Código: | TeSPS-003 | Sigla: | TeSPS-LI | |
Área Científica: | Língua e Literaturas Estrangeiras |
Área de Ensino: | 1º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TeSPSS | 12 | TeSP em Secretariado em Saúde | 1º | 5 |
Ensino Teórico: | 42,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Desenvolver conhecimentos abrangentes da língua inglesa, mobilizando adequadamente vocabulário relacionado com a área da saúde
Adquirir conhecimentos abrangentes em língua inglesa com ou sem recurso às tecnologias de informação e comunicação
Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação na diversidade de situações e contextos
Demonstrar capacidades de organização e processamento da informação em saúde
Interagir com eficácia em inglês, mobilizando léxico específico do mundo profissional, tanto em discursos escritos como orais, integrando as seguintes capacidades:
Compreensão oral: Identificar e reconhecer o sentido de mensagens
Compreensão escrita: Ler e inferir o sentido de textos variados
Produção oral: Interagir com eficácia presencialmente ou por telefone, pedindo e dando informação, conselhos, fazendo sugestões, narrando acontecimentos passados, presentes e futuros
Produção escrita: Reconhecer mensagens em e-mail e cartas e elaborar respostas adequadas de modo estruturado
Léxico, morfologia e sintaxe (nível B1 do QECRL)
Vocabulário relacionado com a área de atendimento em Saúde
Regras e funcionamento da língua e vocabulário específico para a área de interesse:
Funções da linguagem:
Nesta unidade curricular pretende-se levar os alunos a tomar consciência acerca da relevância de termos específicos em inglês no âmbito do seu percurso profissional futuro, enquadrados na sua área de estudos. Desta forma, os conteúdos programáticos organizam-se em torno do desenvolvimento das competências linguísticas e adequação das mesmas a contextos e a interlocutores específicos, mobilizando adequadamente vocabulário na língua inglesa relacionado com a área da saúde, utilizando-o em diversos registos de comunicação, tanto oral como escrita.
O ensino será baseado em tarefas por forma a capacitar o aluno para a utilização da língua em situações comunicativas diversas. É dado destaque ao método participativo e ativo, envolvendo a realização de exercícios práticos, que permitem um desenvolvimento das competências orais, de compreensão e produção escritas.
A componente autónoma deverá ser realizada pelo estudante, ao longo do decorrer de toda a unidade curricular, através de pesquisa bibliográfica e leituras complementares acerca dos conteúdos abordados, considerando as suas necessidades individuais de desenvolvimento de competências e visando o cumprimento de todos os objetivos pedagógicos.
A avaliação consistirá na realização de um teste escrito individual (40%) e na participação nas aulas e na plataforma Moodle: participação individual (20%) e participação em grupo (40%), ambas a distribuir equitativamente pelas componentes escrita e oral.
No que concerne às aulas teóricas, a docente faz o enquadramento concetual das matérias, orientando o trabalho individual e de pequeno grupo. Nas aulas teórico-práticas prevê-se a realização de exercícios práticos com base em tópicos de natureza teórica e questionários (escritos e orais) sobre aspetos diversos da língua-alvo. Estão igualmente previstos exercícios linguísticos de comunicação, em que os alunos irão simular situações reais no mundo profissional, por forma a estimular a comunicação em inglês.
O tratamento dos conteúdos explora um conjunto diversificado de textos adaptados às competências gerais e comunicativas mais diretamente relacionadas com a língua que se pretende desenvolver em futuros profissionais de secretariado clínico.
O trabalho em pequeno grupo estimulará a partilha de conhecimentos sobre a língua estrangeira para além de desenvolver as competências interpessoais.
Com estas estratégias, pretende-se que o estudante adquira capacidades para analisar e intervir em situações relacionadas com a sua prática académica e profissional.
Cardoso, R. M. C.; Lameiras, M. T. S.; Wilson, J. M. (2007). Manual de Correspondência: Inglês-Português. Almedina.
Dicionário Editora de Inglês-Português (2011). Porto Editora.
Dicionário de Português-Inglês (2011). Porto Editora.
Murphy, R (2012) English Grammar in Use: Intermediate. CUP.
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