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Agricultura Biológica

Código: EATN29    Sigla: AGRB
Área Científica: Agricultura, Silvicultura e Pescas

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEATN 16 Despacho nº 5883/2023 5
Despacho nº 8075/2016 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LEATN-3

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Artur José Guerra Amaral - ESA   0,50
Elsa de Jesus Centeio Valério - ESA   1,90
Maria do Céu Godinho - ESA   1,30
Paulo Reis Branco Pardal - ESA   0,30

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Elsa de Jesus Centeio Valério - ESA Responsável
Elsa de Jesus Centeio Valério - ESA Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição de conhecimentos, aptidões e competências no âmbito da agricultura biológica, de forma a que os estudantes desempenhem funções no âmbito de empresas e instituições ligadas ao sector. A aquisição destes conhecimentos e competências 

será feito através da exposição de matérias, desenvolvimento de trabalhos de aplicação, seleção e organização da informação disponível, participação e organização de seminários, prática na utilização adequada da linguagem técnico científica e, sempre que possível, visitas de estudo a empresas em modo de produção biológico.

Conteúdos programáticos

Conceitos, princípios e objetivos da agricultura biológica (AB). Importância económica. Normas e regulamentação. Técnicas 

culturais adaptadas ao MPB. A criação da biodiversidade cultural: rotação, sucessão e associação de culturas. O solo e a 
nutrição das plantas. A fertilização orgânica e a poluição. Proteção das plantas em agricultura biológica. Combate a 
pragas e doenças. O papel da luta biológica. O tratamento biológico e a limitação natural. Luta microbiológica. Vantagens e dificuldades da luta biológica. Principais grupos de auxiliares: artrópodes, nemátodes, microrganismos, vírus e vertebrados. Alimentação e maneio dos animais em MPB. O combate a parasitas e doenças dos animais. Realização de trabalho prático.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos da unidade curricular foram definidos no sentido de serem abordados os princípios do modo de 

produção biológico, a regulação do seu funcionamento, a importância económica e evolução dos mercados, os principais 
aspectos tecnológicos, com especial destaque para o solo e combate aos inimigos naturais das plantas e/ou animais. Pretende-se que os estudantes adquiram capacidades e competências no sentido de analisarem a realidade e procurarem soluções para a resolução de problemas das empresas em modo de produção biológico ou ligadas ao setor.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As aulas serão desenvolvidas em sessões teórico-práticas, práticas laboratoriais, seminários e elaboração de trabalho prático. 


Avaliação

Avaliação contínua: 1 prova escrita (PE) e 1 trabalho prático com pesquisa escrito em grupo (TPG), com apresentação.
Condições para dispensa total: [30 % (PE) / 2] + 70 % (TPG); o resultado terá de ser >= 10 valores e na prova escrita (PE) a classificação terá de ser >= 10 valores e o TPG >= 10 valores.
Exame final: prova escrita cuja aprovação requer uma classificação >= 10 valores.
Avaliação do exame final: Para estudantes que vão diretamente a exame = 100 % prova escrita. Estudantes que não obtiveram aprovação na avaliação contínua = 30 % prova escrita + 70 % TPG. Neste caso, a classificação obtida na prova escrita terá de ser >= 10 valores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As aulas teórico-práticas serão expositivas e demonstrativas dos conceitos e conhecimentos tecnológicos. Serão apresentados 

e discutidos, simultaneamente, estudos de casos que relevem a contextualização da tecnologia no âmbito das empresas em 
modo de produção biológico. As tarefas de aprendizagem independente e de grupo permitirão que o estudante possa testar a 
sua capacidade autónoma de estudo de casos e de compreensão do modo de funcionamento deste tipo de empresas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- Ferreira, J. (2012). Guia de factores de produção para a agricultura biológica 2012/2013. 1ª ed. Agrosanus.
- Ferreira, J. (2009). As bases da Agricultura Biológica Tomo I. Produção Vegetal. Edição Edibio. 540p.
- Silguy, C. (2004). Introdução à agricultura biológica. Fundamentos e realidades. Publicações Europa-América (ed.) Mem Martins.
- Fossel, P.V. (2007). Organing farming: everything you need to know. Kindle Edition. Voyageur Press. 160p.
- Hansen, A. L. (2010) The organing farming manual: a comprehensive guide to starting and running a certified organic farm. Storey Plublishing, LLC. 437p.
- www.dgadr.pt