Código: | DCFS5210 | Sigla: | ED | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | LCFSD - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LLDCFS | 89 | DGES - R/A-EF 3309/2011/AL02, de 08/01/2025 | 2º | 4 | 37,5 | 100 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
A. Compreender o método empreendedor, distinguir entre ação efetual e ação adaptativa e reconhecer a aplicação dos seus princípios e ciclos.
B. Aplicar de forma elementar alguns dos principais métodos para explorar novas ideias de negócio para satisfazer necessidades de mercado e de clientes.
C. Fundamentar uma ideia de negócio, considerandos os meios disponíveis, os princípios da ação efetual e adaptativa, o ciclo da lean startup de aprendizagem validada e o processo de descoberta do cliente.
D. Reconhecer as principais características que compõem o conceito de empreendedorismo, permitindo a construção de protótipos suceptíveis de serem testados com os clientes e parceiros, tendo em consideração os recursos disponíveis.
E. Desenvolver skills de capacidade de comunicação, adaptação, liderança e gestão de equipas para começar de imediato a executar a ideia de negócio.
1. Definição do conceito de empreendedorismo e inovação, identificação de metodologias associadas ao fenómeno empreendedor.
2. Método Empreendedor: Ação efetual, ciclo e princípios da ação efetual; Ação adaptativa, ciclo da lean startup, de aprendizagem validada e processo de descoberta do cliente.
3 - Modelo de Negócio: Definição e elementos constituintes do modelo de negócio - Business model canvas. Identificação do mercado-alvo com problema, proposta de valor, e modelo de receita, ciclo do cliente e objetivos da experiência de serviço, elementos da experiência de serviço: canais e processos de relação com o cliente. Avaliação da dimensão potencial do mercado.
4. Apresentação do Plano de Negócio: Preparação de apresentações, narrativa, design e performance, seleção e encadeamento dos argumentos, narrativa/arco dramático, roteiro da apresentação, recursos multimédia e o design da apresentação, recursos verbais e não-verbais e a performance do apresentador.
Conteúdo programático 1 e 2: Objetivo A.
Conteúdo programático 2: Objetivo B.
Conteúdo programático 2 e 3: Objetivo C.
Conteúdo programático 2 e 4: Objetivo D e E.
No contexto de DCFS:
Exposição dos conteúdos com debate.
Leitura, análise e discussão de artigos, relatórios, manuais, livros e páginas de internet.
Experimentação prática dos conteúdos de natureza aplicada em grupo.
Análise e discussão de situações relevantes em contexto real ou simulado.
Escrita reflexiva centrada nas experiências dos alunos, através da redação e produção de trabalhos.
Elaboração e defesa de um projeto empreendedor de ideia de negócio na área DCFS.
Aprovação: classificação igual ou superior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação e uma classificação final não inferior a 10 valores.
Regime de assiduidade aplica-se o disposto no Regulamento de Avaliação dos Conhecimentos e Competências (RACC).
Acesso a exame na época normal quando o estudante não tenha realizado a avaliação contínua.
Os objetivos relacionados com conhecimento de base (A e B) são predominantemente desenvolvidos através da exposição e do estudo autónomo dos estudantes e avaliados através da prova escrita e de discussão durante as revisões de projeto. Os objetivos de integração e aplicação (C, D e E) são predominantemente desenvolvidos através dos exercícios e da discussão em sala de aula das tarefas relacionadas com o projeto, e avaliados através das revisões de projeto e das apresentações do plano de negócio.
Blank, S., & Dorf, B. (2012). The Startup Owners Manual. K&S Ranch.
Ciletti, D., & Chadwick, S. (2012). Sports Entrepreneurship - Theory and Practice. West Virginia University, Fitness Information Technology.
Finch, B. (2010). Como Elaborar um Plano de Negócios. Smartbook.
Osterwalder, Alexander, & Pigneur, Yves. (2011). Business Model Generation - Inovação em Modelos de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Altas Books.
Ratten, V. (2018). Sports Innovation Management. Routledge.
Read, S., Sarasvathy, S., Dew, N., & Wiltbank, R. (2017). Effectual Entrepreneurship. Routledge.
Ries, Eric. (2012). Lean Startup. Carcavelos: PrimeBooks.
Sarkar, S. (2010). Empreendedorismo e Inovação. Escolar Editora.
Silva, A. (Ed.). (2022). Empreendedorismo e Inovação no Desporto. Quântica Editora.