecimento de uma relação interpessoal em que seja dada resposta às necessidades efetivas de cada pessoa. Para que se torne efetiva a adequação da relação estabelecida às situações concretas vivenciadas pela pessoa é fundamental o aprofundamento de estratégias que garantam uma observação eficaz, uma capacidade de desenvolver adequadamente a entrevista e que que sejam promotoras do trabalho de equipa.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Metodologias/estratégias: Métodos expositivo e interativo, leitura e análise de textos, Pesquisa bibliográfica orientada sobre temas no âmbito dos conteúdos da UC, com elaboração de trabalho de grupo com apresentação oral. 
A componente autónoma da unidade curricular será realizada com recurso a pesquisa bibliográfica e leituras complementares recomendadas pela docente. 



Avaliação

Avaliação com recurso a elaboração de um trabalho em grupo (50 % apresentação oral, 50% trabalho escrito).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Na abordagem desta unidade curricular prevê­-se o recurso ao método expositivo e interativo que irá permitir ao estudante um acesso direto a conhecimentos fundamentais. Com o desenvolvimento de pesquisa orientada e de um trabalho de grupo pretende-se não só promover o aprofundamento de conhecimentos como também o desenvolvimento de habilidades comunicacionais.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

CEPRA (2007). Comunicação e relações interpessoais. Lisboa: CEPRA.
Estanqueiro, A. (2007). Saber lidar com as pessoas: princípios da comunicação interpessoal. (14ª ed.). Barcarena: Editorial Presença.
Fachada, M. O. (2003). Psicologia das relações interpessoais. (6ª ed.). Lisboa: Edição Rumo.
Joisen, M. (2003). Técnicas de comunicação interpessoal. Lisboa: Bertrand.
Monserrat, X. (2006). Como motivar. Porto: ASA.
Neves, A. (2002). Motivação para o trabalho. Lisboa: RH Editora.
Rego, A. (2007). Comunicação pessoal e organizacional. Lisboa: Sílabo.