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Química Ambiental

Código: EATN04    Sigla: QA
Área Científica: Ciências do Ambiente

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEATN 20 Despacho nº 5883/2023 5
Despacho nº 8075/2016 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LEATN-1

Ensino Teórico: 8,00
Teórico-Práticas: 8,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00
Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Patrícia Isabel Antunes Henriques - ESA   2,00
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Patrícia Isabel Antunes Henriques - ESA   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Margarida da Costa Ferreira Correia de Oliveira - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aprofundar e consolidar conhecimentos em química geral.

Conteúdos programáticos

Teo¿rica
1. Estrutura Atómica e Tabela Peródica. 2.Ligação Química. 3.Compostos de Coordenação. 4.Água e soluções aquosas. 5. Introdução à Termoquímica. 6.Cinética Química. 7.Equilíbrio Químico. 8.Reações Ácido-Base. 9.Reações de Precipitação. 10.Química dos colóides. 11. Reações de oxirredução.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Pretende-se rever e aprofundar os conceitos de química geral, de modo a que o estudante compreenda os fenómenos químicos que ocorrem nos diversos compartimentos ambientais (solo, ar e água).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Ensino teórico, tutorial presencial e laboratorial.
Regime de Avaliação:
É condição de admissão a exame final estar inscrito na unidade curricular.
-Dispensas parciais:
Componente teórica: 2 testes escritos (TE), com inscrição obrigatória na plataforma LMS, 
TE=média dos testes escritos maior ou igual 10. 
Componente Laboratorial: 4 Relatórios/Fichas de trabalho (TL) relativos à componente prática; 
TL=média dos relatórios/fichas maior ou igual 10. 
A classificação final sé calculada através da seguinte fórmula: 0,70 TE+0,30 TL.

Todas as avaliações deverão ter classificação maior ou igual 8 valores.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular


- Exame final: 1 prova escrita (PE)  + 1 prova laboratorial (PL) 
A classificação final é calculada através da seguinte fórmula: 0,70 TE+0,30 PL.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Atkins, P.& Beran, J. (1992). General Chemistry. (2nd ed.). Scientific American Books, 922 pp.
Boikess, R. (2009). How to Solve General Chemistry Problems. (8th ed.). Prentice Hall, 325 pp.
Chang, R.& Goldsby, K. A. (2013). Química. (11ª ed.). Lisboa: McGraw-Hill, 1085 pp.
Weiss, G. S., Greco, T. G & Rickard, L. H. (2014). Experiments in General Chemistry (9th ed.). Harlow : Pearson, 328.

Observações