• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TeSPS-012
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Língua Gestual

Código: TeSPS-012    Sigla: TeSPS-LG
Área Científica: Língua e Literaturas Estrangeiras

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TeSPSS 12 TeSP em Secretariado em Saúde 4

Horas Efetivamente Lecionadas

3ºTESPSS

Ensino Teórico: 10,17

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,67

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,67
Telmo Pereira Fernandes   2,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Telmo Pereira Fernandes Responsável
Maria Clara Martins Cunha André - ESSAUDE Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver as formas de comunicação em Língua Gestual Portuguesa.

Desenvolver competências básicas na área da Língua Gestual Portuguesa.

Conteúdos programáticos

Volume I - Contextualização do uso da Língua Gestual Portuguesa. Aspetos Gramaticais da Língua Gestual Portuguesa: fonéticos, fonológicos, lexicais, sintáticos e semânticos. Competências básicas para a comunicação através da língua gestual portuguesa. A Cultura dos Surdos. O ABC. As cores. Os números. Os dias da semana. O nome próprio. O nome gestual. O estado civil das pessoas. Aplicação prática dos números em LGP. Os meios de transportes. Os verbos. Os gestos expressivos, de ligação e de conjunção. A família. Os Frutos. As refeições. Os alimentos. A saúde. Os meses.

Volume II - Os antónimos. As bebidas. As divisões da casa. Os Verbos. Verbos especiais. Os animais. Carácter de personalidade das pessoas. Tradução e interpretação de textos. Jogos de Conversação. Visionamento de vídeos. Léxico diverso. Tradução e interpretação de textos. Jogos de Conversação.

Volume III - Léxico diverso. Cargos associativos. As Horas. Simulação e Conversação contextualizada. 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos abordados são selecionados tendo em conta o 'volume' a atingir. Desse modo, os conteúdos programáticos visam contemplar práticas de comunicação pedagógica e inclusiva ativas com exercícios metódicos (díade e tríade) para a aprendizagem transversal do vocabulário, da gramática e dos conteúdos culturais necessários para alcançar os três volumes propostos.


Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Os conteúdos programáticos articulam-se entre si permitindo ao aluno, no seu percurso de aprendizagem e em trabalho autónomo, a construção frásica ou comunicação não-verbal com recurso aos métodos: a)Expositivo - visual/gestual - dramatização b)Interrogativo -jogo de perguntas em LGP - conversação d)Demonstrativo - configuração da mão


Avaliação

A avaliação contínua é composta por 3 frequências. Cada momento de avaliação incidirá sobre uma parte dos objetivos da unidade curricular e articulação com os respetivos volumes de aprendizagem.
Em cada frequência terá componentes de identificação visuo-espacial (observação gestual) e respetiva correspondência oral-gestual ou escrita (50%) e de apresentação de história (construção frásica) em Língua Gestual Portuguesa (50%).

A classificação final da avaliação contínua/frequência será baseada na classificação obtida ao longo dos três volumes: 1º volume - 30%; 2º- volume - 30%, 3º volume - 40%.

A aprovação mínima à UC através da avaliação contínua é de 10.00 valores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A prática dos conteúdos linguísticos e a realização de atividades para trabalhar as aptidões linguísticas (expressão facial, coordenação motora, interação e compreensão, expressão e comunicação visuo-espacial manual) têm o intuito de desenvolver uma competência comunicativa adequada ao nível pretendido.

Em sala de aula, o aluno irá simulando e reproduzindo diversas situações em diversos contextos do quotidiano e de saúde contribuindo para o desempenho pessoal, profissional e académico.

Estas práticas encaixam nos princípios do método holístico e de comunicação total e transversal, alicerçado no enfoque comunicativo e de inclusão de competências.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Baltasar, A. B. (2019). Dicionário de Língua gestual Portuguesa. Porto: Porto Editora. Bispo, M. Couto, A. Clara, M. Clara, L. (2006).

O gesto e a palavra I. Lisboa: Caminho Editora. Bispo, M. Couto, A. Clara, M. Clara, L. (2009).

O gesto e a palavra II. Lisboa: Caminho Editora. Mesquita, I., Silva, S. (2007).

Guia Prático da Língua Gestual Portuguesa ¿ Ouvir o Silêncio. Braga: Nova Educação.