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Sociologia do Desporto

Código: DCFS5303    Sigla: SD
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 65 DGES - R/A-EF 3309/2011/AL02, de 08/01/2025 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,50
Teórico-Práticas: 1,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD   1,30
Luís Gonzaga Ferreira Joaquim - ESD   0,20
Teórico-Práticas Totais 3 4,50
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD   0,60
Luís Gonzaga Ferreira Joaquim - ESD   3,90

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Consciencializar sobre a complexidade e a interdependência dos processos e fenómenos sociais do desporto na sociedade; sobre interesse e a compreensão da estrutura social e relações sociais; a análise crítica sobre o desporto na sociedade; e preparação para a cidadania ativa.
Manifesta competência em distinguir, avaliar e compreender as tendências inerentes ao fenómeno desportivo, e ao quadro social em que decorrem. Analisar os fundamentos das teorias
e métodos das ciências sociais, e compreender de melhor forma o desporto. Analisa e os comportamentos desviantes associados ao fenómeno desportivo. 

Conhece as principais tendencias sociatais, alinhadas com os Objetivos Desenvolvimento Sustentaveis.
Respeitar as relações existentes entre os factos sócio-desportivos característicos da sociedade portuguesa, no contexto europeu e mundial. Utilizar metodologias de pesquisa das ciências sociais, de forma a permitir o levantamento e diagnóstico dos factos sócio desportivos.

Conteúdos programáticos

1.Fundamentos da Sociologia e Socialização
- Introdução à Sociologia do Desporto
- Socialização e interiorização de papéis através do desporto, Desporto como Fenómeno Social
2.Identidade, Cultura e Desporto
- O desporto como reflexo e produtor de identidades culturais
- A Teoria da Identidade Social
3.Política e Prática Desportiva
- Políticas nacionais e europeias de fomento à prática desportiva.
- O desporto como ferramenta de soft power, diplomacia e propaganda
3.Género e Desporto
-Influência das normas de género na prática desportiva
-Barreiras e desigualdades de acesso
4.Saúde e Desporto
- Benefícios físicos, mentais e sociais da prática desportiva e Desafios da inatividade física e sedentarismo
5. Desporto e Juventude
- O desporto na socialização e educação de crianças e jovens
6. Desporto e Exclusão Social
- O desporto como fator de exclusão e inclusão social
- Desigualdades no acesso (género, etnia, classe, deficiência)
7. Desporto, Globalização e Economia
8. Desporto, Media

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos apresentam-se numa sequência lógica e privilegiam uma abordagem de conceitos e perspetivas (T) inerentes aos aspetos sociais. Todos os conteúdos programáticos estão em perfeita consonância com os objetivos definidos, permitindo interpretação, conhecimento e reflexão sobre a sociedade, desenvolvendo formatos de reflexão diferenciados, no sentido de encontrar respostas adequadas à complexidade das situações profissionais inseridas num determinado contexto social.
A análise e interpretação dos tópicos selecionados a partir da bibliografia recomendada e cujo trabalho de ensino-aprendizagem decorre em aulas, finalizam o cumprimento dos objectivos descritos e consubstanciam a aquisição das competências descritas.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Privilegiar a relação Professor¿Aluno, realizando aulas dinâmicas e positivas, assumindo o estudante um papel ativo e no seu processo de aprendizagem, provendo também a autonomia. As reflexões sobre as matérias são os guiões. Os diapositivos são disponibilizados de forma à preparação e reflexão dos alunos. Exposições teóricas, discussão em grupo, exercícios práticos e elaboração e realização de projeto de iniciação à investigação. 


Avaliação

Na Avaliação Contínua (AC) e no exame Final em Época Normal é obrigatório cumprir os dois terços de presenças (ver ponto 1, Art. 10° do Regulamento de Conhecimentos e Competências da ESDRM). Os alunos que optem pela Avaliação Contínua, não poderão aceder á Avaliação Final em Época Normal.

Avaliação Continua
A Avaliação Continua é composta por 4 elementos de avaliação. O Trabalho Grupo de Pesquisa-TP (escrito e discussão), sendo obrigatória por parte dos alunos a demonstração da progressão do desenvolvimento do trabalho (Avaliação intermédia do TP), e o Teste de avaliação (TA)
a)Trabalho de Pesquisa
i) Avaliação Intermédia; ii) Trabalho Escrito; iii) Apresentação
máximo 4 alunos
b) Teste de Avaliação
Individual

Considera-se que o estudante está em avaliação continua a partir da avaliação intermédia do trabalho.

As Classificações do trabalho de pesquisa (avaliação intermédia, escrito e apresentação) com valores menores ou igual a 10 valores, implicam reprovação e consequentemente acesso a exame Final em época de recurso. O teste de avaliação com classificação menos igual a 7,5 valores, implica a reprovação. A falta a um elemento de avaliação implica reprovação.

Cálculo da Avaliação Contínua = 55% Teste Escrito + 45 % Trabalho de Pesquisa [(25% trabalho escrito) + 15% (Apresentação) + 5%(apresentação intermédia).
Para a aprovação, a classificação final da avaliação contínua é obrigatoriamente superior ou igual a dez valores.

Exames
O exame é constituído por 2 elementos de avaliação. O teste de avaliação escrito e oral.
A Classificação no teste de avaliação com valores menores a 7,5 valores, implica a reprovação.
Tem acesso a oral, o estudante que no teste escrito obtiver classificação igual ou superior a 7,5 valores. A oral será realizada após a divulgação das classificações do teste escrito.

Cálculo do Exame: Teste Escrito (65%) + Oral (35%).
Para a aprovação, o resultado da classificação final em exame, é obrigatoriamente superior ou igual a 10 valores.

A avaliação para estudantes com Estatuto Especial:
Os estudantes com estatuto especial devem no início da UC, presencialmente e por email, informar a Regente da UC do Estatuto de que usufruem, deveres e obrigações, assim como condições específicas do mesmo.

A Avaliação Continua e Avaliação Final por exame é igual ao exposto acima, sendo o trabalho de pesquisa desenvolvido de forma individual.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Privilegiar a relação Professor¿Aluno, realizando aulas dinâmicas e positivas, em que os alunos têm um papel ativo no seu processo de aprendizagem. As reflexões dos alunos sobre as matérias são os guiões para desenrolar das aulas. Colocar os alunos em contacto com a realidade social. Os diapositivos de todas as aulas são disponibilizados na página da unidade curricular, antes de cada aula. Esta estratégia visa a preparação dos alunos para as aulas de modo a que a o seu papel seja ativo. Exposições teóricas, Discussão em grupo, exercícios práticos e elaboração e realização de projetos de iniciação à investigação.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Coakley, J. (2021). Sport in Society : issues and controversies ¿ 13th ed Boston : Irwin McGraw-Hill;
Coakley, J. (2021). Sociology of Sport: Growth, Diversification, and Marginalization, 1981¿2021, Kinesiology Review, 10(3), 292-300.
Dart, J. (2014). Sports review: A content analysis of the InternationalReview for the Sociology of Sport, the Journal of Sport and SocialIssues and the Sociology of Sport Journal across 25 years. International Review for the Sociology of Sport, 49(6), 645¿668. https://doi.org/10.1177/101269021246573
Eurobarometer on sport and physical activity
Pike, E.C.J. (Ed.) (2021). Research handbook on sports and society. Edward Elgar Publishing
Plataforma do Conhecimento | APPDI - Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão
https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/temas/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/os-17-ods