Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
No final desta unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:
1. Compreender o conceito de comunicação;
2. Identificar os objetivos da comunicação;
3. Diferenciar a comunicação verbal e não-verbal;
4. Identificar os elementos envolvidos no processo de comunicação;
5. Identificar os diferentes canais de receção de informação;
6. Definir o que é o rapport e conhecer as ferramentas para estabelecer rapport (escuta ativa, questionamento e linguagem corporal);
7. Identificar os diferentes estilos de comunicação;
8. Revelar competências comunicação (verbal e não-verbal), bem como de comunicação escrita, aplicadas a situações de apresentações públicas de trabalhos ou de intervenção profissional.
Conteúdos programáticos
1. Comunicação: conceito de comunicação; características da comunicação; objetivos da comunicação; elementos do processo comunicativo; tipos de comunicação; comunicação verbal e não verbal (cinésica; proxémica; paralinguística; cronémica); canais preferenciais; estilos de comunicação (passivo, agressivo, assertivo); princípios básicos da comunicação face a face; caraterísticas propícias à comunicação; rapport. 2. Comunicação na Intervenção Profissional: comunicação verbal e não verbal em atividades de grupo e individuais; como adequar a comunicação às caraterísticas dos praticantes e das atividades. 3. Comunicação Escrita: habilidades de comunicação escrita; diretrizes para escrever um bom relatório; programas informáticos de referências bibliográficas (EndNote). 4. Técnicas de Apresentação: habilidades de apresentação; como começar uma apresentação e captar a atenção; programas informáticos de apresentação (Powerpoint, prezi); como tornar a apresentação atraente; métodos de ativação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos foram organizados para garantir uma progressão lógica e coerente com os objetivos de aprendizagem. Iniciam-se com a compreensão dos fundamentos da comunicação, abordando os seus elementos, objetivos e formas (verbal e não verbal), o que responde aos primeiros objetivos. O aprofundamento das ferramentas de rapport, estilos de comunicação e canais preferenciais permite aplicar conhecimentos a contextos de intervenção profissional e desenvolvimento interpessoal. A comunicação escrita e as técnicas de apresentação consolidam competências aplicadas em situações académicas e profissionais, assegurando que os estudantes desenvolvem capacidades de expressão clara, eficaz e ajustada ao contexto, cumprindo integralmente os objetivos definidos para a unidade curricular.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A unidade curricular será lecionada em regime presencial, privilegiando metodologias ativas que favoreçam o envolvimento dos estudantes, o pensamento crítico e a aprendizagem autónoma e significativa. Os conteúdos programáticos serão apresentados com recurso a materiais multimédia (como apresentações em PowerPoint e vídeos), bem como a plataformas digitais interativas que possibilitam o questionamento em tempo real, escolhas múltiplas, associação de imagens, quizzes, dinâmicas exploratórias e discussão orientada.
A participação ativa dos estudantes é estimulada ao longo das aulas, quer através da formulação de questões, quer na resolução de problemas e análise de situações de comunicação interpessoais concretas. O feedback imediato proporcionado por estas ferramentas permite ajustar estratégias pedagógicas e consolidar aprendizagens de forma contínua.
Parte do processo de avaliação e aplicação prática dos conteúdos será realizada em contexto de aula, com orientação do docente, promovendo a aprendizagem colaborativa. Outros elementos de avaliação, como trabalhos escritos ou apresentações públicas, serão desenvolvidos em grupo ou individualmente, no âmbito do trabalho autónomo dos estudantes, e apresentados em momentos previamente definidos.
Serão também utilizadas fichas de trabalho e/ou exercícios de consolidação para aferir o grau de compreensão dos conteúdos, permitindo o acompanhamento da progressão de cada estudante. A coerência com o modelo pedagógico da instituição assenta na articulação entre conhecimento teórico, prática reflexiva e desenvolvimento de competências aplicadas em contextos académicos e profissionais.
Avaliação
Avaliação Contínua: Trabalho escrito (25%; mínimo 10 valores); Apresentação do trabalho (25%; mínimo 10 valores); Defesa individual (25%; mínimo 10 valores); Teste teórico (25%; mínimo 10 valores). Os alunos que cumpram todos os elementos da avaliação contínua estão dispensados do exame final, todos os outros casos devem prestar provas em exame final.
Os estudantes em regime especial devem dirigir-se ao regente de modo a formalizar um modelo de avaliação personalizado e ajustado às suas condições específicas. Estes estudantes podem não cumprir o regime de presenças, sendo que devem efetuar todas as provas de avaliação marcadas para os restantes alunos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino e os métodos de avaliação estão estruturados de forma coerente com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular, promovendo o desenvolvimento progressivo e integrado das competências de comunicação escrita, verbal e não verbal, aplicadas a contextos académicos e de intervenção profissional.
Numa fase inicial, a exposição teórica dos conteúdos visa garantir a compreensão dos conceitos fundamentais da comunicação, estilos, canais, e ferramentas como o rapport. Este momento é essencial para que os estudantes possam adquirir uma base conceptual sólida, sustentada em investigação atual e em exemplos aplicados.
Posteriormente, nas aulas de natureza prática, os estudantes são desafiados a aplicar os conhecimentos adquiridos através de dinâmicas interativas, simulações, exercícios de observação e análise, bem como de trabalhos em grupo e apresentações orais. Estas práticas são ajustadas a diferentes cenários profissionais, permitindo desenvolver competências de adaptação da comunicação a contextos e públicos diversos.
A avaliação contínua inclui momentos escritos (trabalho e teste teórico) e orais (apresentação e defesa), possibilitando aferir tanto o domínio teórico como a capacidade de aplicação prática. Esta abordagem garante que os estudantes não apenas compreendem os conceitos, mas sabem comunicá-los de forma clara, estruturada e eficaz, de acordo com os objetivos definidos.
Adicionalmente, o feedback formativo e imediato nas aulas práticas, bem como o acompanhamento docente no desenvolvimento dos trabalhos, reforça a aprendizagem autónoma e colaborativa, essencial ao desenvolvimento das competências de comunicação interpessoal. A coerência entre metodologias, avaliação e objetivos assegura uma aprendizagem ativa, aplicada e alinhada com os desafios da intervenção profissional no século XXI.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Alves, S. (2013). Comunicação Não-verbal de Instrutores de Atividades de Grupo de Fitness. Estudo da comunicação cinésica e proxémica de instrutores com diferentes níveis de experiência profissional e em diferentes atividades de grupo. Tese de doutoramento não publicada. UTAD. Vila Real.
Knapp, M. L., & Hall, J. A. (2007). Nonverbal Communication in Human Interaction. Wadsworth:Thomas Learning.
Duarte, N. (2008) slide:ology: The Art and Science of Creating Great Presentations.
Emden, J. & Becker, L. (2010). Presentation Skills for Students. Hampshire: Palgrave Macmillan.
McKay, M.; Davis, M. & Fanning, F. (2009). Messages: The Communication Skills Book. Oakland: New Harbinger Publication.
Pears, R. & Shields, G. (2010). Cite Them Right: The Essential Referencing Guide. Hampshire: Palgrave Macmillan.
Thompson, N. (2011). Effective communication A Guide for the People Professions.