Código: | TeSPS-015 | Sigla: | TeSPS-AC | |
Área Científica: | Saúde |
Área de Ensino: | 1º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TeSPSS | 9 | TeSP em Secretariado em Saúde | 2º | 6 |
Ensino Teórico: | 29,50 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Compreender a importância do atendimento no contexto de saúde.
Consolidar práticas de relacionamento interpessoal.
Reconhecer a importância do atendimento em saúde na imagem da organização.
Adequar de forma eficaz o atendimento, perante as diferentes situações com o cidadão e profissionais de saúde.
Ato comunicativo -componentes e fatores condicionantes
Funções da comunicação
Comunicação e expressão oral
Especificidade do discurso oral- espontâneo e preparado
Técnicas de atendimento presencial e telefónico
Regras para um atendimento e relacionamento de qualidade
Normas de receção e encaminhamento de pessoas ou assuntos relacionados com a saúde
Informação, marketing e comunicação relacionados com o atendimento em saúde
Humanização do atendimento em saúde
Organização de eventos em saúde
Para que se torne efetiva a adequação da relação estabelecida às diferentes situações em contexto de atendimento em saúde é fundamental aprofundar estratégias que promovam um atendimento e relacionamento de qualidade, a capacidade de comunicar e expressar oralmente, a humanização do relacionamento e a promoção do trabalho em equipa.
Metodologias/estratégias: Métodos expositivos e interactivos, leitura e análise de textos, pesquisa bibliográfica orientada sobre temas no âmbito dos conteúdos programáticos, com elaboração de trabalhos de grupo com apresentação oral.
Avaliação através de um trabalho de grupo (50% apresentação e 50% trabalho escrito), que contribui em 80% para a avaliação final da unidade curricular e os restantes 20% correspondem à avaliação individual.
Esta unidade curricular utilizará o método expositivo e interativo para proporcionar aos alunos o acesso direto a conhecimentos fundamentais. O desenvolvimento de pesquisas orientadas e de trabalhos de grupo pretende não só promover o aprofundamento de conhecimentos mas também o desenvolvimento de competências de comunicação e relação interpessoal.
CEPRA (2007). Comunicação e relações interpessoais. Lisboa: CEPRA.
Estanqueiro, A. (2007). Saber lidar com as pessoas: princípios da comunicação interpessoal. (14ª ed.). Barcarena: Editorial Presença.
Fachada, M. O. (2003). Psicologia das relações interpessoais. (6ª ed.). Lisboa: Edição Rumo.
Joisen, M. (2003). Técnicas de comunicação interpessoal. Lisboa: Bertrand.
Monserrat, X. (2006). Como motivar. Porto: ASA.
Neves, A. (2002). Motivação para o trabalho. Lisboa: RH Editora.
Rego, A. (2007). Comunicação pessoal e organizacional. Lisboa: Sílabo.