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Ciências da Saúde Aplicadas

Código: AFEVS5102    Sigla: CSA
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: AFEVS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS 7 DGES - R/A-CR 14/2013/AL02, de 23/01/2025 5 90 140

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 3,00
Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 3,00
Cristina Brito Subtil de Carvalho Portela - ESD   1,00
Marco António Colaço Branco - ESD   1,00
Renato Miguel Cordeiro Fernandes - ESD   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Cristina Brito Subtil de Carvalho Portela - ESD   0,80
Diana Carvalho Filipe - ESD   1,00
Marco António Colaço Branco - ESD   0,60
Renato Miguel Cordeiro Fernandes - ESD   0,60

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Renato Miguel Cordeiro Fernandes - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Conhecer e aplicar:
    . conceitos básicos das ciências do desporto no âmbito da saúde;
    . as ciências da saúde e do desporto aplicadas ao contexto da promoção da condição física e da saúde;
- Conhecer e compreender:
    . o aparelho locomotor;
    . o processo de crescimento e desenvolvimento;
    . os sistemas endócrino e nervoso, a sua fisiologia e implicações na atividade física e na saúde;
    . os aparelhos cardiovascular, respiratório e urinário, a sua fisiologia;
    . a bioenergética;
    . a interação entre os diferentes sistemas e aparelhos do corpo humano durante a realização de atividade física;
- Saber:
    . analisar o movimento na perspetiva anatómica (particularmente a participação muscular e articular) e biomecânica (cinética, cinemática, cinemétrica, dinamometria, antropometria, electromiografia);
    . descrever o corpo humano e compreender a linguagem técnica e clínica.

Conteúdos programáticos

1) Introdução às ciências do desporto no âmbito da Atividade Física e Saúde;
2) Anatmofisiologia básica: aparelhos locomotor, cardivascular, respiratório e urinário; sistemas endocrino e nervoso;
3) Integração das ciências na análise do movimento;
4) Integração e implicações dos diferentes sistemas e aparelhos na atividade física e na saúde;
5) Bioenergética aplicada e termoregulação;
6) As lesões e a sua recuperação;
7) O crescimento e desenvolvimento e as respectivas implicações no movimento.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Esta UC pretende dar conhecer as características do corpo humano, bem como o seu modo de funcionamento e implicações na saúde e na doença. Vários conteúdos previstos nesta UC permitem aprofundar e consolidar esse conhecimento, que vai ser fundamental para o sucesso na aquisição de conhecimentos, teóricos e aplicados, em unidades curriculares ulteriores e que vai ser crucial para os futuros profissionais poderem intervir sobre a Saúde e o Corpo Humano, no âmbito das suas competências.  Do mesmo modo, esta UC também inclui conteúdos sobre a terminologia e atividade/competência de outras áreas da saúde que vão contribuir para dar suporte à necessária capacidade do profissional de atividade física e estilos de vida saudáveis em comunicar e relacionar-se com outros profissionais de saúde.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

* A maioria das aulas será teóricas e algumas aulas serão práticas. Todas as aulas serão presenciais. Algumas aulas serão de enquadramento teórico e conceptualização e outras de aplicação prática dos conteúdos tanto na forma da realização de movimentos e exercício físico como na forma de fichas de trabalho.


Avaliação

Modelo de avaliação:

ÉPOCA NORMAL:
- Avaliação contínua: Nota final = ((Testes teóricos* (40%)+ Avaliação Prática** (30%)+ Apresentações Biomecânica (30%))
* Nota Final dos 3 Testes Teóricos (40%+30%+30%)
** Avaliação Prática de Cinesiologia e Participação Muscular
- Exame de Época Normal - Disponível para todos os alunos inscritos na UC e que não tenham participado na Avaliação Continua. Consta de uma Prova Escrita na qual os alunos obtêm aprovação na UC caso tenham classificação maior ou igual que 9,5 valores.

ÉPOCA DE RECURSO:
- Exame de Época de Recurso - Disponível para melhoria de nota ou para os alunos que tenham reprovado em Avaliação Contínua ou Exame de Época Normal. Consta de uma Prova Escrita na qual os alunos obtêm aprovação na UC caso tenham classificação maior ou igual que 9,5 valores.

Exame de Época Especial: Disponível para todos os alunos que se encontrem em condições especiais nos termos dos regulamentos e leis vigentes. Consta de uma Prova Escrita na qual os alunos obtêm aprovação na UC caso tenham classificação maior ou igual que 9,5 valores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

* As aulas serão teóricas terão grande foco na aplicação prática dos conteúdos apresentados.
* As aulas práticas terão grande foco na análise multidimensional do movimento humano e da saúde, à luz das diferentes ciências aplicadas.
    * Serão utilizados métodos de ensino interactivo onde será estimulada a participação ativa dos alunos, discussão e esclarecimento dos temas abordados.
    * Será feita a análise e resolução de problemas e/ou de casos práticos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

* Correia, P.; Espanha, M. (2010). Aparelho Locomotor. Volume 1. Anatomofisiologia dos sistemas nervoso, osteoarticular e muscular. Edições FMH. Lisboa.
* Correia, P.; Espanha, M. (2012). Aparelho Locomotor. Volume 2. Funções neuromusculares e adaptações à atividade física. Edições FMH. Lisboa.
* Correia, P. (2012). Estudo do movimento. Edições FMH. Lisboa.
* McArdle, W. D., Katch, F. I., & Katch, V. L. (2014). Exercise Physiology: Nutrition, Energy, and Human Performance (8th, International edition ed.). Philadelphia: Lippincott Williams and Wilkins.
* Kenney, W. L., Wilmore, J. H., & Costill, D. L. (2021). Physiology of Sport and Exercise (8th ed.). Human Kinetics.

* Peterson, Lars; Renstrom, Per, (2001), Sports Injuries - Their Prevention and Treatment, 3ªEdição, Champaign, Human Kinetics.
* http://www.ebah.pt/content/ABAAABDMUAL/atlas-corpo-humano
* http://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-muscular/

Observações

Em situação de pandemia podem existir decisões de ajustamento ao formato dos elementos de avaliação, atempadamente comunicadas aos alunos, para permitir cumprir regras de higiene e segurança (ex. apresentações de trabalhos e testes teóricos podem ser realizadas à distância em vez de presencialmente).