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Língua Inglesa

Código: TeSPS-003    Sigla: TeSPS-LI
Área Científica: Língua e Literaturas Estrangeiras

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TeSPSS 12 TeSP em Secretariado em Saúde 5

Horas Efetivamente Lecionadas

3ºTESPSS

Ensino Teórico: 42,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 3,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 3,33
Susana Isabel Costa Cabral Nunes   3,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Isabel Costa Cabral Nunes Responsável
Maria Clara Martins Cunha André - ESSAUDE Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver conhecimentos abrangentes da língua inglesa, mobilizando adequadamente vocabulário relacionado com a área da saúde
Adquirir conhecimentos abrangentes em língua inglesa com ou sem recurso às tecnologias de informação e comunicação
Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação na diversidade de situações e contextos
Demonstrar capacidades de organização e processamento da informação em saúde
Interagir com eficácia em inglês, mobilizando léxico específico do mundo profissional, tanto em discursos escritos como orais, integrando as seguintes capacidades:
Compreensão oral: Identificar e reconhecer o sentido de mensagens
Compreensão escrita: Ler e inferir o sentido de textos variados
Produção oral: Interagir com eficácia presencialmente ou por telefone, pedindo e dando informação, conselhos, fazendo sugestões, narrando acontecimentos passados, presentes e futuros
Produção escrita: Reconhecer mensagens em e-mail e cartas e elaborar respostas adequadas de modo estruturado

Conteúdos programáticos

Léxico, morfologia e sintaxe (nível B1 do QECRL)
Vocabulário relacionado com a área de atendimento em Saúde
Regras e funcionamento da língua e vocabulário específico para a área de interesse:
Funções da linguagem: 

Perguntar sobre informação pessoal
Analisar informação; Falar sobre rotinas/ tarefas diárias
Referir eventos presentes, passados e futuros
Identificar departamentos hospitalares
Distinguir diferentes tipos de profissões
Dar direções

Componente Gramatical:
Tempos verbais (Present Simple, Continuous, and Perfect; Past Simple, Continuous, and Perfect and Future Simple)
Formas verbais (Infinitive and Gerund)
Artigos definidos e indefinidos
Preposições (de Tempo; Lugar; Movimento)
Forma interrogativa
Pronomes interrogativos
Conjunções

Produção e análise de diferentes tipos de texto: e-mails; cartas; diálogos
Utilização da língua na oralidade, consoante o contexto e grau de formalidade
Seleção de informação pertinente das várias fontes do discurso escrito e oral

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nesta unidade curricular pretende-se levar os alunos a tomar consciência acerca da relevância de termos específicos em inglês no âmbito do seu percurso profissional futuro, enquadrados na sua área de estudos. Desta forma, os conteúdos programáticos organizam-se em torno do desenvolvimento das competências linguísticas e adequação das mesmas a contextos e a interlocutores específicos, mobilizando adequadamente vocabulário na língua inglesa relacionado com a área da saúde, utilizando-o em diversos registos de comunicação, tanto oral como escrita.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O ensino será baseado em tarefas por forma a capacitar o aluno para a utilização da língua em situações comunicativas diversas. É dado destaque ao método participativo e ativo, envolvendo a realização de exercícios práticos, que permitem um desenvolvimento das competências orais, de compreensão e produção escritas.
A componente autónoma deverá ser realizada pelo estudante, ao longo do decorrer de toda a unidade curricular, através de pesquisa bibliográfica e leituras complementares acerca dos conteúdos abordados, considerando as suas necessidades individuais de desenvolvimento de competências e visando o cumprimento de todos os objetivos pedagógicos.

A avaliação consistirá na realização de um teste escrito individual (40%) e na participação nas aulas e na plataforma Moodle: participação individual (20%) e participação em grupo (40%), ambas a distribuir equitativamente pelas componentes escrita e oral.


Avaliação

A avaliação consistirá na realização de um teste escrito individual (40%) e na participação nas aulas e na plataforma Moodle: participação individual (20%) e participação em grupo (40%), ambas a distribuir equitativamente pelas componentes escrita e oral.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

No que concerne às aulas teóricas, a docente faz o enquadramento concetual das matérias, orientando o trabalho individual e de pequeno grupo. Nas aulas teórico-práticas prevê-se a realização de exercícios práticos com base em tópicos de natureza teórica e questionários (escritos e orais) sobre aspetos diversos da língua-alvo. Estão igualmente previstos exercícios linguísticos de comunicação, em que os alunos irão simular situações reais no mundo profissional, por forma a estimular a comunicação em inglês.
O tratamento dos conteúdos explora um conjunto diversificado de textos adaptados às competências gerais e comunicativas mais diretamente relacionadas com a língua que se pretende desenvolver em futuros profissionais de secretariado clínico.
O trabalho em pequeno grupo estimulará a partilha de conhecimentos sobre a língua estrangeira para além de desenvolver as competências interpessoais.
Com estas estratégias, pretende-se que o estudante adquira capacidades para analisar e intervir em situações relacionadas com a sua prática académica e profissional.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Cardoso, R. M. C.; Lameiras, M. T. S.; Wilson, J. M. (2007). Manual de Correspondência: Inglês-Português. Almedina.
Dicionário Editora de Inglês-Português (2011). Porto Editora.
Dicionário de Português-Inglês (2011). Porto Editora.
Murphy, R (2012) English Grammar in Use: Intermediate. CUP.
Meed, J. & Rossetti, A. (2012). Functional Skills English in Context - Health & Social Care Workbook Entry3 - Level 2. Nelson Thornes.
Biber, D. et al (1999). Grammar of Spoken and Written English. Longman.
Evans, V; Dooley, J; Tran, T.M,, MD (2012). Career Paths Medical. Express Publishing
Grice, T. (2011).Oxford English for Careers Nursing 1 Practice File. Oxford University Press