Código: | TeSPS-018 | Sigla: | TeSPS-IP | |
Área Científica: | Saúde |
Área de Ensino: | 1º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
TeSPSS | 9 | TeSP em Secretariado em Saúde | 2º | 7 |
Ensino Teórico: | 55,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Reconhecer a importância da metodologia de trabalho de projeto.
Identificar as fases do trabalho de projeto.
Refletir situações/problema, passíveis da utilização do trabalho de projeto.
Aplicar a metodologia de trabalho de projeto num problema identificado.
A heurística do problema.
A aprendizagem significativa.
Método de Resolução de problemas.
Metodologia do trabalho de projeto. Bases para a definição de problema. Conceção de projeto. Planificação, execução e avaliação do projeto. Relatório de campo.
Os conteúdos a abordar relacionados com a metodologia de projeto, centrada em problemas e ou ideias devidamente contextualizadas pressupõem responder aos objetivos da UC, uma vez que se preconiza elaborarem um projeto dentro da sua área de competência.
Considerando que os formandos do Curso Superior Profissional (TESP), têm uma formação articulada com o contexto de trabalho e se pretende desenvolver competências na área especifica da formação, a abordagem de metodologias participativas do tipo Aprendizagem Baseada em Problema ou Projeto (Project or Problem-Based Learning - PBL) consideram-se relevantes.
O método expositivo e interativo será utilizado numa fase inicial. O recurso a vídeos e webinars
possibilitará um contacto de proximidade aos contextos da prática, essencial para o desenho do projeto. Os projetos serão desenvolvidos utilizando a estratégia de trabalho em grupo.
A componente autónoma da unidade curricular será concretizada através de pesquisa bibliográfica e leituras complementares recomendadas pelos professores.
A avaliação pretende espelhar o trabalho contínuo realizado. Engloba a componente de avaliação do processo (individual) e a componente do resultado (trabalho de grupo - projeto).Avaliação individual do processo (25%) e avaliação do resultado (trabalho de grupo-projeto) (75%). O trabalho de grupo tem uma avaliação ponderada de: apresentação em seminário (40%) e trabalho escrito (60%).
Os estudantes terão que pesquisar, discutir, elaborar e, especialmente, discernir entre o que é ou não relevante para construir conhecimento durante o processo, transformando-o num projeto assumido pelo grupo.
Para a concretização das fases definidas, contribuem a pesquisa nas bases de dados existentes A Plataforma Moodle será utilizada para articulação entre estudantes e professores com recurso a fóruns.
A avaliação de processo efetuada ao longo do percurso, será promotora de equidade na avaliação final, culminando na elaboração do projeto e sua divulgação.
Ausubel, D. (2003) - Aquisição e Retenção de Conhecimentos: uma perspetiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas.
Behrens, M., Age, J. & Eliane, M. (2001). Aprendizagem por projetos e os contratos didáticos. Revista Diálogo Educacional, (2)3, 1-19.
Leite, E., Malpique, M. & Santos, M. (1991) Trabalho de projeto. Aprender por projetos centrados em problemas. Porto: Edições Afrontamento.
Novak, J. & Gowin, D. (1996). Aprender a Aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas.
Rodrigues, M., Pereira, A. & Ferreira, C. (2006) Da aprendizagem construída ao desenvolvimento pessoal e profissional. Coimbra: Formassau.