Código: | AFEVS5209 | Sigla: | MA | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | AFEVS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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AFEVS | 32 | DGES - R/A-CR 14/2013/AL02, de 23/01/2025 | 2º | 6 | 45 | 168 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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1. Conhecer os conceitos de aconselhamento, modelos teóricos, objetivos e settings de aplicação;
2. Conhecer as técnicas e processos característicos das entrevistas de aconselhamento, com enfoque na entrevista motivacional;
3. Saber construir uma visão colaborativa e dinâmica do processo de aconselhamento;
4. Compreender o aconselhamento como uma relação e como um processo de mudança;
5. Promover o desenvolvimento de um posicionamento pessoal de reflexão, avaliação e intervenção baseados no conhecimento das competências e limitações, pessoais e técnicas;
6. Promover o desenvolvimento de posturas eticamente informadas;
7. Desenvolver competências pessoais e técnicas para o estabelecimento de uma relação empática com os seus clientes;
8. Conhecer e aplicar estratégias de mudança cognitiva, discursiva, comportamental e emocional.
Parte A - Enquadramento teórico do Aconselhamento:
1. Enquadramento conceptual do aconselhamento;
2. O Aconselhamento na perspetiva sistémica/ecossistémica;
3. O técnico de aconselhamento: competências e postura;
4. Aplicações práticas.
Parte B - Metodologias do Aconselhamento:
5. Processos de Avaliação;
6. A Entrevista no aconselhamento;
6.1. Questões éticas da entrevista;
6.2. Objetivos e estádios da entrevista: da avaliação à intervenção;
6.3. Tipos de entrevista: contexto, intervenientes, modalidades;
6.4. A entrevista motivacional: objetivos, estádios, técnicas e competências;
7. Técnicas/estratégias de promoção da mudança;
8. Aplicações práticas.
Parte A - Enquadramento teórico do Aconselhamento - encontra-se em articulação com os objetivos 1, 2, 3, 4 e 5 da UC.
Parte B - Metodologias do Aconselhamento - encontra-se em articulação com os objetivos 6, 7 e 8 da UC.
As aulas teóricas são mais expositivas (apresentação e discussão dos temas), mas nas aulas teórico-práticas procura-se fazer a assimilação, transferência e aplicação do conhecimento teórico, através de estratégias mais dinâmicas (pesquisa, estudo e análise de textos; visionamento e respetiva análise de material audiovisual; análise de casos; e exercícios de role-playing)..
Avaliação contínua e exame, na Época Normal, exigem 2/3 (67%) de presenças, salvo alunos em situação especial.
Avaliação contínua: Trabalho de grupo (n=2) (50%), incluindo apresentação; teste escrito (30%); tarefas autónomas (20%); Inicia-se com a realização do 1.º elemento (nota mínima de 8 valores em todos); Classificação final: Média ponderada de todos elementos; Dispensa de exame final: Classificação final igual/superior a 10 na avaliação contínua; Se classificação final inferior a 10, o aluno reprovará e será admitido em Época de Recurso e Especial.
Exame Final, em Época Normal: Trabalho de pesquisa (50%), incluindo a apresentação, tarefas autónomas (20%) e teste escrito (30%); Inicia-se com a realização do teste escrito; Todos os elementos são individuais e presenciais e com classificação igual/superior a 10; Classificação final: Média ponderada de todos elementos;
Alunos que não optarem pela avaliação Época Normal (contínua e exame) ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas Épocas de Recurso e Especial. Exame contemplará uma prova escrita (40%), oral (30%) e um trabalho individual (30%); Inicia-se com a realização do teste escrito; Todos os elementos são individuais e presenciais e com classificação igual/superior a 10; Classificação final: Média ponderada dos três elementos.
Os alunos em situação especial serão avaliados com os mesmos métodos e de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades da ESDRM em vigor.
A componente mais teórica encontra-se articulada com os objetivos 1, 2, 3, 4 e 5, e a componente mais prática encontra-se articulada com os objetivos 6, 7 e 8.