Código: | DCFS5104 | Sigla: | OD | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | LCFSD - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LLDCFS | 43 | DGES - R/A-EF 3309/2011/AL02, de 08/01/2025 | 1º | 4 | 37,5 | 100 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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A. Conhecer o conceito de desporto e aplicar a terminologia da gestão do desporto.
B. Compreender o desporto numa perspetiva sistémica e organizacional.
C. Compreender a organização do sistema desportivo de Portugal, em termos gerais e específicos da área profissional, bem como as relações com as organizações europeias e internacionais.
D. Conhecer a legislação do desporto e a aplicação no âmbito da área profissional.
E. Caracterizar a organização do desporto na Europa e no mundo, em especial o modelo europeu do desporto e as prioridades políticas da União Europeia.
F. Compreender o financiamento público e privado do desporto.
G. Identificar os fatores de desenvolvimento desportivo.
Módulo I Conceito e sistémica desportiva
1.1 Conceitos base do desporto, as organizações desportivas e a indústria do desporto
1.2 Organização do desporto em Portugal numa perspectiva sistémica
1.3 Orgânica e setores do desporto
Módulo II Políticas, legislação e regulamentação do desporto
2.1 O modelo europeu do desporto
2.2 Lei de bases da atividade física e do desporto
2.3 O desporto na organização política mundial e europeia
2.4 Legislação e regulamentação do desporto em Portugal
2.5 Políticas públicas desportivas em Portugal
Módulo III Financiamento e desenvolvimento desportivo
3.1 Os fatores de desenvolvimento desportivo
3.2 Participação desportiva
3.3 A situação desportiva em Portugal
3.4 Fator financiamento desportivo (público, privado: patrocínio, mecenato e crowdfunding).
Os conteúdos programáticos seguintes estão coerentes e permitem atingir os seguintes objetivos:
Conteúdos programáticos 1.1 a 3.4: Objetivo A.
Conteúdo programático 1.2 e 1.3: Objetivo B. e C.
Conteúdo programático 2.1 a 2.3: Objetivo D.
Conteúdo programático 2.3: Objetivo E.
Conteúdo programático 3.1 a 3.4: Objetivos F e G.
São utilizados os seguintes métodos:
a) Aula expositiva dialogada com aprendizagem colaborativa: neste caso a aula inicia com transmissão de conteúdo e evolui para construção coletiva por meio do debate.
b) Sala de aula invertida para aprendizagem ativa e colaborativa: a aula incentiva os estudantes a interpretar informações e produzir conhecimentos por meio da leitura, análise e discussão de artigos, relatórios, manuais, livros e páginas de internet.
c) Aprendizagem baseada em projetos (Project Based Learning): experimentação prática dos conteúdos de natureza aplicada em grupo.
d) Aprendizagem baseada em problemas (PBL): por meio da análise e discussão de situações relevantes em contexto real ou simulado os estudantes desenvolvem pensamento crítico.
Aprovação: classificação igual ou superior a 9,00 valores em cada um dos elementos de avaliação (A, B, C) e uma classificação final não inferior a 10 valores.
Avaliação contínua:
A) Prova escrita 1 x 35%;
B) Fichas práticas de atividade e apresentação x 30%;
C) Prova escrita 2 x 35%.
Após a prova escrita 1, manter-se-á em avaliação contínua apenas os estudantes com classificação igual ou superior a 9,00 valores.
Exame final
A) Prova escrita x 50%;
B) Prova oral x 50%.
Realizará a prova oral o estudante que obtenha em cada um dos outros elementos de avaliação um resultado igual ou superior a 9,00 valores.
Aos alunos em regime especial aplica-se o disposto no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências.
Todos os objetivos, do A ao G, são concretizados através da exposição interativa de conteúdos, da realização de fichas práticas de atividade, da discussão em pequenos grupos. O objetivo F será concretizado predominantemente através de pesquisa para a preparação e apresentação de trabalhos.
De Bosscher, V., De Knop, P., Van Bottenburg, M., Shibli, S., & Bingham, J. (2009). Explaining international sporting success: An international comparison of elite sport systems and policies in six countries. Sport Management Review, 12(3), 113-136.
Girginov, V. (2008). Management of Sports Development. Burlington: Elsevier.
Hoye, R., Smith, A., Nicholson, M., Stewart, B., & Westerbeek, H. (2006). Sport Management: Principles and Applications. Burlington: Elsevier.
Smith, A. (2008). Introduction to Sport Marketing. Oxford: Elsevier Ltd.
Silva, A. (2017). Crowdfunding - Clube Top, Formação de Recursos Humanos do Clube. Lisboa: IPDJ, IP.
Silva, A. (2018). O patrocínio ao desporto como ferramenta para obtenção de financiamentos: (1) Conhecer o projeto e princípios do patrocínio e (2) Seleção de potenciais patrocinadores - Clube Top, Formação de Recursos Humanos do Clube. Lisboa: IPDJ, IP.