Código: | TeSPS-009 | Sigla: | TeSPS-GS | |
Área Científica: | Gestão e Administração |
Área de Ensino: | 1º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TeSPSS | 12 | TeSP em Secretariado em Saúde | 1º | 5 |
Ensino Teórico: | 20,83 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Desenvolver competências na área da gestão de serviços de saúde;
Conhecer as funções da gestão;
Compreender os princípios fundamentais da gestão da qualidade em saúde.
Princípios e processos básicos de gestão.
Funções de gestão.
Organização e gestão do trabalho administrativo.
Comunicação organizacional e positividade organizacional.
Gestão de processos.
Gestão da qualidade e controle de qualidade do serviço
Recomenda-se o desenvolvimento de conteúdos tendo em conta a aquisição de conhecimentos, privilegiando a análise e reflexão inerentes às funções e ao processo de gestão na interface com o serviço ao cliente e as consequentes respostas às suas necessidades e expectativas numa perspetiva de trabalho administrativo.
A comunicação organizacional ganha destaque numa perspectiva de mudança e construção de positividade na organização inerente à gestão da qualidade.
A avaliação da unidade curricular, processo e resultados, será realizada através do desenvolvimento de um trabalho escrito de grupo com apresentação.
A ponderação é a seguinte:
- 60% - documento escrito e 40% para apresentação individual do trabalho
Com o método expositivo-interativo pretende-se que os alunos assimilem os conteúdos estruturantes da unidade curricular, que, juntamente com os resultados da pesquisa, leitura e análise de documentos de referência, constituirão a base para o desenvolvimento de trabalhos de grupo.
Ao participar ativamente e responsabilizar-se pelo seu processo de aprendizagem, os alunos desenvolverão competências de análise e síntese bem como, através do confronto de ideias no âmbito do trabalho de grupo, o desenvolvimento de competências interpessoais.
Os momentos de tutoria permitirão o acompanhamento da aprendizagem dos alunos.
Borralho, C. (2018). Planning systems and management control. Fundamentals and support tools: Edições Sílabo
Ferreira, J., Neves, J. & Caetano, A. (2003) Manual of Psychosociology of Organizations: McGraw-Hill Editora.
Lopes, A. & Capricho, L (2007) Quality Management Manual: Editora RH, Lda
Meneses, J. W. (2016) Management of Organizations and creation of shared value: Universidade Católica Editora.
Rego, A. (2016). Personal and organizational communication. Theory and practice. 4th edition: Edições Sílabo