Código: | TeSPS-004 | Sigla: | TeSPS-LF | |
Área Científica: | Língua e Literaturas Estrangeiras |
Área de Ensino: | 1º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TeSPSS | 12 | TeSP em Secretariado em Saúde | 1º | 5 |
Ensino Teórico: | 24,33 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Pretende-se que a/o estudante domine a língua francesa com a fluência e a correção necessárias para que lhe seja possível interagir no seu quotidiano e para que sirva de ferramenta para que se possa integrar no seu ambiente de trabalho. Para esse efeito, serão desenvolvidas estratégias que possibilitem a aquisição de vocabulário e estruturas gramaticais usadas em contextos comunicativos relacionados com a área do curso, e o desenvolvimento de competências linguísticas (compreensão, expressão oral e escrita). Deverá ser capaz de: - Compreender a informação veiculada por textos de tipologia diversa; - Selecionar informação relevante de acordo com indicações fornecidas; - Pedir e prestar informações, oralmente e por escrito, relacionadas com o curso; - Apresentar pontos de vista; - Receber e interagir com clientes e pessoal técnico; - Recolher e dar informações.
Serão abordados ou aprofundados os seguintes conteúdos:
1. Fonética
Os sons da língua francesa;
A pronúncia, a prosódia, a acentuação, a entoação e o ritmo;
Técnicas de expressão oral.
2. Morfologia e sintaxe:
A estrutura da frase;
A frase complexa;
O uso dos diferentes tipos de frases;
As formas do discurso;
Os pronomes interrogativos;
Os pronomes e adjetivos indefinidos;
As preposições;
O verbo (tempos verbais: formas e usos);
3. Conteúdos comunicativos
Cumprimentar, saudar, apresentar-se e despedir-se;
Agradecer, desculpar-se, formular um pedido;
Pedir e dar informações;
Os números, as horas;
O perfil e as funções do profissional de secretariado;
A cortesia;
O léxico da saúde: o hospital, o corpo humano, as doenças, as especialidades médicas;
Situações de atendimento presencial e telefónico;
Tipologias de textos: relatório, reclamação e resposta a reclamação, recado, e-mail, sms.
Nesta unidade curricular, pretende-se levar as/os estudantes a tomar consciência da relevância de termos específicos em francês no âmbito do seu percurso profissional futuro, enquadrados na sua área de estudos. Desta forma, os conteúdos programáticos organizam-se em torno do desenvolvimento das competências linguísticas e adequação das mesmas a contextos e a interlocutores/as específicos, mobilizando adequadamente vocabulário na língua francesa relacionado com a área do secretariado em saúde, utilizando-o em diversos registos de comunicação, tanto oral como escrita.
Leitura, audição e análise de textos; Realização de atividades de jeux de rôles e dinâmicas promotoras da expressão oral e da expressão escrita em situação profissional; Resolução de exercícios promotores da autonomia no que respeita aos conteúdos gramaticais.
Avaliação: teste escrito individual (30%), pretendendo mobilizar as competências instrumentais e sistémicas; realização de simulação de atendimento presencial e telefónico (40%); participação nas aulas e na plataforma Moodle (ou outros mecanismos de trabalho colaborativo online): participação individual (20%) e participação em grupo (10%), pretendendo mobilizar competências instrumentais, sistémicas e interpessoais.
Teste escrito individual (30%), pretendendo mobilizar as competências instrumentais e sistémicas; realização de simulação de atendimento presencial e telefónico (40%); participação nas aulas e na plataforma Moodle (ou outros mecanismos de trabalho colaborativo online): participação individual (20%) e participação em grupo (10%), pretendendo mobilizar competências instrumentais, sistémicas e interpessoais.
Boulet, R.; Huet-Ogle, C. & Poisson-Quinton, S. (2004). Grammaire expliquée du français, niveau intermédiaire. CLE International.