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Métodos de Aconselhamento

Código: AFEVS5209    Sigla: MA
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2025/26 - 2S

Área de Ensino: AFEVS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS 32 DGES - R/A-CR 14/2013/AL02, de 23/01/2025 6 45 168

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,50
Teórico-Práticas: 1,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   1,50
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   1,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Conhecer os conceitos de aconselhamento, modelos teóricos, objetivos e settings de aplicação;
2. Conhecer as técnicas e processos característicos das entrevistas de aconselhamento, com enfoque na entrevista motivacional;
3. Saber construir uma visão colaborativa e dinâmica do processo de aconselhamento;
4. Compreender o aconselhamento como uma relação e como um processo de mudança;
5. Promover o desenvolvimento de um posicionamento pessoal de reflexão, avaliação e intervenção baseados no conhecimento das competências e limitações, pessoais e técnicas;
6. Promover o desenvolvimento de posturas eticamente informadas;
7. Desenvolver competências pessoais e técnicas para o estabelecimento de uma relação empática com os seus clientes;
8. Conhecer e aplicar estratégias de mudança cognitiva, discursiva, comportamental e emocional.

Conteúdos programáticos

Parte A - Enquadramento teórico do Aconselhamento:
1. Enquadramento conceptual do aconselhamento;
2. O Aconselhamento na perspetiva sistémica/ecossistémica;
3. O técnico de aconselhamento: competências e postura;
4. Aplicações práticas.
Parte B - Metodologias do Aconselhamento:
5. Processos de Avaliação;
6. A Entrevista no aconselhamento;
6.1. Questões éticas da entrevista;
6.2. Objetivos e estádios da entrevista: da avaliação à intervenção;
6.3. Tipos de entrevista: contexto, intervenientes, modalidades;
6.4. A entrevista motivacional: objetivos, estádios, técnicas e competências;
7. Técnicas/estratégias de promoção da mudança;
8. Aplicações práticas.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Parte A - Enquadramento teórico do Aconselhamento - encontra-se em articulação com os objetivos 1, 2, 3, 4 e 5 da UC. 
Parte B - Metodologias do Aconselhamento - encontra-se em articulação com os objetivos 6, 7 e 8 da UC.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As aulas teóricas são mais expositivas (apresentação e discussão dos temas), mas nas aulas teórico-práticas procura-se fazer a assimilação, transferência e aplicação do conhecimento teórico, através de estratégias mais dinâmicas (pesquisa, estudo e análise de textos; visionamento e respetiva análise de material audiovisual; análise de casos; e exercícios de role-playing)..


Avaliação

Avaliação contínua e exame, na Época Normal, exigem 2/3 (67%) de presenças, salvo alunos em situação especial.
Avaliação contínua: Trabalho de grupo (n=2) (50%), incluindo apresentação; teste escrito (30%); tarefas autónomas (20%); Inicia-se com a realização do 1.º elemento (nota mínima de 8 valores em todos); Classificação final: Média ponderada de todos elementos; Dispensa de exame final: Classificação final igual/superior a 10 na avaliação contínua; Se classificação final inferior a 10, o aluno reprovará e será admitido em Época de Recurso e Especial.
Exame Final, em Época Normal: Trabalho de pesquisa (50%), incluindo a apresentação, tarefas autónomas (20%) e teste escrito (30%); Inicia-se com a realização do teste escrito; Todos os elementos são individuais e presenciais e com classificação igual/superior a 10; Classificação final: Média ponderada de todos elementos;
Alunos que não optarem pela avaliação Época Normal (contínua e exame) ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas Épocas de Recurso e Especial. Exame contemplará uma prova escrita (40%), oral (30%) e um trabalho individual (30%); Inicia-se com a realização do teste escrito; Todos os elementos são individuais e presenciais e com classificação igual/superior a 10; Classificação final: Média ponderada dos três elementos.
Os alunos em situação especial serão avaliados com os mesmos métodos e de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades da ESDRM em vigor.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A componente mais teórica encontra-se articulada com os objetivos 1, 2, 3, 4 e 5, e a componente mais prática encontra-se articulada com os objetivos 6, 7 e 8.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- Catalão, J.A., & Penim, A.T. (2010). Ferramentas de coaching (2ª ed.). LIDEL Edições Técnicas Lda;
- Ivey, A. & Ivey, M. (2003). Intentional interviewing and Counseling: Facilitating client development in a multicultural society (5 ed.). Brooks/ColeThompson Learning;
- Markland, D., Ryan, R., Tobin, J., & Rollnick, S. (2005). Motivational Interviewing and Self-Determination Theory. Journal of Social and Clinical Psychology, 24(6), 811-831;
- Miguel, P. (2015). Coaching. As 8 lições essenciais para atletas, treinadores e outros profissionais do desporto. Publindústria;
- Miller, W. & Rollnick, S. (2002). Motivational Interviewing: Preparing People for Change. Guilford Publications;
- Ryan, R.M., & Deci, E.L. (2017). Self-Determination Theory. Basic Psychological Needs in Motivation, Development and Wellness. The Guilford Press.