Código: | DCFS5205 | Sigla: | FIT III | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | LCFSD - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LLDCFS | 86 | DGES - R/A-EF 3309/2011/AL02, de 08/01/2025 | 2º | 6 | 90 | 150 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
MÓDULOS: HIP HOP (HH); PILATES (PL); STRETCHING (SG).HH:1.Conhecer o Hip Hop (HH); 2. Conhecer os objetivos; 3. Saber a estrutura da aula; 4. Saber a estrutura musical; 5.Conhecer e saber aplicar as habilidades motoras; 6. Saber as metodologias; 7. Saber planear e ensinar uma aula de HH.
PL:1.Identificar a origem do Pilates Mat (PM); 2.Conhecer os objetivos, princípios; 3Identificar e aplicar metodologia de avaliação funcional; 4. Identificar, executar os exercício de PM; 5. Identificar e saber aplicar metodologia de análise cinesiológica dos exercícios de PM; 6. Dominar a técnica de execução dos exercícios, em diferentes níveis de prática e modelos de aula abordados; 7. Prescrever e aplicar o PM ajustado às necessidades de cada aluno; 8 Saber adaptar os exercícios de Pilates Mat a populações com condições clínicas específicas.
SG: 1. Conhecer os fundamentos do stretching; 2. Conhecer e saber aplicar as metodologias de treino do stretching; 3. Saber planear e intervir pedagogicamente.
HH: A. Caracterização do HH; B. Objetivos; C. Estrutura da aula, D. Estrutura musical; E. Habilidades motoras; F. Metodologia da atividade; G. Planeamento e intervenção pedagógica.
PL: A. Enquadramento histórico do Pilates; B. Objetivos, princípios, fundamentos e benefícios da técnica; C.Investigação aplicada ao âmbito do Pilates; D.Análise postural e desequilíbrios funcionais; E. Técnicas de observação postural; F. Alinhamento postural em diferentes posições; G. Respiração e ativação do core; estabilidade e mobilidade integrada; H. Exercícios de PM; I. Níveis dos exercícios de Pilates Mat; J. Estrutura da aula; K. Pequenos equipamentos no PM; L. Integração do método nas atividades de Fitness; M. Adaptação dos exercícios a populações com condição especial; N. Intervenção pedagógica.
SG: A. Caracterização do Stretching; B. Metodologia; C. Planeamento e intervenção pedagógica no Stretching.
Os Conteúdos Programáticos permitem ir ao encontro da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem descritos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre os Conteúdos Programáticos (CP) e os Objetivos de Aprendizagem (OA).
HH:
OA1 - CP A
OA2 - CP B
OA3 - CP C
OA4 - CP D
OA5 - CP E
OA6 - CP F
OA7 - CP G e consolidação dos CP anteriores
PL:
OA1; 2 ¿ CP A; B; C
OA3 - CP D; E; F; G
OA4; 5; 6 - CP H; I; J
OA6; 7; 8 - CP K; L; M; N
SG:
OA 1 - CP A
OA 2 - CP A, B
OA 3 - CP A, B, C
HH: I. Exposição conteúdos; II. Questionamento; III. Aulas práticas.; IV. Análise, discussão de situações apresentadas na aula; V. Prática pedagógica; VI. Autoanálise; VII. Avaliações; VIII. E-learning
PL: I. Exposição conteúdos; II. Questionamento; III. Exercícios práticos ;IV. Análise exercícios ;V. Prática pedagógica; VI. Trabalho individual; VII. Documentação; VIII. Avaliações; IX. E-learning
SG: I. Exposição conteúdos; II. Questionamento; III. Aulas práticas; IV. Análise de exercícios; V. Prática pedagógica; VI. Documentação; VII. Avaliações
HH: Av. Contínua -Teste teórico.(30%; mín.10v); Av.Prática (50%;mín.10v); Relatório (5%); Tarefas-aula(15%)
Exame Final -Teste Teórico (15%;mín.10 v); Oral (15%;mín. 10v); Av.Prática (70%;mín.10 v)
PL: Av. Contínua -Teste Teórico (25%;mín.10v); Av.Prática+Oral (50%;mín.10v); Ativ. aula (25%;min.10v).
HH:Forman, M. (2002). The 'Hood Comes First, Race, Space, and Place in Rap and Hip-Hop. Middletown, CT: Wesleyan University Press. Fricke, J., & Ahearn, C. (2002). Yes Yes Y'all: The Experience Music Project Oral History Of Hip-hop's First Decade. New York: Da Capo Press. Yoke, M. M., & Armbruster, C. (2019). Methods of group exercise instruction. Human Kinetics Publishers.PL:Isacowitz, R. (2006). Pilates. Champaign, Il: Human Kinetics; Pilates, Joseph H.; Miller, William J. (1945) Pilates Return to Life Through Contrology
Robison, L.; Fisher, H.; Knox, J. & Thomson, G. (2000). The Official Body Control Pilates Manual. London: Pan Macmillan.SG:American College of Sports Medicine (2021). ACSM¿s Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th Ed.). Philadelphia: Wolters Kluwer. Freitas, S. R. (2017). Treino de Força, Flexibilidade e Alongamento. In P. P. Correia, P. Mil-Homens & G. V. Mendonça (Eds.), Treino de Força. Volume 2. Avaliação, Planeamento e Aplicações, pp 129-140.
Em contexto pandémico as aulas poderão ser lecionadas em formato online.