Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Conhecimentos
Conhecer e saber diferenciar as várias formas de atividade física e seus objetivos/benefícios para a saúde;
Conhecer e compreender o movimento humano na perspetiva anatómica e funcional;
Conhecer os principais movimentos/habilidades motoras das diferentes atividades físicas;
Conhecer metodologias associadas às diferentes atividades físicas;
Conhecer estratégias de intervenção pedagógica adequadas;
2. Competências
Executar os principais movimentos/habilidades motoras das diferentes atividades físicas;
Explorar metodologias associadas aos diferentes tipos de atividades físicas;
Explorar estratégias de controlo da intensidade;
Planear e liderar sessões de atividades físicas;
Aplicar corretamente as estratégias de intervenção pedagógica em diferentes atividades físicas;
3. Atitudes
Evidenciar atitude técnica no desenvolvimento dos trabalhos propostos;
Intervir ativamente nas atividades das aulas, na aprendizagem e treino de competências.
Conteúdos programáticos
Estes temas serão abordados, debatidos e explorados em sessões teórico-práticas e práticas laboratoriais:
1. Capacidades físicas e relação com as diferentes atividades físicas: Capacidades condicionantes e capacidades coordenativas;
2. Cinesiologia Estrutural e Funcional: Análises das Ações Articulares e Musculares; Aspetos anatómicos e cinesiológicos (Posição anatómica, Movimentos articulares, Planos anatómicos, Eixos anatómicos);
3. Exploração do movimento e habilidades motoras em diferentes atividades físicas;
4. Metodologias de ensino e de treino;
5. Intervenção pedagógica: Estilos de ensino; Planeamento das Sessões, Estrutura das sessões, Comunicação pedagógica, Metodologias reflexivas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos são a operacionalização dos objetivos de aprendizagem definidos para a unidade curricular, nomeadamente:
Os pontos 1 e 2 dos conteúdos programáticos dizem respeito à operacionalização do 1º e 2º objetivos aprendizagem;
Os pontos 3, 4 e 5 dos conteúdos programáticos dizem respeito à operacionalização do 2º e 3º objetivos aprendizagem.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Para conhecer as atividades físicas é necessário promover o estudo prático (aulas teórico-práticas) e de análise e discussão sobre os conteúdos programáticos (práticas laboratoriais). Esta unidade curricular tem uma dominância aplicada, isto é, didática, promovendo o desenvolvimento das competências motoras dos alunos associada à componente de experiência de aprendizagem e treino dos movimentos e habilidades motoras (realização de aulas práticas, exercícios práticos e de prática pedagógica). Adicionalmente, pretende-se promover o desenvolvimento de competências reflexiva sobre os conteúdos referidos (questionamento) estimular os alunos para o desenvolvimento de uma atitude crítica e proativa nas intervenções e nos trabalhos realizados (autoanálise e reflexão da prática pedagógica). Aos estudantes é disponibilizada a informação na plataforma MOODLE ESDRM, proporcionando o estudo autónomo.
Avaliação
Os processos de avaliação disponíveis são a avaliação contínua e exame final.
Avaliação Contínua: Avaliação Prática (50%; nota mínima:10 valores); Exercícios nas aulas (20%; nota mínima:10 valores); Exercícios em trabalho autónomo (20%; nota mínima:10 valores) e Relatório de autoanálise (10%; nota mínima 10 valores).
Cálculo da nota final = (0,50 * Avaliação Prática) + (0,20 * Exercícios nas aulas) + (0,20 * Exercícios em autonomia) + (0,10 * Relatório)
Exame Final: Exame Prático (50%; nota mínima:10 valores); Trabalho escrito (40%; nota mínima:10 valores); Prova oral (10%; nota mínima:10 valores).
Cálculo da nota final = (0,50 * Exame Prático) + (0,40 * Trabalho escrito) + (0,10 * Prova oral)
Os estudantes para acederem à avaliação contínua e ao exame final, na época normal, deve cumprir com pelo menos 80% de presenças nas horas de contacto, exceto os alunos em situação especial.
Os estudantes em regime especial devem dirigir-se ao regente de modo a formalizar um modelo de avaliação personalizado e ajustado às suas condições específicas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Para conhecer os conteúdos programáticos, são utilizadas metodologias de informação e discussão, de trabalho de grupo na aula, pesquisa informação, fichas de trabalho e vídeos.
Para desenvolver as competências de prática motora, são utilizadas metodologias de aprendizagem e treino durante os exercícios, de trabalho de grupo no ginásio, sala de cardiofitness e musculação, fichas de trabalho e vídeos, bem como, de trabalho individual em autonomia de pesquisa.
Para desenvolver uma atitude científica e uma intervenção ativa no processo de aprendizagem, são utilizadas metodologias de valorização e reforço positivo do empenhamento, de discussão e reflexão sobre os temas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Aaberg, E. (2007).Resistance Training Instruction.Champaign: Human Kinetics.
ACE. (2016). Group Fitness Instructor Manual (3rd Ed.). San Diego, CA
American College of Sports Medicine (2025). ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription (12th Ed.).Wolters Kluwer.
Baechle, T. R., & Earle, R. W. (2000).Essentials of Strength Training and Conditioning:National Strength and Conditioning Association (2 ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.
Haff, G. G., & Triplett, N. T. (2015).Essentials of strength training and conditioning 4th edition.Human kinetics.