Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular fornece conhecimentos sobre equipamentos, metodologias e técnicas, benefícios para a saúde, planeamento de sessões, segurança e responsabilidades em atividades em contacto com a natureza. Pretende também ensinar sobre: conduzir, liderar, e motivar diferentes populações alvo para a prática de diferentes atividades em contexto natural.
Conteúdos programáticos
Compreender as atividades físicas de natureza, o seu enquadramento específico e os benefícios para a saúde que delas podem resultar Desenvolver o conhecimentos sobre como planear uma sessão, utilizar o equipamento e os materiais adequados, conhecer os constrangimentos do contexto no qual as atividades se desenvolvem, dominar estratégias e metodologias que garantam a segurança e bem-estar dos participantes e dos instrutores Liderar/conduzir uma atividade prestando um bom serviço aos clientes Saber avaliar o contexto individual para a prática da atividade física por forma a fomentar um estilo de vida ativo através da inclusão destas atividades no dia-a-dia Saber adaptar as atividades a diferentes populações-alvo Serão desenvolvidas atividades de outdoor a definir em cada início do ano letivo.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Considerando os objetivos da unidade curricular, foram definidos os conteúdos essenciais da UC que se baseiam na análise das potencialidades e recursos associados às atividades para o cumprimento destes mesmo objetivos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Foram definidas metodologias de ensino que se baseiam na análise e discussão do conhecimento científico disponível para posterior aplicação dos mesmos em situações reais de prática, visando alcançar os objetivos da unidade curricular.
Avaliação
Dada a natureza prática desta unidade curricular, os estudantes deverão participar em, pelo menos, dois terços das horas de contacto. Quer em avaliação contínua, quer em avaliação final, os estudantes deverão cumprir o seguinte: a) avaliação de conteúdo teórico (ficha escrita) sobre cada uma das atividades físicas abordadas nas aulas (individual, 25%); b) avaliação de conteúdo prático (performance/técnica) de cada uma das atividades físicas abordadas nas aulas (individual, 25%); c) avaliação de conteúdo teórico/prático (liderar/conduzir uma sessão sobre uma das atividades físicas abordadas nas aulas (individual ou em grupo, 50%, inclui o planeamento e implementação de uma sessão).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Foram definidas metodologias de ensino que se baseiam na replicação de intervenções no âmbito da promoção de estilos de vida saudáveis, que encontra correspondência nos objetivos definidos para a unidade curricular.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
ACSM. ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 11ed. LWW, 2021
Bento, T.; Mota, M.P.; Vitorino, A.; Monteiro, D.; Cid, L.; Couto, N. Age and Sex Differences in Physical Activity of Portuguese Adults and Older Adults. Healthcare. 2023, 11, 3019. https://doi.org/10.3390/healthcare11233019
Bento, T.; Romero, F.; Leitão, J. C. & Mota, M. P. (2012). Portuguese adults¿ physical activity during different periods of the year. Eur. J. Sport Sci., Volume 14, 2014 - Issue sup1, pp. S352-S360. DOI:10.1080/17461391.2012.704081
Gavin J. Lifestyle Fitness Coaching: Guiding Client Development Through Active Living. Human Kinetics, 2005
Nusselder WJ, Franco OH, Peeters A, Mackenbach JP. Living healthier for longer: comparative effects of three heart-healthy behaviors on life expectancy with and without cardiovascular disease. BMC Public Health. 2009; 9:487.
O'Doherty MG, Cairns K, O'Neill V, et al. Effect of major lifestyle risk factors. Eur J Epidemiol. 2016 May;31(5):455-68
Observações
Os alunos em situação especial serão enquadrados de acordo com o RACC em vigor.