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Técnicas de Comunicação e Apresentação

Código: AFEVS5104    Sigla: TCA
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: AFEVS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS 1 DGES - R/A-CR 14/2013/AL02, de 23/01/2025 5 30 140

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Susana Mendes Alves   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Susana Mendes Alves   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Mendes Alves Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final desta unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: 
1. Compreender o conceito de comunicação; 
2. Identificar os objetivos da comunicação; 
3. Diferenciar a comunicação verbal e não-verbal; 
4. Identificar os elementos envolvidos no processo de comunicação;
5. Identificar os diferentes canais de receção de informação;
6. Definir o que é o rapport e conhecer as ferramentas para estabelecer rapport (escuta ativa, questionamento e linguagem corporal); 
7. Identificar os diferentes estilos de comunicação;
8. Revelar competências comunicação (verbal e não-verbal), bem como de comunicação escrita, aplicadas a situações de apresentações públicas de trabalhos ou de intervenção profissional.

Conteúdos programáticos

1. Comunicação: conceito de comunicação; características da comunicação; objetivos da comunicação; elementos do processo comunicativo; tipos de comunicação; comunicação verbal e não verbal (cinésica; proxémica; paralinguística; cronémica); canais preferenciais; estilos de comunicação (passivo, agressivo, assertivo); princípios básicos da comunicação face a face; caraterísticas propícias à comunicação; rapport. 2. Comunicação na Intervenção Profissional: comunicação verbal e não verbal em atividades de grupo e individuais; como adequar a comunicação às caraterísticas dos praticantes e das atividades. 3. Comunicação Escrita: habilidades de comunicação escrita; diretrizes para escrever um bom relatório; programas informáticos de referências bibliográficas (EndNote). 4. Técnicas de Apresentação: habilidades de apresentação; como começar uma apresentação e captar a atenção; programas informáticos de apresentação (Powerpoint, prezi); como tornar a apresentação atraente; métodos de ativação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos foram organizados para garantir uma progressão lógica e coerente com os objetivos de aprendizagem. Iniciam-se com a compreensão dos fundamentos da comunicação, abordando os seus elementos, objetivos e formas (verbal e não verbal), o que responde aos primeiros objetivos. O aprofundamento das ferramentas de rapport, estilos de comunicação e canais preferenciais permite aplicar conhecimentos a contextos de intervenção profissional e desenvolvimento interpessoal. A comunicação escrita e as técnicas de apresentação consolidam competências aplicadas em situações académicas e profissionais, assegurando que os estudantes desenvolvem capacidades de expressão clara, eficaz e ajustada ao contexto, cumprindo integralmente os objetivos definidos para a unidade curricular.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A unidade curricular será lecionada em regime presencial, privilegiando metodologias ativas que favoreçam o envolvimento dos estudantes, o pensamento crítico e a aprendizagem autónoma e significativa. Os conteúdos programáticos serão apresentados com recurso a materiais multimédia (como apresentações em PowerPoint e vídeos), bem como a plataformas digitais interativas que possibilitam o questionamento em tempo real, escolhas múltiplas, associação de imagens, quizzes, dinâmicas exploratórias e discussão orientada.
A participação ativa dos estudantes é estimulada ao longo das aulas, quer através da formulação de questões, quer na resolução de problemas e análise de situações de comunicação interpessoais concretas. O feedback imediato proporcionado por estas ferramentas permite ajustar estratégias pedagógicas e consolidar aprendizagens de forma contínua.
Parte do processo de avaliação e aplicação prática dos conteúdos será realizada em contexto de aula, com orientação do docente, promovendo a aprendizagem colaborativa. Outros elementos de avaliação, como trabalhos escritos ou apresentações públicas, serão desenvolvidos em grupo ou individualmente, no âmbito do trabalho autónomo dos estudantes, e apresentados em momentos previamente definidos.
Serão também utilizadas fichas de trabalho e/ou exercícios de consolidação para aferir o grau de compreensão dos conteúdos, permitindo o acompanhamento da progressão de cada estudante. A coerência com o modelo pedagógico da instituição assenta na articulação entre conhecimento teórico, prática reflexiva e desenvolvimento de competências aplicadas em contextos académicos e profissionais.


Avaliação

  • Avaliação Contínua: Trabalho escrito (25%; mínimo 10 valores); Apresentação do trabalho (25%; mínimo 10 valores); Defesa individual (25%; mínimo 10 valores); Teste teórico (25%; mínimo 10 valores). Os alunos que cumpram todos os elementos da avaliação contínua estão dispensados do exame final, todos os outros casos devem prestar provas em exame final.
  • Exame Final: Exame escrito (40%; mínimo 10 valores); Exame prático (40%; mínimo 10 valores); Prova Oral (20%; mínimo 10 valores). 
Os estudantes em regime especial devem dirigir-se ao regente de modo a formalizar um modelo de avaliação personalizado e ajustado às suas condições específicas. Estes estudantes podem não cumprir o regime de presenças, sendo que devem efetuar todas as provas de avaliação marcadas para os restantes alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino e os métodos de avaliação estão estruturados de forma coerente com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular, promovendo o desenvolvimento progressivo e integrado das competências de comunicação escrita, verbal e não verbal, aplicadas a contextos académicos e de intervenção profissional.
Numa fase inicial, a exposição teórica dos conteúdos visa garantir a compreensão dos conceitos fundamentais da comunicação, estilos, canais, e ferramentas como o rapport. Este momento é essencial para que os estudantes possam adquirir uma base conceptual sólida, sustentada em investigação atual e em exemplos aplicados.
Posteriormente, nas aulas de natureza prática, os estudantes são desafiados a aplicar os conhecimentos adquiridos através de dinâmicas interativas, simulações, exercícios de observação e análise, bem como de trabalhos em grupo e apresentações orais. Estas práticas são ajustadas a diferentes cenários profissionais, permitindo desenvolver competências de adaptação da comunicação a contextos e públicos diversos.
A avaliação contínua inclui momentos escritos (trabalho e teste teórico) e orais (apresentação e defesa), possibilitando aferir tanto o domínio teórico como a capacidade de aplicação prática. Esta abordagem garante que os estudantes não apenas compreendem os conceitos, mas sabem comunicá-los de forma clara, estruturada e eficaz, de acordo com os objetivos definidos.
Adicionalmente, o feedback formativo e imediato nas aulas práticas, bem como o acompanhamento docente no desenvolvimento dos trabalhos, reforça a aprendizagem autónoma e colaborativa, essencial ao desenvolvimento das competências de comunicação interpessoal. A coerência entre metodologias, avaliação e objetivos assegura uma aprendizagem ativa, aplicada e alinhada com os desafios da intervenção profissional no século XXI.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Alves, S. (2013). Comunicação Não-verbal de Instrutores de Atividades de Grupo de Fitness. Estudo da comunicação cinésica e proxémica de instrutores com diferentes níveis de experiência profissional e em diferentes atividades de grupo. Tese de doutoramento não publicada. UTAD. Vila Real. 
Knapp, M. L., & Hall, J. A. (2007). Nonverbal Communication in Human Interaction. Wadsworth:Thomas Learning. 
Duarte, N. (2008) slide:ology: The Art and Science of Creating Great Presentations. 
Emden, J. & Becker, L. (2010). Presentation Skills for Students. Hampshire: Palgrave Macmillan. 
McKay, M.; Davis, M. & Fanning, F. (2009). Messages: The Communication Skills Book. Oakland: New Harbinger Publication. 
Pears, R. & Shields, G. (2010). Cite Them Right: The Essential Referencing Guide. Hampshire: Palgrave Macmillan. 
Thompson, N. (2011). Effective communication A Guide for the People Professions.