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Seminário

Código: AFEVS5306    Sigla: SEM
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2025/26 - 2S

Área de Ensino: AFEVS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS 16 DGES - R/A-CR 14/2013/AL02, de 23/01/2025 3 23 84

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 0,76
Seminários: 0,76

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 0,76
Nuno Rafael Pedro do Couto - ESD   0,75
Seminários Totais 1 0,76
Nuno Rafael Pedro do Couto - ESD   0,25
Susana Mendes Alves   0,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Rafael Pedro do Couto - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

  • Esta unidade curricular objetiva a organização de um seminário de apresentação pública dos produtos profissionais e dos trabalhos de investigação desenvolvidos ao longo do semestre, permitindo treinar as suas competências de comunicação, ao mesmo tempo que o trabalho é validado por um júri de docentes.

Conteúdos programáticos

  • 1 - Desenvolvimento e apresentação de um relatório de investigação assente nos seguintes pontos: 1. Introdução; 2. Método; 3. Resultados; 4. Discussão e; 5. Conclusão; 6. Apresentação -  A apresentação revelou um fio condutor claro, recorrendo equilibradamente a recursos visuais e textuais e utilizando eficazmente a comunicação verbal e não verbal para cativar, inspirar e influenciar a audiência.
  • 2 -   Desenvolvimento e apresentação de um produto profissional assente nos seguintes pontos: 1. Proposta de valor ; 2 . Relação com o cliente; 3. Infraestrutura; 4. Descoberta do cliente; 5. Apresentação - A apresentação revelou um fio condutor claro, recorrendo equilibradamente a recursos visuais e textuais e utilizando eficazmente a comunicação verbal e não verbal para cativar, inspirar e influenciar a audiência.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

  • Os conteúdos programáticos são a operacionalização dos objetivos definidos para a unidade curricular, nomeadamente: O ponto 1 dos conteúdos programáticos diz respeito à operacionalização do 1º objetivo definido; o ponto 2 dos conteúdos programáticos diz respeito à operacionalização do 2º objetivo definido.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

  • Nas aulas teóricas serão utilizadas metodologias de ensino expositivas (apresentação e discussão de conteúdos). Toda a informação teórica será aplicada nas aulas teórico-práticas por metodologias de ensino interativas que envolvam o treino de competências, reflexão e discussão dos trabalhos desenvolvidos.


Avaliação

  • Os alunos em avaliação contínua e em exame de época normal serão avaliados através da entrega de um relatório de investigação (25%) e a sua apresentação e defesa pública (25%); bem como a entrega de um projeto de um produto profissional inovador (25%) e a sua apresentação e defesa pública (25%). A classificação final será obtida pela média ponderada dos pontos em avaliação, reprovando quando obtida uma classificação final inferior a 10. Quando obtida uma classificação inferior a 10, os alunos serão admitidos em exame de época de recurso/especial. 
  • Exame final, recurso e especial contempla a entrega de um relatório de investigação (25%) e a sua apresentação e defesa pública (25%); bem como a entrega de um projeto de um produto profissional inovador (25%) e a sua apresentação e defesa pública (25%). A classificação final será obtida pela média ponderada dos pontos em avaliação, reprovando quando obtida uma classificação final inferior a 10.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

  • A metodologia de ensino expositiva e interativa utilizada nas aulas teórico-práticas irá permitirá aos alunos apreenderem a informação de base necessária para as aulas de aplicação, onde se privilegia as metodologias interativas, envolvendo os alunos no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, todos os objetivos de aprendizagem definidos serão alvo de um enquadramento permitindo posteriormente, nas aulas de aplicação, a apresentação das componentes definidas, fazendo-se a ligação entre a teoria e a prática.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Gravetter, F. J., & Forzano, L. B. (2012). Research Methods for the Behavioral Sciences (4th ed.). Belmont, CA: Wadsworth.
  • Judith, B. (2005). Doing your research project: a guide for first-time researchers in education, health and social science (4th ed.). London: Open University Press.
  • Thomas, J., Nelson, J., & Silverman, J (2005). Research Methods in Physical Activity (5th ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.