• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TeSPS-004
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Língua Francesa

Código: TeSPS-004    Sigla: TeSPS-LF
Área Científica: Língua e Literaturas Estrangeiras

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TeSPSS 12 TeSP em Secretariado em Saúde 5

Horas Efetivamente Lecionadas

3ºTESPSS

Ensino Teórico: 24,33

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 3,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 3,33
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes   3,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes Responsável
Maria Clara Martins Cunha André - ESSAUDE Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que a/o estudante domine a língua francesa com a fluência e a correção necessárias para que lhe seja possível interagir no seu quotidiano e para que sirva de ferramenta para que se possa integrar no seu ambiente de trabalho. Para esse efeito, serão desenvolvidas estratégias que possibilitem a aquisição de vocabulário e estruturas gramaticais usadas em contextos comunicativos relacionados com a área do curso, e o desenvolvimento de competências linguísticas (compreensão, expressão oral e escrita). Deverá ser capaz de: - Compreender a informação veiculada por textos de tipologia diversa; - Selecionar informação relevante de acordo com indicações fornecidas; - Pedir e prestar informações, oralmente e por escrito, relacionadas com o curso; - Apresentar pontos de vista; - Receber e interagir com clientes e pessoal técnico; - Recolher e dar informações.

Conteúdos programáticos

Serão abordados ou aprofundados os seguintes conteúdos:
1. Fonética
Os sons da língua francesa;
A pronúncia, a prosódia, a acentuação, a entoação e o ritmo;
Técnicas de expressão oral.
2. Morfologia e sintaxe:
A estrutura da frase;
A frase complexa;
O uso dos diferentes tipos de frases;
As formas do discurso;
Os pronomes interrogativos;
Os pronomes e adjetivos indefinidos;
As preposições;
O verbo (tempos verbais: formas e usos);
3. Conteúdos comunicativos
Cumprimentar, saudar, apresentar-se e despedir-se;
Agradecer, desculpar-se, formular um pedido;
Pedir e dar informações;
Os números, as horas;
O perfil e as funções do profissional de secretariado;
A cortesia;
O léxico da saúde: o hospital, o corpo humano, as doenças, as especialidades médicas;
Situações de atendimento presencial e telefónico;
Tipologias de textos: relatório, reclamação e resposta a reclamação, recado, e-mail, sms.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nesta unidade curricular, pretende-se levar as/os estudantes a tomar consciência da relevância de termos específicos em francês no âmbito do seu percurso profissional futuro, enquadrados na sua área de estudos. Desta forma, os conteúdos programáticos organizam-se em torno do desenvolvimento das competências linguísticas e adequação das mesmas a contextos e a interlocutores/as específicos, mobilizando adequadamente vocabulário na língua francesa relacionado com a área do secretariado em saúde, utilizando-o em diversos registos de comunicação, tanto oral como escrita.





Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Leitura, audição e análise de textos; Realização de atividades de jeux de rôles e dinâmicas promotoras da expressão oral e da expressão escrita em situação profissional; Resolução de exercícios promotores da autonomia no que respeita aos conteúdos gramaticais.

Avaliação: teste escrito individual (30%), pretendendo mobilizar as competências instrumentais e sistémicas; realização de simulação de atendimento presencial e telefónico (40%); participação nas aulas e na plataforma Moodle (ou outros mecanismos de trabalho colaborativo online): participação individual (20%) e participação em grupo (10%), pretendendo mobilizar competências instrumentais, sistémicas e interpessoais.


No que respeita às horas de trabalho autónomo, os/as estudantes deverão tomar decisões sobre as componentes da UC em que mais precisam de investir, de acordo com as suas competências, podendo contar com a docente para apoiar a aprendizagem, tanto presencialmente como à distância.


Avaliação

Teste escrito individual (30%), pretendendo mobilizar as competências instrumentais e sistémicas; realização de simulação de atendimento presencial e telefónico (40%); participação nas aulas e na plataforma Moodle (ou outros mecanismos de trabalho colaborativo online): participação individual (20%) e participação em grupo (10%), pretendendo mobilizar competências instrumentais, sistémicas e interpessoais.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Boulet, R.; Huet-Ogle, C. & Poisson-Quinton, S. (2004). Grammaire expliquée du français, niveau intermédiaire. CLE International.

Français Facile. Cours et exercices de français gratuits (francaisfacile.com)
Infopedia. http://www.infopedia.pt/portugues-frances/
Le point du FLE. https://www.lepointdufle.net/ 
Lexilogos. http://www.lexilogos.com/