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Gestão e Conservação dos Recursos Naturais

Código: EATN14    Sigla: GCRN
Área Científica: Ciências do Ambiente

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEATN 9 Despacho nº 5883/2023 5
Despacho nº 8075/2016 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LEATN-2

Teórico-Práticas: 8,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Ana Isabel da Silva Mendes - ESA   0,67
João Manuel Rodrigues de Oliveira - ESA   3,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Manuel Rodrigues de Oliveira - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição, aplicação e integração de conhecimentos, desenvolvimento de capacidades, competências e experimentação ao nível da biodiversidade, conservação e utilização sustentável dos recursos naturais, do desenvolvimento sustentável, e do desenvolvimento de políticas de ambiente.

Conteúdos programáticos

1. Elementos sobre a bio-ecologia de algumas espécies da fauna e flora de Portugal. 2. Biodiversidade, Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável: Habitats e espécies ameaçadas. Estatuto de ameaça do IUCN. Estatuto de protecção de algumas espécies em Portugal. Habitats CORINE e Rede Natura 2000. Conservação in situ e ex situ de populações animais e vegetais. 3. Áreas Protegidas: importância ambiental, económica e social. Planos de Ordenamento de Áreas Protegidas. 4. Políticas de Conservação da Natureza no Quadro das Nações Unidas, da União Europeia, e a nível Nacional.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos desta UC pretendem fazer uma abordagem estruturada, rigorosa e atual sobre os principais aspetos da gestão e conservação dos recursos naturais bióticos. Igualmente, através da análise dos problemas e dos desafios da gestão sustentável dos recursos naturais associados às atividades humanas, esta UC pretende dotar os alunos das competências necessárias para fomentar ações de mitigação dos impactos ambientais negativos e potenciação dos impactos ambientais positivos.


Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As aulas terão um cariz predominantemente teórico-prático, onde associado à transmissão de conhecimentos serão elaborados trabalhos de natureza mais prática com acompanhamento tutorial.




Avaliação

Avaliação contínua: 2 provas escritas (PE1 e PE2) e 1 trabalho de pesquisa em grupo (TPG), com apresentação oral.

Condições para dispensa total: 70 % [(PE1 + PE2) / 2] + 30 % (TPG); o resultado terá de ser >= 9,5 valores. Em cada uma das provas escritas (PE) a classificação terá de ser >= 8,0 valores e no TPG >= 10,0 valores.

Exame final: prova escrita cuja aprovação requer uma classificação >= 9,5 valores.

Avaliação do exame final: Para estudantes que vão diretamente a exame, ou que não obtiveram aprovação na avaliação contínua = 100 % prova escrita.

Nota: A indicação pelos estudantes dos grupos e temas do TPG é efetuada no Moodle, em prazo a definir. As provas escritas poderão ser realizadas no Moodle, podendo ser exigida uma pré-inscrição na área da unidade curricular até 36 horas antes da respetiva realização. Em qualquer caso, o incumprimento de prazos estabelecidos impede a realização da respetiva atividade avaliativa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Tendo em conta os objectivos propostos para esta UC, a metodologia de ensino aplicada irá permitir, através da exposição das temáticas abordadas, que os alunos adquiram conhecimentos sobre a caraterização, gestão e conservação dos recursos naturais. De igual forma, esta UC pretende valorizar o desenvolvimento de capacidades de comunicação (oral e escrita) e trabalho em equipa através da elaboração de trabalhos de grupo.

Prevê-se que os estudantes realizem e desenvolvam o seu trabalho autónomo dedicando :
- 45 horas ao estudo para prova de avaliação;
- 15 horas para a elaboração de trabalho de grupo;
- 5 horas à preparação da apresentação oral do trabalho de grupo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Cabral M.J. et al. (Eds.), 2008. Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. 3ª edição. I.C. N./Assírio & Alvim. Lisboa.

Capelo, J. & Aguiar, C.,2021. A Vegetação de Portugal. Ed. Lisboa Capital Verde Europeia 2020, vol. 4. Lisboa.
Carapeto, A., Pereira, P., Porto, M., 2021. Guia da Flora de Portugal Continental. Ed. Lisboa Capital Verde Europeia 2020, vol.6. Lisboa.
Carapeto A., Francisco A., Pereira P, Porto M. (eds.), 2020. Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental. Ed. Lisboa Capital Verde Europeia 2020, vol. 7. Lisboa.
Ferrão, J. E.,2020. As Plantas e a Alimentação Mundial. Edição Fundação Francisco Manuel dos Santos e do autor.
Henriques P.C.,2007. a, b, c das áreas protegidas de Portugal Continental. I.C.N.B. Lisboa.
Perlman D.L. & Adelson G.,1997. Biodiversity: Exploring Values and Priorities in Conservation. Blackwell Science.
Reynolds J.D. et al. (Eds.), 2001. Conservation of Exploited Species. Cambridge University Press.