Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Reconhecer os princípios éticos fundamentais na comunicação e nas relações com os cidadãos.
Conteúdos programáticos
Direitos e deveres dos utentes. Ética nos cuidados de saúde. Sigilo profissional. Normas éticas e responsabilidade profissional. Conceitos de ética e moral.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O desenvolvimento de conhecimentos no domínio da ética, e em particular da ética no contexto da saúde, é essencial para que o secretário dos serviços de saúde possa garantir uma relação com o utente e família baseada no respeito pela sua pessoa, crenças e valores, assente na cidadania e no cumprimento de um conjunto de regras, nomeadamente o respeito pelo sigilo profissional, o direito à privacidade e à informação, em diferentes momentos e contextos. Considerando que a responsabilidade e o respeito pelos outros são a base da qualidade dos cuidados de saúde, é importante a competência ética, que facilita também a tomada de decisões e a intervenção em processos de decisão complexos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Sessões expositivas. Trabalho autónomo: Pesquisa, leitura e análise de documentos sugeridos pelo docente. Análise de situações relacionadas com o desenvolvimento da atividade de secretariado em saúde.
Avaliação
Avaliação através de trabalho de grupo (50% apresentação e 50% trabalho escrito), que contribui com 80% para a avaliação final do curso e os restantes 20% correspondem à avaliação individual.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Aprofundar os conhecimentos teóricos de suporte à prática profissional do secretariado nos serviços de saúde. A pesquisa, leitura e análise de documentos servirão de base para a resolução de casos práticos, contribuindo para a aquisição de competências nesta área. Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências que lhes permitam fundamentar as suas decisões éticas e assim melhorar a relação com o utente e sua família, que deverá ser baseada numa conduta de valores e princípios definidos pela organização dos serviços de saúde.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Archer, L., Biscaia, J. & Osswald W. (2001). Novos desafios à bioética. Porto editora. Estorninho, M. J. & Maceirinha, T. (2014). Direito da saúde. UC Editora. Melo, H. P. (2008). Manual de Biodireito. Almedina.
Nunes, L. (2020). E se eu não puder decidir? Saber escolher no final da vida. Fundação Francisco Manuel dos Santos. Rede Europeia «Medicina e direitos do homem» (2001). A saúde face aos direitos do homem à ética e às morais. Instituto Piaget. Neves, M. C. P. & Osswald, W. (2014). Bioética Simples. 2ºed. Edição Babel