ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
  • EN
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TeSPS-009
Autenticação

Gestão em Saúde e Positividade Organizacional

Código: TeSPS-009    Sigla: TeSPS-GS
Área Científica: Gestão e Administração

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TeSPSS 12 TeSP em Secretariado em Saúde 5

Horas Efetivamente Lecionadas

3ºTESPSS

Ensino Teórico: 20,83

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 3,47

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 3,47
Marco José Barbas Pinto   3,47

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marco José Barbas Pinto Responsável
Maria Clara Martins Cunha André - ESSAUDE Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver competências na área da gestão de serviços de saúde;
Conhecer as funções da gestão;
Compreender os princípios fundamentais da gestão da qualidade em saúde.

Conteúdos programáticos

Princípios e processos básicos de gestão.
Funções de gestão.
Organização e gestão do trabalho administrativo.
Comunicação organizacional e positividade organizacional.
Gestão de processos.
Gestão da qualidade e controle de qualidade do serviço




Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Recomenda-se o desenvolvimento de conteúdos tendo em conta a aquisição de conhecimentos, privilegiando a análise e reflexão inerentes às funções e ao processo de gestão na interface com o serviço ao cliente e as consequentes respostas às suas necessidades e expectativas numa perspetiva de trabalho administrativo.
A comunicação organizacional ganha destaque numa perspectiva de mudança e construção de positividade na organização inerente à gestão da qualidade.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Defende-se uma estratégia de abordagem centrada na aprendizagem dos alunos, recorrendo a uma metodologia expositiva interativa que promove a capacidade de reflexão, recorrendo a apresentações em powerpoint. A pesquisa, leitura e análise de documentos são também recomendadas como estratégias relevantes no âmbito do trabalho autónomo do aluno. 


Avaliação

A avaliação da unidade curricular, processo e resultados, será realizada através do desenvolvimento de um trabalho escrito de grupo com apresentação.
A ponderação é a seguinte:
- 60% - documento escrito e 40% para apresentação individual do trabalho

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Com o método expositivo-interativo pretende-se que os alunos assimilem os conteúdos estruturantes da unidade curricular, que, juntamente com os resultados da pesquisa, leitura e análise de documentos de referência, constituirão a base para o desenvolvimento de trabalhos de grupo.
Ao participar ativamente e responsabilizar-se pelo seu processo de aprendizagem, os alunos desenvolverão competências de análise e síntese bem como, através do confronto de ideias no âmbito do trabalho de grupo, o desenvolvimento de competências interpessoais.
Os momentos de tutoria permitirão o acompanhamento da aprendizagem dos alunos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Borralho, C. (2018). Planning systems and management control. Fundamentals and support tools: Edições Sílabo
Ferreira, J., Neves, J. & Caetano, A. (2003) Manual of Psychosociology of Organizations: McGraw-Hill Editora.
Lopes, A. & Capricho, L (2007) Quality Management Manual: Editora RH, Lda
Meneses, J. W. (2016) Management of Organizations and creation of shared value: Universidade Católica Editora.
Rego, A. (2016). Personal and organizational communication. Theory and practice. 4th edition: Edições Sílabo