Código: | AFEVS5302 | Sigla: | GPAFD | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | AFEVS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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AFEVS | 16 | DGES - R/A-CR 14/2013/AL02, de 23/01/2025 | 3º | 4 | 45 | 112 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Os principais objetivos de aprendizagem são: (i) Reconhecer e justificar a necessidade de conceção, implementação e avaliação de Políticas públicas; (ii) Compreender e interpretar os níveis de participação na atividade física e o desempenho do desporto de elite em Portugal; (iii) Interpretar as orientações da Organização Mundial de Saúde e da União Europeia para a atividade física e desporto; (iv) Analisar e avaliar as políticas públicas de Portugal para a atividade física e desporto, a nível central, regional e local; (v) Identificar a configuração do setor nacional da atividade física e desporto, identificando o papel das partes interessadas do setor nacional da atividade física e desporto; (vi) Analisar e avaliar a ligação da atividade física e desporto com o setor social e da saúde.
Os conteúdos programáticos estão estruturados de molde a, inicialmente, dotar os estudantes dos conceitos e da visão substantiva, normativa e institucional necessários para que, num segundo momento, possam melhor compreender melhor a Governança no âmbito do binómio desporto/saúde e ter uma visão crítica, analítica e prospetiva sobre tal.
O conhecimento da base técnica das Políticas públicas para a atividade física e desporto e dos níveis de participação na atividade física e o desempenho do desporto de elite em Portugal preparam, em especial, para os objetivos A a D.
A configuração do setor nacional da atividade física e do desporto, o papel das partes interessadas do setor nacional da atividade física e desporto e a ligação da atividade física e do desporto com o setor da saúde e social concretizam, em especial, os objetivos E e F.
Metodologia de ensino: (i) disponibilização de power-points e demais documentação aplicável, previamente a cada aula, de molde a viabilizar atempadamente o estudo e a preparação dos alunos para efeitos de apreensão, discussão e esclarecimento de dúvidas em contexto de aula; (ii) Exposição teórica da matéria; (iii) Análise/debate em torno de notícias da atualidade com correspondência à matéria lecionada; (iv) Trabalhos e apresentações orais, em contexto de aula e fora dela.
O aluno será aprovado quando obtiver uma classificação igual ou superior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação abaixo indicados e uma classificação final não inferior a 10 valores.
Elementos de avaliação para cálculo de classificação final em contexto de avaliação contínua: um teste escrito e trabalhos de grupo sobre 'Governança e Desporto' e sobre 'Políticas desportivas' - 30% da nota final; um teste escrito e trabalhos de grupo sobre 'Governança e Políticas Desportivas no binómio Saúde e Desporto' - 70% da nota final. Para passar, o aluno deve obter, pelo menos, 10 valores da nota final.
Elementos de avaliação para cálculo da classificação final em contexto de exame: Exame oral, presencial - 40% da nota final; Exame escrito, presencial - 60% da nota final.
Valoriza-se a apreensão e exposição de conhecimentos através de uma postura proativa/interventiva dos alunos, quer oralmente, quer pela escrita, individual e coletivamente, fomentando a atenção e o gosto pela leitura da doutrina (mais estrutural) e de notícias e documentação pública (mais conjuntural), adaptando os conteúdos lecionados à atualidade e à visão pessoal de cada aluno, e sempre exigindo constância e atenção de cada um. Só dessa forma se obterão os conhecimentos, o espírito crítico, os valores e a visão de grupo que viabilizem, a final, a aprendizagem integral e integrada dos diferentes conteúdos..
Nada a acrescentar.