Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecimentos:
1) Compreender a função da atividade física como instrumento de saúde pública para a população em geral e determinadas populações especiais;
2) Conhecer as principais fontes de informação baseada em evidência que sustentam o efeito salutogénico da atividade física.
3) Conhecer as principais políticas públicas e estratégias para a promoção da atividade física;
4) Conhecer as recomendações internacionais para a atividade física para os diferentes grupos da população;
Competências:
5) Planear o desenvolvimento de projetos de promoção da atividade física ou exercício baseados em intervenções comunitárias ou no contexto laboral, dirigidos a diferentes populações, independentemente da idade e dos níveis de saúde e condição física;
6) Desenvolver competências de pesquisa de informação e avaliação crítica das evidências científicas e políticas de promoção da atividade física.
Conteúdos programáticos
1. Conceitos associados à Atividade Física (AF), Exercício, Desporto, Condição Física, Saúde Pública, Promoção da Saúde e Educação para a Saúde.
2. Introdução à Epidemiologia da AF.
3. A função da AF e do Exercício como forma de intervenção primária e secundária em Saúde Pública e sua relação com um Estilo de Vida Saudável.
4. Principais estratégias e políticas públicas para a promoção da atividade física da OMS para a Europa, e de outras organizações nacionais (ex. DGS, IPDJ) e internacionais (ex. ACSM, CSEP, NICE, NHS).
5. Plano de Ação Global para a Atividade Física 2018-2030 (OMS).
6. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
7. Recomendações internacionais para a atividade física de determinadas populações específicas.
8. Estrutura base do planeamento de projetos e programas de intervenção em AF e Saúde Pública.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Existe ampla evidência científica sobre o papel da atividade física, informal ou sistematizada, no contexto da intervenção primária e secundária em saúde pública, relativamente à diversidade de características da população-alvo e das formas de atividade física e exercício físico. Torna-se necessário compreender a multidisciplinaridade da intervenção em Saúde Pública e Atividade Física, conhecer os conceitos que lhe estão associados, conhecer as bases do planeamento e os objetivos da implementação de programas de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde, bem como as fontes de informação de suporte. Por outro lado, o conhecimento das determinantes da Saúde e dos comportamentos de Saúde implicam o levantamento de dados epidemiológicos e a compreensão sobre as técnicas que permitem o acesso aos mesmos, para uma ação mais planeada e sustentada.
Esquematiza-se seguidamente a relação entre os objetivos (O) de aprendizagem e os conteúdos (C) desta UC: O1 » C1 e C2 e C3 O2 » C1 e C2 e C3 O3 » C4 e C5 e C6 O4 » C7 O5 » C8
O6 » C2 a C7
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Sessões teóricas e teórico-práticas: exposição e discussão dos conteúdos; pesquisa e análise de artigos científicos; desenvolvimento de projeto; estudo independente; realização de trabalhos individuais e/ou de grupo.
Avaliação
É obrigatória a frequência de pelo menos 2/3 das aulas para que o aluno esteja abrangido pela avaliação contínua.
Avaliação contínua/exame final (a realizar em grupo ou individualmente):
1. PLANO DE PROJETO DE PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA alinhado com o plano de ação da OMS, e com os ODS, incluindo apresentação e teaser - conteúdo media de curta duração (trabalho em grupo) - 50%
2. PRODUÇÃO DE RECURSO EDUCATIVO associado ao projeto ou COMUNICAÇÃO NOTICIOSA que consta da elaboração de materiais que resumam o conhecimento sobre o tópico do projeto, de forma acessível (trabalho em grupo) - 25%
3. TESTE ESCRITO (individual) - 25%
NOTA FINAL = (PROJETO X 50%) + (RECURSO X 25%) + (TESTE X 25%)
Nota mínima de cada tarefa: 8 valores. Dispensa de exame: média igual ou superior a 10 valores.
Na avaliação, os alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado o seu enquadramento em termos de frequência de acordo com o enquadramento legal específico.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A utilização de métodos de ensino mais interativos, participativos e diversificados pretende garantir o desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Procura-se a aquisição de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas e de pesquisa e análise crítica.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
ACSM. ACSMs Resources for the Exercise Physiologist. 2ed. Wolters Kluwer. 2018
ACSM. ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription.12ed. Wolters Kluwer. 2025
Bouchard C, Blair SN, Haskell WL. Physical Activity and Health.2ed. Human Kinetics. 2012
Bull FC, Al-Ansari SS, Biddle S, et al. World Health Organization 2020 guidelines on physical activity and sedentary behaviour. Br J Sports Med. 2020;54(24):1451-62.
Donaldson LJ, Scally G. Essential Public Health.3ed. CRC Press. 2009
Hardman AE, Stensel DJ, Gill J. Physical Activity and Health: The Evidence Explained.3ed. Routledge. 2018
Housh TJ, Housh DJ, Johnson GO. Introduction to Exercise Science. 5ed. Routledge. 2017
Kohl HW 3rd, Craig CL, Lambert EV, et al. The pandemic of physical inactivity: global action for public health. Lancet. 2012;380(9838):294-305.
Medina-Hernández EJ. Challenges of health and well-being in the world according to SDG indicators. Cien Saude Colet. 2024;29(2):e15782022.