Código: | TeSPS-006 | Sigla: | TeSPS-AP | |
Área Científica: | Língua e Literaturas Estrangeiras |
Área de Ensino: | 1º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TeSPSS | 11 | TeSP em Secretariado em Saúde | 1º | 5 |
Ensino Teórico: | 25,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Interpretar textos, analisando o seu conteúdo e funcionalidade;
Produzir textos com diversas finalidades e diferentes situações de comunicação, com domínio da língua e das técnicas de escrita;
Elaborar registos.
Desenvolver conhecimentos de: técnicas administrativas e processamento de informação em saúde; arquivo e práticas de documentação; de normas e leis aplicáveis à proteção de dados de saúde; de legislação, gestão e administração em saúde; de língua portuguesa com ou sem recurso às tecnologias de informação e comunicação; de organização e execução de atividades relacionadas com o secretariado em saúde; das diferentes formas de comunicação escrita e oral em situações culturalmente diversas.
Analisar documentação no âmbito do secretariado em saúde.
Gerir os elogios e reclamações.
Produzir documentos informativos.
Revelar habilidades de produção de texto.
Aplicar o Regulamento Geral de Proteção de Dados no âmbito das atividades de secretariado em saúde.
Comunicação e expressão escrita.
Etapas do processo redaccional: planificação, textualização e revisão.
princípios constitutivos do texto: coerência, coesão e conexão.
Comunicação de dados clínicos e resultados científicos.
Redação de documentos para divulgação nos diferentes canais.
Linguagem, conceção e redação documentos: cartas, e-mails, comunicados internos, atas, mapas e relatórios.
Nesta unidade curricular pretende-se levar os alunos a tomar consciência acerca da relevância da análise e da produção de texto, em língua portuguesa, no âmbito do seu percurso profissional futuro, enquadrados na sua área de estudos. Desta forma, os conteúdos programáticos organizam-se em torno do desenvolvimento das competências linguísticas e adequação das mesmas a contextos e a interlocutores específicos, mobilizando adequadamente técnicas de produção de texto, utilizando-as em diversos registos de comunicação.
Metodologias/estratégias: Leitura e análise de textos; Realização de tarefas promotoras da capacidade de produção escrita; Resolução de exercícios promotores da autonomia no que respeita aos conteúdos previstos.
Avaliação: teste escrito individual (40%) pretendendo mobilizar as competências instrumentais e sistémicas; elaboração de um portefólio (20%); participação nas aulas e na plataforma Moodle (ou outros mecanismos de trabalho colaborativo online): participação individual (20%) e participação em grupo (20%), ambas a distribuir equitativamente pelas componentes escrita e oral, pretendendo mobilizar as competências instrumentais, sistémicas e interpessoais. De salientar que a participação individual na plataforma Moodle corresponde à componente autónoma da unidade curricular a desenvolver pelo aluno, consistindo em pesquisa bibliográfica, leitura de bibliografia respeitante às temáticas abordadas e resolução de exercícios conducente à consolidação dos conteúdos abordados.
No que concerne às aulas teóricas, a docente faz o enquadramento concetual das matérias, orientando o trabalho individual e de pequeno grupo. Nas aulas teórico-práticas prevê-se a realização de exercícios práticos com base em tópicos de natureza teórica e questionários (escritos e orais) sobre aspetos diversos da produção escrita. Estão igualmente previstos exercícios linguísticos que contribuam para a autonomia do aluno no que respeita à produção escrita.
O tratamento dos conteúdos explora um conjunto diversificado de textos adaptados às competências gerais e comunicativas mais diretamente relacionadas com a língua que se pretende desenvolver em futuros profissionais de secretariado clínico.
O trabalho em pequeno grupo estimulará a partilha de conhecimentos sobre a produção escrita para além de desenvolver as competências interpessoais.
Com estas estratégias, pretende-se que o estudante adquira capacidades para analisar e intervir em situações relacionadas com a sua prática académica e profissional.
Estrela, E., Soares, M. A., & Leitão, M. J. (2010). Dicionário de Dúvidas, dificuldades e subtilezas da Língua Portuguesa. D. Quixote.
Figueiredo, E. B. e Figueiredo, O. (2003). Dicionário Prático para o Estudo do Português. Da Língua aos Discursos. Porto Editora.
Lopes, A.C. & Carapinha, C. (2013). Texto, Coesão e Coerência. Almedina, Celga.