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Análise e Produção de Texto

Código: TeSPS-006    Sigla: TeSPS-AP
Área Científica: Língua e Literaturas Estrangeiras

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TeSPSS 11 TeSP em Secretariado em Saúde 5

Horas Efetivamente Lecionadas

3ºTESPSS

Ensino Teórico: 25,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 3,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 3,33
Alexandra Rosa Damião Mereu Teófilo   3,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Alexandra Rosa Damião Mereu Teófilo Responsável
Maria Clara Martins Cunha André - ESSAUDE Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Interpretar textos, analisando o seu conteúdo e funcionalidade;
Produzir textos com diversas finalidades e diferentes situações de comunicação, com domínio da língua e das técnicas de escrita;
Elaborar registos.
Desenvolver conhecimentos de: técnicas administrativas e processamento de informação em saúde; arquivo e práticas de documentação; de normas e leis aplicáveis à proteção de dados de saúde; de legislação, gestão e administração em saúde; de língua portuguesa com ou sem recurso às tecnologias de informação e comunicação; de organização e execução de atividades relacionadas com o secretariado em saúde; das diferentes formas de comunicação escrita e oral em situações culturalmente diversas.
Analisar documentação no âmbito do secretariado em saúde.
Gerir os elogios e reclamações.
Produzir documentos informativos.
Revelar habilidades de produção de texto.
Aplicar o Regulamento Geral de Proteção de Dados no âmbito das atividades de secretariado em saúde.

Conteúdos programáticos

Comunicação e expressão escrita.
Etapas do processo redaccional: planificação, textualização e revisão.
princípios constitutivos do texto: coerência, coesão e conexão.
Comunicação de dados clínicos e resultados científicos.
Redação de documentos para divulgação nos diferentes canais.
Linguagem, conceção e redação documentos: cartas, e-mails, comunicados internos, atas, mapas e relatórios.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular


Nesta unidade curricular pretende-se levar os alunos a tomar consciência acerca da relevância da análise e da produção de texto, em língua portuguesa, no âmbito do seu percurso profissional futuro, enquadrados na sua área de estudos. Desta forma, os conteúdos programáticos organizam-se em torno do desenvolvimento das competências linguísticas e adequação das mesmas a contextos e a interlocutores específicos, mobilizando adequadamente técnicas de produção de texto, utilizando-as em diversos registos de comunicação.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Metodologias/estratégias: Leitura e análise de textos; Realização de tarefas promotoras da capacidade de produção escrita; Resolução de exercícios promotores da autonomia no que respeita aos conteúdos previstos.


Avaliação

Avaliação: teste escrito individual (40%) pretendendo mobilizar as competências instrumentais e sistémicas; elaboração de um portefólio (20%); participação nas aulas e na plataforma Moodle (ou outros mecanismos de trabalho colaborativo online): participação individual (20%) e participação em grupo (20%), ambas a distribuir equitativamente pelas componentes escrita e oral, pretendendo mobilizar as competências instrumentais, sistémicas e interpessoais. De salientar que a participação individual na plataforma Moodle corresponde à componente autónoma da unidade curricular a desenvolver pelo aluno, consistindo em pesquisa bibliográfica, leitura de bibliografia respeitante às temáticas abordadas e resolução de exercícios conducente à consolidação dos conteúdos abordados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

No que concerne às aulas teóricas, a docente faz o enquadramento concetual das matérias, orientando o trabalho individual e de pequeno grupo. Nas aulas teórico-práticas prevê-se a realização de exercícios práticos com base em tópicos de natureza teórica e questionários (escritos e orais) sobre aspetos diversos da produção escrita. Estão igualmente previstos exercícios linguísticos que contribuam para a autonomia do aluno no que respeita à produção escrita.
O tratamento dos conteúdos explora um conjunto diversificado de textos adaptados às competências gerais e comunicativas mais diretamente relacionadas com a língua que se pretende desenvolver em futuros profissionais de secretariado clínico.
O trabalho em pequeno grupo estimulará a partilha de conhecimentos sobre a produção escrita para além de desenvolver as competências interpessoais.
Com estas estratégias, pretende-se que o estudante adquira capacidades para analisar e intervir em situações relacionadas com a sua prática académica e profissional.





Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Estrela, E., Soares, M. A., & Leitão, M. J. (2010). Dicionário de Dúvidas, dificuldades e subtilezas da Língua Portuguesa. D. Quixote.
Figueiredo, E. B. e Figueiredo, O. (2003). Dicionário Prático para o Estudo do Português. Da Língua aos Discursos. Porto Editora.
Lopes, A.C. & Carapinha, C. (2013). Texto, Coesão e Coerência. Almedina, Celga.